Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Recentemente remodelei a minha cozinha e casa de banho e anulei o sistema de gás que tinha e acrescentei um termoacumulador. (Cerca de 60 a 70e mês para dois adultos e uma criança)
    Pus luzes leds no tecto falso da cozinha e casa de banho de resto o sistema electrico manteve-se todo igual.
    No entanto agora recebi a minha primeira factura de gáz e vieram 160e por mês de facturação.
    Penso que será devido ao termocumulador estar sempre ligado...
    Como fazem a gestão do aparelho? a melhor solução é um daqueles aparelhos para o desligar nas horas de menor uso?
    O termoacumulador que tenho já tem algum tempo pq já me foi oferecido por alguém que não o usava... é de 50L que tem dado para o gasto, mas a minha questão tb é a seguinte, por exemplo, quando o quadro rebenta eu tenho de ir manualmente carregar num botão para por a agua a 60 graus para o termo começar a trabalhar novamente. Se tiver um desses aparelhos para o ligar e desligar em alguns periodos será que tambem vou ter que ir manualmente carregar no "tal" botão para a agua começar a aquecer?
    E será que gasta mais por ser antigo?
    obrigado desde já
  2.  # 2

    160 em gás, portanto reduziu a factura de gas?!
    Certo?!
    O termoaculador para tanta gente de 50 litros é pouco, a não ser que o tenha a uma temperatura alta , 60 ou mais graus, e façam a mistura.
    Se usar um relógio para programar o período de funcionamento também terá o problema de alterar a temperatura. Provavelmente está por defeito para 40 graus que seria suficiente.
    Para um adulto e duas crianças cá em casa gastamos cerca de 25-35 euros de energia no termoaculador.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu
    • 27 abril 2016

     # 3

    Sempre que existem dúvidas sobre o consumo elétrico, o melhor é colocar um contador junto dos aparelhos suspeitos e medir durante um mês.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • JFTP
    • 27 abril 2016

     # 4

    No meu ponto de vista, tem tudo para ter um consumo elevado. Vejamos:

    - Setpoint: se consegue com um termoacumulador de 50L, ter 3 banhos, provavelmente terá a temperatura do mesmo no máximo ou muito perto. Quanto mais elevado o setpoint, mais elevadas são as perdas.
    - Gestão: Se não faz nenhuma gestão do ligar/desligar, significa que durante quase todo o dia o termoacumulador está a dissipar no máximo...
    - Isolamento: menciona que "o termoacumulador já tem alguns anos"... as propiedades isolantes do PU/EPS degradam-se com os anos...

    Pequeno exercicio: se o termoacumulador tiver perdas de 80W (valor normal para um setpoint máximo e PU envelhecido) durante 20horas, está a gastar cerca de 10/11 euros por mês, só para manter o termoacumulador quente!! Não estou sequer a considerar o custo de aquecer a água...

    JFTP
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  3.  # 5

    Deve ter querido dizer 160€ de electricidade, não de gás. De uma forma ou de outra tem aí um problema, que é o quadro eléctrico disparar. Que disjuntor(es) dispara(m)?
  4.  # 6

    Eu tenho um de 100 litros,e contra a opiniao de alguns,tenho um relogio...so liga as 6,30 e demora 20 minutos a por a agua a 45 graus,chega para dois banhos seguidos...so volta a ligar a noite,mais meia hora...e a minha casa tem gente todo o dia,televisoes,nao ha ponta de gaz em casa,e a factura mensal anda pelos 90 euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
  5.  # 7

    Eu gasto normalmente 145 euros de luz, forno eléctrico, placa de indução, AC, etc por isso se no seu caso os 160 podem ser normal.
    No seu caso deveria optar por ter um TE de 100 ou 150 litros, quanto mais recente melhor o isolamento e menores são as perdas.
    Coloca por curiosidade um medidor de consumos.
    Colocar um relogio para o TE funcionar antes da hora dos banhos.
  6.  # 8

    Colocado por: callinasEu gasto normalmente 145 euros de luz, forno eléctrico, placa de indução, AC, etc por isso se no seu caso os 160 podem ser normal.
    No seu caso deveria optar por ter um TE de 100 ou 150 litros, quanto mais recente melhor o isolamento e menores são as perdas.
    Coloca por curiosidade um medidor de consumos.
    Colocar um relogio para o TE funcionar antes da hora dos banhos.


