Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: turnip

    Quando refere "fornecimento de energia" é vender energia ou autoconsumo?


    Ambos!

    Só vale a pena painéis solares se se preocupar pelo meio ambiente e estiver disposto a desembolsar dinheiro do seu bolso para uma causa comum.
  2.  # 2

    Colocado por: LuisPereira

    Ambos!

    Só vale a pena painéis solares se se preocupar pelo meio ambiente e estiver disposto a desembolsar dinheiro do seu bolso para uma causa comum.


    Não concordo em nada com o que diz. E tenho provas reais que o que diz não está correcto.
    E digo mais, para o investimento envolvido, em nenhuma parte do mundo uma aplicação financeira lhe dá o retorno que o investimento em painéis solares para autoconsumo lhe dão.

    Tenho 1000w em autoconsumo, investi 1380€ em duas fases (500w e 750€ em Fevereiro de 2016 e 500w e 630€ em Fevereiro de 2017).

    Contas rápidas,
    Os primeiros 500w tiveram uma geração liquida de 155,75€ nos primeiros 12 meses.
    Com o meu perfil de consumo, os 1000w que agora tenho irão gerar 267€/ano em poupança liquida.
    Em 4 anos e meio tenho todo o investimento amortizado.

    Os 267€/ano dão uma poupança média mensal de 22,25€, o que numa factura média mensal de 150€ dá uma poupança de 15%.

    Notas:
    - Com os 1000w instalados só estou a entregar à EDP 4,7% da produção o que é muito bom e significa que o sistema está bem dimensionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC, josimbio, Capuchinha
    • argo
    • 24 junho 2017

     # 3

    Uma pergunta técnica idiota: O que acontece quando o disjuntor geral por alguma razão disparar e os paineis continuarem a produzir e o consumo não for suficiente?
    • espt
    • 24 junho 2017

     # 4

    Se o disjuntor geral disparar os painéis dão zero energia para a casa.
    • argo
    • 24 junho 2017

     # 5

    OK, e porquê? O microinversor tem alguma segurança?
    • espt
    • 24 junho 2017 editado

     # 6

    Sim. Porque se assim não fosse você ia colocar energia na rede pública com todas as consequências que daí surgiriam
  3.  # 7

    Colocado por: esptSe o disjuntor geral disparar os painéis dão zero energia para a casa.


    alguém confirma ?!

    tenho ideia do contrário,
    isto é :
    imaginemos que "falta a luz" da rede/EDP, está um belo dia de sol, os painéis irão continuar a dar electricidade a "rede eléctrica interna" da casa.

    acho eu...
    •  
      aacc
    • 25 junho 2017 editado

     # 8

    Confirmo, está correcto.

    Colocado por: esptSe o disjuntor geral disparar os painéis dão zero energia para a casa.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
    • turnip
    • 25 junho 2017 editado

     # 9

    Colocado por: skypt

    alguém confirma ?!

    tenho ideia do contrário,
    isto é :
    imaginemos que "falta a luz" da rede/EDP, está um belo dia de sol, os painéis irão continuar a dar electricidade a "rede eléctrica interna" da casa.

    acho eu...


    Os inversores de autoconsumo ligado a edp necessitam do retorno da Edp, ou seja, o neutro, para funcionarem...mesmo num belo dia de sol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  4.  # 10

    ok PPL
    (já aprendi algo :-) )

    .. mas então isso é "contra producente" :-(

    e o conversor, "rearmamento" sozinho, com o fecho do circuito ?

    ... será passível "simular" um neutro ?

    é certo que é raro faltar a luz, mas...
    ... para que estar depende quando tenho alguma capacidade de sustentação ;-) ?!
  5.  # 11

    Colocado por: skyptok PPL
    (já aprendi algo :-) )

    .. mas então isso é "contra producente" :-(

    e o conversor, "rearmamento" sozinho, com o fecho do circuito ?

    ... será passível "simular" um neutro ?

    é certo que é raro faltar a luz, mas...
    ... para que estar depende quando tenho alguma capacidade de sustentação ;-) ?!


    Há uns inversores hibridos que funcionam em ilha e ligados à rede...deverá ser o que pretende...mas são mais caros que os "normais"
  6.  # 12

    Colocado por: skyptok PPL
    (já aprendi algo :-) )

    .. mas então isso é "contra producente" :-(

    e o conversor, "rearmamento" sozinho, com o fecho do circuito ?

    ... será passível "simular" um neutro ?

    é certo que é raro faltar a luz, mas...
    ... para que estar depende quando tenho alguma capacidade de sustentação ;-) ?!


    Criar um neutro é possivel,se tiver uma ligaçao a terra muito boa,e feito por que saiba...a diferença de potencial entre fase e esse neutro deverá andar entre os 218 e os 230 Volts
  7.  # 13

    Tenho 1000w em autoconsumo, investi 1380€ em duas fases (500w e 750€ em Fevereiro de 2016 e 500w e 630€ em Fevereiro de 2017).

    Contas rápidas,
    Os primeiros 500w tiveram uma geração liquida de 155,75€ nos primeiros 12 meses.
    Com o meu perfil de consumo, os 1000w que agora tenho irão gerar 267€/ano em poupança liquida.
    Em 4 anos e meio tenho todo o investimento amortizado.


