Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Anonimo16062021
    Não foi isso que você disse no post # 28

    Colocado por: alexp
    Para quem quiser ETICS revestido a cerâmica com ETA:

    leve lá a bicicleta.

    Aqui fica então um sistema ETICS com um documento de homologação por uma entidade oficial:
    http://www.aislamientofachadas.com/DOCUMENTACION/DIT%20605p-14TraditermCeramic.pdf
    • eu
    • 28 abril 2016

     # 2

    Colocado por: AXNEu sem (tr)ETA, apliquei mosaico sobre o ETICS, e conheço pelo menos uma moradia, encostada ao mar, com mais de 5 anos na qual foi aplicado também mosaico sobre o etics, e não necessita de (tr)ETA nenhuma, e ainda lá está sem um único babamento ou em vias de cair.

    Mais um testemunho. A minha casa tem ETICS Weber. Numa zona (rampa da cave) foi aplicada pedra por cima do ETICS e está impecável (tem cerca de 5 anos). Mas reconheço a importância da certificação.

    Pela minha experiência pessoal, recomendo vivamente o sistema Weber Therm. Após 5 anos, continua impecável e sem o problema dos fungos que tem atingido tantas vivendas com ETICS.
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento
    • eu
    • 28 abril 2016

     # 3

    Se o problema é o fogo, teriam que começar por proibir a utilização de materiais inflamáveis... dentro das casas.

    Para não falar na proibição de utilização de madeira na construção civil.
  2.  # 4

    Colocado por: eu
    Mais um testemunho. A minha casa tem ETICS Weber. Numa zona (rampa da cave) foi aplicada pedra por cima do ETICS e está impecável (tem cerca de 5 anos). Mas reconheço a importância da certificação.

    Pela minha experiência pessoal, recomendo vivamente o sistema Weber Therm. Após 5 anos, continua impecável e sem o problema dos fungos que tem atingido tantas vivendas com ETICS.
    Concordam com este comentário:a loja do isolamento


    O sistema weber.therm está certificado =D
  3.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    Caro eu,o problema não está no fogo nem meio fogo..o problema está em usar certos produtos nos sistemas ETICS não certificados em que,em caso de um desastre as asseguradoras meterem o rabo de fora..
    Edit..veja o exemplo dos portugueses que morreram em França na ida para Portugal numa carrinha sem a dita homologação para transportar 13 pessoas


    Você tá a comparar coisas que nada têm a ver. Alguem transforma o sistema??? Aqui transforamaram a carrinha. E todo o sistema weber.therm está certificado. Foi o primeiro a ser certificado em Portugal
  4.  # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    É exatamente a mesma coisa,ou seja,ninguém transformou carrinha nenhuma,mas sim,alguém que se lembrou de meter lá dentro pessoal a mais não permitido por lei..tal e qual como o sistema ETICS com cerâmica (não certificado) não permitido por lei


    Não não, a carrinha foi modificada. Acrescentaram bancos.
    Mas onde é que nao é permitido por lei???? Onde é que acrescentar algo ou embelezar uma aplicação se torna ilegal?????? Que você me dissesse eh pa isto dá cabo do isolamento ou eh pa isto nao sei quê.... Agora legalidade de um acrescento???? LEGALIDADE???
  5.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Homem de Deus,quer que lhe faça um desenho para ver se você chega lá?
    Repito..a Weber keramic-light como a Weber keramic-plus não cumprem com as exigências do ETAG 004 nem tão pouco com as exigências do LNEC..percebeu agora ou ainda não?


    O sistema nunca foi suposto a esses testes. Trata-se de um acrescento ao sistema. Se as colas que suportam o cerâmico colocado acima e estao ceritificadas. Isso é procurar problemas onde existem mas tá certo, volta sempre a bater no mesmo
  6.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ora lá está.imagine agora que se trata de uma fachada revestida a granito sobre um sistema ETICS sem certificação ETA e,por azar dos azares cai uma peça de granito e mata uma pessoa que vai a passar nesse momento,quem será o responsável por isso?


    Exatamente. Se eu fosse construtor não arriscava, se não tivesse a garantia que aquilo era seguro.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, trabalharmuitobem
  7.  # 9

    Nao foi suposto por quem pretende que seja.

    Nos laboratórios do fabricante é tudo testado ao mais infimo pormenor. Mas já vi que nao vale a pena...
  8.  # 10

    Colocado por: nandogonca

    Exatamente. Se eu fosse construtor não arriscava, se não tivesse a garantia que aquilo era seguro.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Mas o problema é que há quem arrisque, sem se aperceber da responsabilidade a que podem estar sujeitos.

    Mas já sabemos: vale tudo!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, trabalharmuitobem
    • AXN
    • 29 abril 2016

     # 11

    Colocado por: AXNA fixação mecânica foi colocada antes ou depois da rede?


    Depois. Outra alteração foi a rede, com mais gramagem
  9.  # 12

    A questão da homologação nem está em causa pois o Weber therm Keramic não tem. Agora podemos é debater sobre a funcionalidade do sistema com cerâmica colada e a homologação do mesmo.

    Vale a pena mencionar que o Sistema de isolamento termico pelo exterior do Vale Gandara está homologado e consiste em EPS150 (com rasgos) + argamassa de colagem flexivel + argamassa de colagem da cerâmica + adrilhos cerâmicos com dimensões 240 mm × × 70 mm e a respectiva argamassa de betumação.