    E quando vai instalar paineis para autoconsumo?...
  7.  # 9

    Não percebi a pergunta
  8.  # 10

    Colocado por: joaosantosEu tenho um de 100 litros,e contra a opiniao de alguns,tenho um relogio...so liga as 6,30 e demora 20 minutos a por a agua a 45 graus,chega para dois banhos seguidos...so volta a ligar a noite,mais meia hora...e a minha casa tem gente todo o dia,televisoes,nao ha ponta de gaz em casa,e a factura mensal anda pelos 90 euros


    Posso saber marca e modelo do TE?
  9.  # 11

    Colocado por: papacurvas

    Posso saber marca e modelo do TE?


    Electroborel...ja o tenho há talvez 10/12 anos,e sempre sem problemas
  10.  # 12

    tanto dinheiro em eletricidade ,eu tenho um de 80 lts 2 adultos e um menor tudo eletrico vitro e forno , arca congeladora
    e demais coisas normais de um casa e nao chega a 40 euros por mes .
    a vida esta mesmo cara ai em portugal
  11.  # 13

    Colocado por: jorgandtanto dinheiro em eletricidade ,eu tenho um de 80 lts 2 adultos e um menor tudo eletrico vitro e forno , arca congeladora
    e demais coisas normais de um casa e nao chega a 40 euros por mes .
    a vida esta mesmo cara ai em portugal


    Tenho esquentador a GN e de resto tudo electrico a factura total gas + Electricidade anda nos 40 euros.....
    • JFTP
    • 28 abril 2016

     # 14

    joaosantos,

    20 minutos para aquecer água a 45ºC num termoacumulador de 100L... há aqui algo de estranho... a menos que tenha uma resitência de 10kW no TE! Normalmente são de 2-3kW...

    ...ou esses 45ºC estão a ser medidos num ponto próximo da resitência e por isso não correspondem à temperatura do TE.

    Num TE de 100L com 2kW, a temperatura sobre aprox 0,3ºC/minuto.

    JFTP
  12.  # 15

    Colocado por: JFTPjoaosantos,

    20 minutos para aquecer água a 45ºC num termoacumulador de 100L... há aqui algo de estranho... a menos que tenha uma resitência de 10kW no TE! Normalmente são de 2-3kW...

    ...ou esses 45ºC estão a ser medidos num ponto próximo da resitência e por isso não correspondem à temperatura do TE.

    Num TE de 100L com 2kW, a temperatura sobre aprox 0,3ºC/minuto.

    Olhe,a a verdade é que é a temperatura indicada no TE...e tomamos duas pessoas banho logo de seguida..

    JFTP
  13.  # 16

    Colocado por: joaosantos

    Electroborel...ja o tenho há talvez 10/12 anos,e sempre sem problemas


    Não consigo ver o TE.

    Também acho esses 20 minutos um tempo fantástico

    Tenho de aferir o tempo do meu BAXI com resistência 1,5kw.
  14.  # 17

    Colocado por: jorgandtanto dinheiro em eletricidade ,eu tenho um de 80 lts 2 adultos e um menor tudo eletrico vitro e forno , arca congeladora
    e demais coisas normais de um casa e nao chega a 40 euros por mes .
    a vida esta mesmo cara ai em portugal


    Principalmente desde que OS chineses tomaram conta disto tudo.

    Ou alguém acreditava que eles andassem a dormir?!
  15.  # 18

    Nao acho que pago mais por ser chines...ja a agua na minha terra também é dos chineses,só o vinho é que ainda nao é,e nao senti nada de especial,nos valores
  16.  # 19

    Colocado por: joaosantosNao acho que pago mais por ser chines...ja a agua na minha terra também é dos chineses,só o vinho é que ainda nao é,e nao senti nada de especial,nos valores


    Tem a certeza que o vinho ainda não é?
    Não vai ter que esperar muito...
  17.  # 20

    Colocado por: luis_guilherme

    Tem a certeza que o vinho ainda não é?
    Não vai ter que esperar muito...


    Como as coisas estão.tanto me faz...foram franceses durante anos,agora chineses,o que eu sei é que temos um muito melhor serviço do que quando era da Camara...
 
0.0217 seg. NEW