Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Basicamente de lado de uma moradia tenho uma pergola que gostaria de colocar uma cobertura, bem como fechar a sua abertura de lado de modo a fazer um abrigo para um automóvel.

Ao pessoal mais entendido, gostaria de saber se preciso de algum tipo de licenciamento para isso.

Gostaria também de obter opiniões de como fazer a cobertura de modo a uma dia mais tarde se quiser meter um portão de cada lado de modo a que fique numa garagem.

Aqui vão as fotos da infraestrutura em questão.

Obrigado desde já!

1
    2

3
  2.  # 2

Colocado por: cris88preciso de algum tipo de licenciamento para isso.

Sim!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cris88
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Sim!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cris88

Em termos de burocracia qual o procedimento que devo tomar?
    Já agora em termos de custos tem alguma ideia do que vou gastar para legalizar?

Obrigado!
  4.  # 4

Neste momento, se o autor do projeto estiver disponível ele é a pessoa indicada para tratar disso.
    Em principio será preciso só um projeto de arquitetura e eventualmente de águas pluviais.
    Se o autor do projeto não estiver disponível, tem que contactar um arquiteto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cris88
  5.  # 5

Na acto do contrato promessa compra e venda, fiz questão de ter um aditamento do construtor que me iria realizar a obra por conta dele no fim da escritura, o que acontece é que passados 6 meses da escritura, ele me informou por email que não o iria fazer e que depois me explicava. Até hoje não consegui saber o porque, porque não atende telefonemas e parou de me responder aos emails pelo que terei de fazer a obra por minha conta. Vou tentar saber quem é o autor do projecto para ver se ele está disposto a fazer o que me disse...
  6.  # 6

Não tem uma cópia do projeto?
    O autor do projeto é o técnico que assinou o termo de responsabilidade pela arquitetura, dependendo do ano do projeto pode não ter sido um arquiteto
  7.  # 7

A construção foi o ano passado.

Tenho, no acto da escritura foi-me entregue uma serie de plantas e documentação. Deve estar algures para essa papelada. Logo à noite já vejo quem é.
  8.  # 8

Colocado por: cris88não atende telefonemas e parou de me responder aos emails

Sabe o que isto significa se necessitar de alguma reparação que possa estar comtemplada no âmbito da garantia, não sabe?
    :)
  9.  # 9

Infelizmente sei... No entanto, tanto quanto sei se mandar uma carta registada ele terá um prazo para me resolver os problemas.
    Antes desta situação, houve dois ou três problemas, mandei-lhe email e ele resolveu. No entanto, agora com esta situação as coisas irão complicar-se certamente, pois com esta situação ficou provado que a pessoa em questão não é de confiança nem tem vergonha na cara.
  10.  # 10

Sim ele é obrigado a resolver os problemas que possam estar dentro da garantia.
    O que acontece é que isso por vezes isso é muito difícil de conseguir.
    Para ser sincero, pelas fotos que apresenta, parece que quer a qualidade construtiva quer o cuidado posto na realização dos trabalhos, não foi o melhor
  11.  # 11

Porque diz isso?

A única coisa em toda a casa que ficou pior aspecto (aspecto por acabar) foi mesmo a pergola, pois o combinado seria fechar no fim da escritura, daí estar com um acabamento meio rudimentar. Todo o resto da casa considero que está acima da média a nível de acabamentos.
  12.  # 12

Para além do acabamento da pérgula, não gosto particularmente destes dois pormenores.
    São zonas onde existe uma grande probabilidade de haver fissuração e por consequência infiltrações
      lixo12.JPG
  13.  # 13

Por acaso recordo de questionar o construtor e ele disse q essa junção entre o azulejo e a parede não havia qualquer probabilidade de infiltrações pois o azulejo está assente sobre Capoto, o que segundo a visão dele e do eng responsável não dá problemas... Fiquei de pé atrás mas aceitei a justificação
  14.  # 14

Se a parte superior é capoto talvez se livre das infiltrações para o interior da habitação, mas caso haja ali fissuração as infiltrações vão potenciar o descolar da cerâmica.
    Bastava que aquele ressalto fosse ao contrário para minimizar essa possibilidade.
    Aceito que o empreiteiro diga que aquilo nunca irá dar problemas, já me faz mais confusão que um engenheiro (a menos que esteja a defender os interesses do empreiteiro) afirme o mesmo.
  15.  # 15

Sim é Capoto de alto a baixo. Só tem é ali azulejo na parte de baixo. Mas sim eu compreendo o que quis dizer e faz todo o sentido...
  16.  # 16

Quando por aqui se fala em qualidade construtiva, é natural que muita gente entenda isso como sendo a utilização de técnicas altamente avançadas, e com custos não acessíveis á maioria dos DO.
    Nada disso, qualidade construtiva é a atenção posta a estes pequenos "pormaiores" que podem fazer toda a diferença.
    É para isto que serve a fiscalização, não é para ir vêr se o ferro está todo bem.
    É por isso que existem recomendações no sentido de os autores dos projetos não assumirem a fiscalização, este pequeno pormenor não tendo sido contemplado em fase de projeto, poderia muito bem ter sido acautelado em fase de obra, bastava para isso que um dos intervenientes estivesse efetivamente a defender os interesses do DO.
    cris88
    Espero que não entende isto como uma critica à forma como a sua obra foi gerida, não é essa a intensão.
    O comentário tem apenas como prepósito, usando um exemplo real, alertar futuros DO no sentido de darem mais atenção a estas questões.
    Concordam com este comentário: cris88
  17.  # 17

Claro, é para isso que cá estamos, não fosse isto um forum. :)
    No meu caso, já comprei a casa estando ela construída, portanto não segui a obra toda, só a parte final.

Retomando o tema inicial, em termos de licenciamento acha viável legalizar o que pretendo fazer, e se sim tem alguma ideia do que isso me poderá custar?

Obrigado pela sua ajuda!
  18.  # 18

A viabilidade tem que ser aferida mediante a consulta dos regulamentos urbanísticos para a zona.
    Ao fechar essa zona está a criar mais área coberta que pode ou não ultrapassar os índices.
    Se indicar a zona, tem por aqui vários técnicos da área do projeto que talvez o/a consigam ajudar.
  19.  # 19

A zona é Fernão Ferro, Seixal.
  20.  # 20

Trata-se de um loteamento ou de uma construção num lote isolado?

0.0214 seg. NEW