    Não querendo defender uma marca especifica mas entre o sistema Keramic e o vale gandara não vejo razões para desconfiar do weber therm keramic.

    Sei que os responsáveis pela empresa (weber) defendem que a homologação de um sistema etics com cerâmica é dificil, uma vez que, dada a ampla quantidade e diversidade de cerâmicos no mercado, teriam que especificar qual o cerâmico para que com este seja feita a devida homologação (como o caso do Vale Gandara)...Supondo que isto seja a verdadeira razão, compreende-se....
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a loja do isolamento
  10.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021
    Como no sistema Weber therm..acrescentaram a cerâmica
  11.  # 14

    Eu tento não me pronunciar muito pois todos já sabem das discussões que já aqui houve.

    E não concordando com o comportamento de certo membro que respeito muito a nível de trabalhador e que sei que é eficaz e sem dúvida que se destaca na aplicação, noutros aspectos não tolero certas situações (até mesmo algumas que contradizem o dito pelo mesmo mas isso são histórias passadas)

    E já sei que falar mais, depois me cairía novamente em cima.

    No entanto eu gostei da resposta do malaik0. Porque foi coerente ao dizer que não defende a marca a, b ou c, tal como eu já referi "n" vezes que existe mais do que um bom aplicador, mais do que um bom engenheiro etc... etc... tal como nas marcas.

    Só venho é mencionar que esta frase é de todo coerente tal como o resto que disse


    Colocado por: malaik0Não querendo defender uma marca especifica mas entre o sistema Keramic e o vale gandara não vejo razões para desconfiar do weber therm keramic.


    Obrigado
  12.  # 15

    Tbem já me tinha apercebido disso. Há pessoal que diz q determinada Marc é a melhor. E aquelas q eu uso não prestam. Querem é vender. Mas se esquecem que algumas marcam são caríssimas. E as pessoas são pobres como eu.

    O sol nasce pra todos.
  13.  # 16

    Acabei de ler todo este tópico e a discussão em torno da aplicação de cerâmico sobre ETICS e fiquei sem conseguir esclarecer uma dúvida:

    - Existe ALGUM sistema em que tal esteja certificado?

    Percebi que a sugestão do "a loja do isolamento" não está, mas existe ALGUM que esteja?
    •  
      larkhe
    • 6 outubro 2016 editado

     # 17

    Colocado por: Miguel AraujoAcabei de ler todo este tópico e a discussão em torno da aplicação de cerâmico sobre ETICS e fiquei sem conseguir esclarecer uma dúvida:

    - Existe ALGUM sistema em que tal esteja certificado?

    Percebi que a sugestão do "a loja do isolamento" não está, mas existe ALGUM que esteja?


    Tanto quanto tenho percebido Não existe
  14.  # 18

    Em Portugal, neste preciso momento, não tenho conhecimento de nenhum que possua certificação com revestimento cerâmico.
  15.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Com 40 mm de spessura?
    Para que zona do pais?


    Boa tarde,

    Acho que o que foi proposto no documento de homologação era EPS 150 com rasgos e com espessura de 50mm...

    DH 938 - LNEC (Documento de homologação do sistema de isolamento termico pelo exterior do Vale gandara) saiu no inicio deste ano...

    Falo deste com algum conhecimento de causa pois estava relacionado com uma obra que queriam impor o material deles e apenas estavam a espera do documento para fortalecer a escolha...

    Não querendo estar a fazer um juízo errado mas pelo que vi na altura é um sistema ainda mais aligeirado que o keramic ou outros sistemas idênticos, pelo facto de não haver a fase de barramento armado...no entanto não é dificil de ver que a homologação aconteceu por eles terem o sistema definido desde a colagem, isolamento e a cerâmica já escolhida.

    É um todo...quanto ao "sistema etics + cerâmica" apresentado por algumas marcas efectivamente não tem nenhuma certificação/ homologação...mas é perceptível perceber o porquê, quando o revestimento em si não está previamente definido é dificil, da mesma forma que o sistema etics + cerâmica só por si não é garantido pelas marcas e é necessário uma analise e um estudo prévio do cerâmico escolhido (dimensões, densidade, cores etc etc).

    Da mesma maneira que as marcas tem a homologação sobre uma argamassa, um isolamento e um acabamento especifico e depois vendem tudo e mais alguma coisa como alternativas.
  16.  # 20

    Lapso de escrita ;)

    De qualquer forma dá para ver um sistema de isolamento externo homologado, claro que é diferente...é um sistema mais aligeirado em relação ao sistema etics + cerâmica que muitas marcas apregoam. Digo aligeirado porque? Porque realmente o principio desse sistema é que as cerâmicas ficam praticamente "independentes" o que a meu ver é positivo mas por outro lado não obtém os benefícios/problemas do barramento armado. Certamente uma cedência da cerâmica no sistema Vale Gandara traria menos problemas que uma cedência do barramento armado num "sistema etics + cerâmica" isto analisando de uma forma grosseira.

    As marcas estão a evoluir nesse sentido ja que o acabamento actual é muito susceptivel a sujidades, desgastes em zonas com ambientes mais agressivos.
 
0.0255 seg. NEW