    1 - Comprou o seu sistema pela EDP ou por terceiros? E, se me permite, o dimensionamento foi calculado por si ou teve apoio por parte do fornecedor?

    2 - Posso depreender que os painéis fotovoltaicos são uma melhor opção para quem tenha consumos elevados durante o dia, dado que é aí que se gera mais energia?

    Sou nova aqui no fórum e tenho lido artigos sobre este assunto, mas tenho notado mudanças nos artigos de ano para ano (inclusivamente de valores de produção).
    Obrigada.
  8.  # 14

    Colocado por: josimbio

    1 - Comprou o seu sistema pela EDP ou por terceiros? E, se me permite, o dimensionamento foi calculado por si ou teve apoio por parte do fornecedor?

    2 - Posso depreender que os painéis fotovoltaicos são uma melhor opção para quem tenha consumos elevados durante o dia, dado que é aí que se gera mais energia?

    Sou nova aqui no fórum e tenho lido artigos sobre este assunto, mas tenho notado mudanças nos artigos de ano para ano (inclusivamente de valores de produção).
    Obrigada.


    1
    - Comprei em casas de especialidade e fiz a montagem (essas casas também montam, aproximando os preços dos comercializados pela EDP)
    - O dimensionamento foi feito por mim com base nas leituras do engage efergy hub que adquiri antes de investir no fotovoltaico para autoconsumo

    2
    - Sim, os consumos durante o dia serão compensados...por exemplo, aproveito o pico de produção para colocar a bomba da piscina a funcionas 3,5h/dia...
  9.  # 15

    verde -> consumo da casa na fase preta
    laranja -> produção dos painéis injectada na fase preta

    Nota: Tenho instalação trifásica por causa da electrobomba de furo, mas só tenho injecção de autoconsumo na fase preta
    Concordam com este comentário: Andrefpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
      aa.png
  10.  # 16

    Boa tarde meus senhores.
    Para vir aqui é óbvio que sou verdinho nisto sobre solar mas...não aprender seria burrice.
    Aqui vai a minha questão:
    Comprei 2 painéis solares a EDP de 250w - 12 cada e debitam a corrente na rede.
    Com o edp redy reparo que mando algum excedente para a rede.

    O que pretendo?

    Ligar painéis solares a um controlador. Esse controlador ligar a bateria. A bateria ligar ao inversor da EDP. Inversor da EDP ligar na rede.
    ( Em suma quero manter a bateria carregada e o excedente entrar na rede q alimenta a casa e anoite ir a bateria buscar corrente até esgotar)

    É possível? Quem me pode ajudar nas contas?

    Abraço e até já
  11.  # 17

    com 2 paineis? e queres uma bateria, li bem?
  12.  # 18

    Com dois painéis pouco lhe sobra na produção.
    Ponha aí uma captura de imagem da aplicação edp redy
    Onde tem
    Consumido
    Produzido
    E % de autoconsumo
  13.  # 19

    deixo a reportagem, pois tambem ando a pensar colocar uns paineis solares ...

    https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2019-11-20-Compensa-comprar-paineis-solares-
  14.  # 20

    1-A EDP Comercial instalou em 2018 um painel solar na minha habitação. De referir desde logo a enorme discrepância entre os valores que simulam ao vender e a realidade medida. Com o painel a minha conta apenas subiu. Refira-se que a instalação foi feita conforme a EDP desejava, não tendo sido dada nenhuma indicação sobre proteções e/ou afins. Não menos importante será o preço de mercado dos sistemas da EDP e os da concorrência.
    2-Em Maio deste ano, uma avaria na caixa da EDP exterior (ausência de neutro), incendiou-me alguns equipamentos, sem que nenhuma das proteções disparasse. A EDP distribuição reparou a situação e assumiu todos os equipamentos, sem problemas, com exceção do painel solar (que nunca chegou a verificar), alegando que o mesmo deveria estar protegido.
    3-A DGEG, informa no despacho 30/2018 o seguinte:
    Assim, como forma de minimizar os impactos negativos verificados, e até à publicação de “Guia da produção independente”, que decorre da Portaria n.° 596/2010, de 30 de julho, regulamento onde se devem clarificar as regras aplicáveis às proteções deste tipo de instalações de produção, determina-se:
    3.1. Manter a dispensa da aplicação da proteção homopolar para as instalações de UPP ou UPAC de potência igual ou inferior a 250 kW, dotadas de inversores AC/DC com as proteções exigidas para a inclusão na lista de equipamento publicado no site da DGEG
    3.2. Manter a dispensa da aplicação da proteções de interligação para as instalações de UPP ou UPAC de potência igual ou inferior a 250 kW, dotadas de inversores AC/DC com as proteções exigidas para a inclusão na lista de equipamento publicado no site da DGEG.
    4-Mais estranho quando referem que a instalação solar deveria estar provida de uma proteção. Tendo a mesma sido instalada pela EDP, estamos perante uma falha grave, já que por um lado nunca fui alertado para o facto, por outro não existe nada inscrito na publicidade ás mesmas, e pior ainda a falta da mesma poderá por em risco bens e vidas. Penso que esta situação deverá ser partilhada com futuros clientes. Sim porque o Painel é EDP.
    5.Uma vez mais se vê uma resposta sem nexo e evasiva da parte da EDP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, Mnel
 
0.0234 seg. NEW