Tenho uma duvida..fui ver um apartamento e estou bastante interessado no mesmo, no entanto não tenho muito dinheiro e por isso vou ter de recorrer a crédito bancário, como tal tenho que me dirigir ao banco para expor a situação e ter esperança que me concedam o crédito, sendo que ainda têm de fazer a avaliação do imovel e por ai adiante..
Eu so vou poder comprar a casa se o banco me conceder credito e se avaliar a casa com um valor razoavel, caso contrário nao tenho dinheiro para a comprar. Alguem me sabe dizer ao certo os passos todos que este processo vai ter e quanto tempo demora cada um deles?
O meu medo é que durante este processo todo de analise de banco, o proprietário da casa venda o imovel a outra pessoa qualquer e depois eu fico a arder 500€ ou assim com as comissões todas do banco e..sem casa.
Como é que eu salvaguardo esta situação? Ou seja, quando for pedir a avaliação ao banco, só pago as comissoes se comprar efectivamente a casa?
Pelo que tenho visto, pois também ando à procura e estou numa situação semelhante, eu estou por uma imobiliária, e pelo que sei, até o credito ser aprovado e a avaliação seja feita, não é feita qualquer reservam do imovel, até ai corre esse risco. A partir do momento em que faz a avaliação e sabe que tem capital para avançar penso que pode fazer já um contrato de promessa de compra e venda (penso que é assim que se chama). Caso por alguma eventualidade o banco não aprove ou a avaliação não chegue aos valores que precisa, "apenas" perde o valor da avaliação.
poderia fazer um contrato de compra e venda, mas tinha que pagar já uma pequena parte ao vendedor e se depois o crédito não se concretiza-se ficava ainda pior do que perder o dinheiro da avaliação.
Eu passei recentemente por essa situaçao e no inicio também me vi meio à nora com todas essas questões. Por isso, aqui fica a minha pequena contribuição:
Quanto à avaliação do imóvel e abertura do processo terá SEMPRE de se pagar quer o credito seja aprovado ou não ( ronda os 500€ ). Em relação à casa, se esta estiver representada numa imobiliária, pode tentar fazer uma reserva da mesma com o pagamento de 1% do valor pedido pelos vendedores, num contrato escrito em que caso o credito não seja aprovado ou demore muito, esse dinheiro lhe seja devolvido. O mesmo acontece com o CPCV em que o sinal dado ( por norma 10% do valor acordado para venda, com a reserva de 1% a ser-lhe devolvida nesse mesmo instante ) lhe será devolvido caso o credito seja recusado, desde que o comprador apresente prova disso. Não digo que seja regra geral mas comigo foi isso que aconteceu.
Eu fiz um contrato de promessa de compra e venda em que paguei um sinal, e no qual ficou determinado, que caso o empréstimo não fosse aprovado nas condições que pretendia, o valor do CPCV era devolvido sem qualquer penalização .... eu até acho que isso está escrito na maioria dos CPCVs... embora , claro, o contrato pode conter tudo o que as duas partes estiverem de acordo.
Eu fiz um CPCV e dei um sinal de 20% do valor da casa. Com esta entrada e fiadores não acautelei que o financiamento não seria aprovado uma vez que tenho fiadores e já tenho créditos aprovados a 1,75% de spread. No entanto, aconselho a todos a fazerem o que o slsg fez, ficam mais protegidos.