Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Quero construir uma casa terrea, na regiao de braga com cerca de 160m2 e de arquitectura moderna.
    Para começar gostraria que me indicassem aspectos a ter em conta em relaçao à escolha do Arquitecto e umas luzes sobre o custo do projecto.
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2008

     # 2

    Luzes potentíssimas aqui: https://forumdacasa.com/discussion/146/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/

    Lendo tudo fica a saber o que pergunta e muito mais.
  2.  # 3

    A página mencionada tem imensa informação sobre o assunto. Vai ficar um pouco confuso mas é mesmo assim.
    Definitivamente escolha um arquitecto!!!
    A sua escolha deve cair sobre alguém em quem confie, às vezes a sinceridade percebe-se à primeira.
    Aconselho a escolher um arquitecto que já executou alguns trabalhos com que se identifica. Peça para ver trabalhos.

    Espero ajudar
    • FLR
    • 11 fevereiro 2008

     # 4

    Por acaso, não concordo totalmente.

    É verdade que a maioria dos arquitectos desenvolve uma coisa chamada "estilo próprio". Isso pode transformar-se numa "assinatura" que as pessoas valorizam e querem (ver os 50 mil imitadores do souto moura), ou numa forma de fazer projectos tipo "linha de montagem", em que saem sempre coisas parecidas, e que, a certa altura, cansam.

    Exemplo disso é a corrente ideia que as pessoas têm na cabeça sobre "estilos": ou é rústico, tradicional, à antiga portuguesa, com alumínio a imitar madeira, betão a fingir que é pedra, pvc a imitar cobre, e sai uma pessegada que se vê logo que não é genuíno; ou então, é estilo "moderno", paredes brancas, coberturas planas, grandes áreas de vidro, etc.

    Ora, a verdade é que isso já cansa. Parece que não há mais nada. Com isto quero dizer que uma das partes interessantes da profissão, é poder "inventar" em cada trabalho, procurar em cada projecto um caminho diferente do anterior. É mais difícil, mas farta menos. Ou seja, em vez de um "estilo" sempre parecido, um projecto mais sensível ao terreno, ao cliente, à luz, ao orçamento (!), aos materiais, etc.

    Desta maneira, o arquitecto que não seja excessivamente orgulhoso pode "apagar" as marcas da sua autoria, e criar um projecto muito mais integrado, daqueles que, com o passar dos anos, parece que sempre ali esteve... independentemente de ser assumidamente moderno, coisa que hoje é inevitável. Não existe arquitectura "antiga", porque estamos a fazê-la hoje, quer queiramos, quer não.

    Bem, já chega de inventar: concordo com a questão da serenidade e da confiança, mas não diria para ver trabalhos com os quais se identifique: diria antes para escolher um arquitecto que lhe mostre trabalhos próprios, bons, e muito diferentes uns dos outros.
  3.  # 5

    Não me quero alongar muito!!
    Só quero dizer que o arquitecto vive dos clientes, e nem todos os projectos podem ser de referência.
    Acho mais importante existir uma boa harmonia entre cliente, arq e projecto.
    Para mim o cliente deve ficar perfeitamente satisfeito com a casa em que vai passar uns aninhos.
    • FLR
    • 11 fevereiro 2008

     # 6

    Foi isso que eu quis dizer. E um projecto diferente, que parece pertencer mais ao sítio e menos à cabeça iluminada do arquitecto, não é necessariamente de referência. É simplesmente empenhado, talvez modesto nas "manias", mas também assumido. Tem um conceito forte, baseado em questões anteriores à imagem e ao "estilo".

    O arquitecto vive dos clientes, e por isso é que não deve fazer sempre a mesma coisa. Estamos de acordo, portanto.
  4.  # 7

    Obrigadoa todos. Sinceramente estou confuso pois consultei dois arquitectos aqui da zona e ambos pedem cerca de 6000 euros por um projecto, o que acho bastante caro e temo até estar a ser ingénuo. Ambos ja incluem expeciacidades mas sem acompanhamento da obra. Ambos me transmitem confiança. haha! mas 6000 euros...
    • FLR
    • 12 fevereiro 2008

     # 8

    Não é obrigado a ficar pela zona... e não exclua, sob hipótese alguma, o acompanhamento de obra. É essencial.
  5.  # 9

    Para 160m2, Por 4500€ + IVA, se o processo for uma situação habitual, tratava-lhe de tudo, incluindo projecto de execução...
    a somar, mais 150€/ mês para acompanhamento da obra.

    Infelizmente, ou felizmente tenho bastante trabalho e estou um pouco longe...

    Cumprimentos
  6.  # 10

    É essencial ter a ajuda de um arquitecto, quando se pensa em construir a casa dos nossos sonhos. E mesmo assim, quando moramos nela, aparecem sempre meia dúzia de pormenores que, se pudessemos, os mudaríamos. Vivo numa casa moderna, estilo minimalista (muito vidro, com pedra á mistura...) em Guimarães, e foi projectada com a ajuda de um arquitecto, amigo do meu marido. Tivemos uma relação excepcional, acompanhou a obra, e apesar de haver muitos pormenores que já tinha pré-definidos, ele sugeria outros que, sinceramente, fizeram toda a diferença: tenho duas paredes de pedra que vêm do exterior para o interior da casa e graças a ele o remate do soalho com a pedra ficou 1 sonho; toda a casa tem tecto falso, desenhado por ele , com pormenores que se enquadram muito bem, entre outros detalhes interessantes...
    Por isso, aconselho vivamente a procurar um -veja obras projectadas por ele e quanto ao orçamento dos € 6.000,00 não está fora de preço. Já paguei sensivelmente essa quantia há 3 anos por 1 casa térrea, com cave -1.700m2 de terreno e 650 m2 de construção.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2008

     # 11

    Não se enganou com os 650m2?! Isso de certeza que é uma "casa"? Não será uma mansão ou um pequeno hotel? :P

    Se for mesmo assim, 6.000€ por 650m2 de construção é um pouco diferente de 6.000€ por 160m2... ;)
 
0.0137 seg. NEW