Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde ao fórum, sitio onde tenho colhido inúmeros conselhos e ideias hoje porem tenho uma questão concreta que precisava de algumas ideias.

    Tenho uma casa de dois andares com cerca de 90 a 100 anos, em granito trabalhado, com as paredes exteriores em muito bom estado com a espessura de cerca 60 cm nas paredes laterais e na nas paredes frontais cerca de 25 cm, tem a largura total de 8 metros com cerca de 11 metros de comprido, divisões em tabique, não tem placas de betão sendo soalho no primeiro andar, e o tecto em madeira o telhado em Marselha com estrutura em madeira ainda original, mas que agora vem mostrando sinais que necessita urgentemente de uma renovação.
    Necessito pelo menos e para já de renovar o telhado de 4 águas, que consiste em substituir a velha estrutura de madeira e a telha, depois de ter consultado alguns empreiteiros foi-me dada a solução mais fácil e mais obvia, retirar todo o telhado e estrutura e fazer um placa de betão, só que para executar tal obra é necessário um licenciamento camarário, projecto, etc.
    A segunda hipotese seria remover toda a madeira incluindo as traves mestras porque são muito antigas e muito empenadas, por outras vigas de madeira ( a casa tem 3 ) com 8 metros cada, e refazer como o original, mas que ao preço da madeira tratada ficaria uma exorbitância, embora não necessite nem de projecto nem licença somente uma informação prévia na câmara.
    A outra hipótese seria substituir toda a estrutura em madeira por ferro ( IPN para as vigas mestras ) e tubo rectangular para a restante estrutura, mas não sei se seria necessário também uma licença e/ou projecto, embora não esteja a utilizar betão, somente material diferentes dos originais, embora penso que o ferro será mais leve que a madeira e, o risco de sobrecarga nas paredes seria mínimo, gostaria no entanto fazer aproveitamento do sótão para uns arrumos para isso talvez a estrutura tivesse de ser reforçada.
    A cobertura em telha Marselha ou em telha lusa, isolamento térmico, ou em chapas Sandwich.
    Para o forro ( tecto ) isolamento, e Pladur ou PVC.
    Agradecia alguns conselhos, ideias de quem já passou pelo mesmo ou quem de uma maneira ou de outra queira compartilhar experiências.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Qualquer uma das opções vai necessitar de projetos de licenciamento fernando, inclusive projeto de estabilidade para definir a estrutura. A melhor solução é a segunda, que é uma solução mais leve. Onde fica a obra?
    Concordam com este comentário: Belo
  3.  # 3

    Riscos obrigado pelo comentario, segundo a informação que tenho da Camara se substituir o telhado com renovação do suporte utilizando os mesmos materias existentes, não necessito de projecto nem licenciamento visto que não há nehuma intervenção a nivel estrutural nem modificação da fachada,, sendo somento necessario a informação previa, a minha duvida é realmente saber se o ferro será muito mais pesado que a madeira e sendo um material diferente do existente necessitaria
    de projecto ou licenciamento, em termos monetarios tenho as minhas duvidas mas parece que o ferro ficaria mais economico
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoptsTenho uma casa de dois andares com cerca de 90 a 100 anos, em granito trabalhado



    Colocado por: fernandoptsou em chapas Sandwich.

    Ó homem, não faça isso!
    Nem acredito que a sua Camara autorize isso
  5.  # 5

    Colocado por: fernandoptstelhado em Marselha

    Tem de colocar igual


    Colocado por: fernandoptsou em telha lusa,

    Tem de pedir licença, sim Senhor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandopts
  6.  # 6

    Pedir licença se modificar o design da telha?
    E se substituir a estrutura de madeira por ferro?
  7.  # 7

    Numa moradia com essas características é uma pena se optar por telhas Sandwich.
    Concordam com este comentário: C.Silva, fernandopts, Belo, ana.grao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandopts
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoptsPedir licença se modificar o design da telha?

