Iniciar sessão ou registar-se
    • bryno
    • 26 abril 2016 editado

# 1

Boa tarde, este assunto não tem nada haver mas preciso de sugestões, aqui a uns dias recebi uma carta da segurança social desloquei me lá e disseram que tinha recebido dinheiro a mais do fumdo desemprego e que tinha que pagar 150euros . Hoje recebi uma carta da seguranca social a dizer que tinha 30 dias para pagar 1180euros, caiu me tudo,a traz diz as datas mas nessas datas ja nao recebi nadinha da seguranca social e o mais estranho é que nem na carta vem mencionado os 680euros esse sim foi pago em fevereiro e era desse o valor que tinha que pagar os 150euros, mas depois disso nao recebi nada tenho as provas dos extratos do banco... ja aconteceu a alguém? Que faço agora?
  1.  # 2

Desloca se a um balcao da Segurança Social,com calma
  2.  # 3

O que deve fazer é deslocar-se à segurança social da sua área de residência e expor a situação (pode levar os extratos para mostrar). Lá, melhor do que em qualquer lugar, saberão dizer-lhe o que se passa. Espero que isso seja apenas um erro pois isso essa quantia é bastante alta.
  3.  # 4

não sei se dá para receber o fundo de desemprego sem ser por transferência bancária, mas se o recebia desta forma o extracto da conta dá para confrontar a segurança social com a situação.

por outro lado, sei por experiência própria que a comunicação entre a segurança social e a segurança social (sim a comunicação interna) deixa muito a desejar. já aconteceu com a minha esposa estar a receber o subsidio de desemprego e ao recomeçar a trabalhar continuar a receber o subsidio de desemprego por mais uns tempos. Claro que achamos aquilo tão estranho, que nem mexemos nesse dinheiro, foi para uma conta a prazo, porque já desconfiávamos que a segurança social ia pedi-lo de volta. no entanto o que não falta é histórias semelhantes de pessoas que gastaram o dinheiro todo e depois ficaram aflitas para o devolver. Espero que não seja a situação.
  4.  # 5

Não retirando culpas à SS pelas cagadas que fazem (e não são poucas), estou farta de apanhar no serviço pessoas que receberam indevidamente da SS e agora vêm chorar a dizer que gastaram o €€€ todo e não têm como pagar.

Mas será que as pessoas não vêm que o que estão a receber muitas vezes não corresponde com a situação em que se encontram e que se calhar aquele dinheiro não lhes é devido?

Onde mais encontro essa situação é no caso das parentalidades, mas essa do subs. de desemprego é outro exemplo. Fogo, será que uma pessoa com 2 dedos de testa não consegue ver que se está empregada não deveria estar a receber da SS o dito cujo?

Mas a resposta é sempre a mesma : pois, não sabia, pensava que era assim mesmo (sim, pensava que era normalíssimo estar p.e empregada há meses a receber o subs. desemprego). Agora já não tenho o dinheiro. E agora, como faço? Dá para pagar às prestações?"
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 6

Colocado por: TyrandeFogo, será que uma pessoa com 2 dedos de testa não consegue ver que se está empregada não deveria estar a receber da SS o dito cujo?
    Como a Seg Social começa a pagar o subsídio de desemprego com alguns meses de atraso, é natural que também deixe de o fazer alguns meses depois de ser devido...
    Por isso, sim. PODE haver quem não se aperceba, por a acumulação de alguns meses (de vencimento + subsídio de desemprego) ser "normal".
  6.  # 7

Colocado por: Luis K. W.Como a Seg Social começa a pagar o subsídio de desemprego com alguns meses de atraso, é natural que também deixe de o fazer alguns meses depois de ser devido...
    Por isso, sim. PODE haver quem não se aperceba, por a acumulação de alguns meses (de vencimento + subsídio de desemprego) ser "normal".

é verdade que a seg. social começa a pagar o subsídio com atraso, mas tb é verdade que no primeiro pagamento paga todos os que estão em atraso, pelo menos nos casos que tive conheciento.. Nunca tive conhecimento de um caso como estás a contar.

No entanto ainda não percebi se estamos perante uma situação destas ou de outra coisa.

Lembrei-me agora de uma coisa, que aconteceu com a minha mulher. No tempo das vacas gordas quando todas as crianças recebiam abono, a minha mulher fez o pedido e registou o NIB da conta da filhota. Passado uns anos, quando ficou desempregada, vai um mes, vai dois, vai tres e nada de subsidio de desemprego. Quando fomos a ver o dinheiro estava na conta da filhota.

Pode ser um caso parecido, a seg. social diz que pagou, mas o bryno diz que não o recebeu. Será que o NIB que está registado na seg.social não é de uma conta que deixou de ser utilizada. Muitas vezes as pessoas deixam fica a conta a zeros e nunca mais se ralam, nem chegam a fecha-la. Pode ser a situação.
  7.  # 8

Colocado por: TyrandeNão retirando culpas à SS pelas cagadas que fazem (e não são poucas), estou farta de apanhar no serviço pessoas que receberam indevidamente da SS e agora vêm chorar a dizer que gastaram o €€€ todo e não têm como pagar.

Mas será que as pessoas não vêm que o que estão a receber muitas vezes não corresponde com a situação em que se encontram e que se calhar aquele dinheiro não lhes é devido?

Onde mais encontro essa situação é no caso das parentalidades, mas essa do subs. de desemprego é outro exemplo. Fogo, será que uma pessoa com 2 dedos de testa não consegue ver que se está empregada não deveria estar a receber da SS o dito cujo?

Mas a resposta é sempre a mesma : pois, não sabia, pensava que era assim mesmo (sim, pensava que era normalíssimo estar p.e empregada há meses a receber o subs. desemprego). Agora já não tenho o dinheiro. E agora, como faço? Dá para pagar às prestações?"
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

Pode explicar como é que pode haver confusões no subsidio de parentalidade? perguntou porque me encontro nessa situação e não percebo como pode haver confusão pois os periodos são rigorosamente bem definidos e mesmo online se não ficar tudo direito a tool não aceita.
  8.  # 9

Nao tem a ver com este topico mas tem a ver com o que pauloagsantos disse.
    Uma vez no final do mes nao recebi ordenado e fui reclamar e eles diziam que tinham pago, foram ver a quem tinham pago e tinham pago ao meu pai ( eu constava como 2 titular) lol

0.0118 seg. NEW