    Exactamente!
    Mas mesmo mantendo, neste caso a telha marselha, deve dar a saber á sua Camara

    Colocado por: fernandoptsE se substituir a estrutura de madeira por ferro?

    Não precisa de licença
  9.  # 9

    A sandwich Seria uma hipotese, mas realmente o resultado final esteticamente não seria o melhor, nem sei se a Camara aceitaria um solução dessas.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoptsRiscos obrigado pelo comentario, segundo a informação que tenho da Camara se substituir o telhado com renovação do suporte utilizando os mesmos materias existentes, não necessito de projecto nem licenciamento


    Peça para a câmara passar isso por escrito e vai ver que não o fazem. alterando a estrutura por ferro madeira ou betão necessita de projeto de estabilidade, se for SÓ substituição da telha por outra igual, aí sim não necessita.
  11.  # 11

    Colocado por: C.SilvaNão precisa de licença


    errado, qualquer intervenção a nível estrutural necessita de projeto de licenciamento á responsabilidade do técnico autor do projeto
  12.  # 12

    Estamos só a falar do suporte do telhado, na altura o eng. Da Camara com quem tive uma conversa informal só falou na necessidae de projecto caso fosse para plac de betão, mas será um duvida que terei de esclarecer
  13.  # 13

    a única coisa que poderá alterar sem projeto são as telhas se forem iguais ás antigas, e mesmo colocando diferentes algumas câmaras admitem isso, outras não. pode alterar o ripado de assentamento da telha se for feito rapidamente sem dar nas vistas. tudo o resto é estrutural e necessita de licenciamento. Como ja lhe sugeri peça a esse técnico para passar uma declaração e vai ver que ninguém a passa. pode correr bem...ou pode ter uma surpresa durante a obra e começam os problemas. obra embargada, contratar os serviços á pressa para o projeto, aguardar aprovação da câmara, tenho uma situação assim em Lisboa, ja la vão 4 meses que o homem tem a obra parada.
  14.  # 14

    Então,quer dizer que estamos priobidos de fazer obras de simples conservação ou manutenção de um telhado sem que seja apresentado um projecto, manutenção essa que faz parte do regulamento das edificações da propria Camara e que estipula que os prprietarios devem fazer a manutenção dos telhados a cada dez anos, claro que em um telhado com suporte de madeira quer a telha quer a madeira tem de ser substituidas de tempos a tempos
  15.  # 15

    Colocado por: fernandoptsEntão,quer dizer que estamos priobidos de fazer obras de simples conservação ou manutenção de um telhado sem que seja apresentado um projecto, manutenção essa que faz parte do regulamento das edificações da propria Camara e que estipula que os prprietarios devem fazer a manutenção dos telhados a cada dez anos, claro que em um telhado com suporte de madeira quer a telha quer a madeira tem de ser substituidas de tempos a tempos


    Para alterar a estrutura do telhado sim...
  16.  # 16

    Colocado por: riscosPara alterar a estrutura do telhado sim...

    O Fernandopts não parece querer alterar a estrutura, mas sim substitui-la!
  17.  # 17

    Colocado por: C.Silvamas sim substitui-la!


    É a mesma coisa!!
  18.  # 18

    Embora n me pareça muito logico que como diz nem o ripado possa substituir sem um projecto de estabilidade, terei de esclarecer essa questão mais burocrática no departamento da Camara.
    Quanto às melhores opčões de reconstručão precisava de algumas dicas, ferro, madeira etc.
  19.  # 19

    Uma estrutura de madeira nova tem que ser calculada, não pode ser feita a "olho", é uma nova estrutura e precisa de um projecto, precisa de ser calculada e precisa de um processo de licenciamento, um eng de uma câmara não entender isto, é bastante grave...pura incompetência.
  20.  # 20

    obrigado picareta, parece que fui entendido como se tivesse a criar problemas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandopts
 
0.0203 seg. NEW