Basicamente de lado de uma moradia tenho uma pergola que gostaria de colocar uma cobertura, bem como fechar a sua abertura de lado de modo a fazer um abrigo para um automóvel.
Ao pessoal mais entendido, gostaria de saber se preciso de algum tipo de licenciamento para isso.
Gostaria também de obter opiniões de como fazer a cobertura de modo a uma dia mais tarde se quiser meter um portão de cada lado de modo a que fique numa garagem.
Neste momento, se o autor do projeto estiver disponível ele é a pessoa indicada para tratar disso. Em principio será preciso só um projeto de arquitetura e eventualmente de águas pluviais. Se o autor do projeto não estiver disponível, tem que contactar um arquiteto
Na acto do contrato promessa compra e venda, fiz questão de ter um aditamento do construtor que me iria realizar a obra por conta dele no fim da escritura, o que acontece é que passados 6 meses da escritura, ele me informou por email que não o iria fazer e que depois me explicava. Até hoje não consegui saber o porque, porque não atende telefonemas e parou de me responder aos emails pelo que terei de fazer a obra por minha conta. Vou tentar saber quem é o autor do projecto para ver se ele está disposto a fazer o que me disse...
Não tem uma cópia do projeto? O autor do projeto é o técnico que assinou o termo de responsabilidade pela arquitetura, dependendo do ano do projeto pode não ter sido um arquiteto
Infelizmente sei... No entanto, tanto quanto sei se mandar uma carta registada ele terá um prazo para me resolver os problemas. Antes desta situação, houve dois ou três problemas, mandei-lhe email e ele resolveu. No entanto, agora com esta situação as coisas irão complicar-se certamente, pois com esta situação ficou provado que a pessoa em questão não é de confiança nem tem vergonha na cara.
Sim ele é obrigado a resolver os problemas que possam estar dentro da garantia. O que acontece é que isso por vezes isso é muito difícil de conseguir. Para ser sincero, pelas fotos que apresenta, parece que quer a qualidade construtiva quer o cuidado posto na realização dos trabalhos, não foi o melhor
A única coisa em toda a casa que ficou pior aspecto (aspecto por acabar) foi mesmo a pergola, pois o combinado seria fechar no fim da escritura, daí estar com um acabamento meio rudimentar. Todo o resto da casa considero que está acima da média a nível de acabamentos.
Para além do acabamento da pérgula, não gosto particularmente destes dois pormenores. São zonas onde existe uma grande probabilidade de haver fissuração e por consequência infiltrações
Por acaso recordo de questionar o construtor e ele disse q essa junção entre o azulejo e a parede não havia qualquer probabilidade de infiltrações pois o azulejo está assente sobre Capoto, o que segundo a visão dele e do eng responsável não dá problemas... Fiquei de pé atrás mas aceitei a justificação
Se a parte superior é capoto talvez se livre das infiltrações para o interior da habitação, mas caso haja ali fissuração as infiltrações vão potenciar o descolar da cerâmica. Bastava que aquele ressalto fosse ao contrário para minimizar essa possibilidade. Aceito que o empreiteiro diga que aquilo nunca irá dar problemas, já me faz mais confusão que um engenheiro (a menos que esteja a defender os interesses do empreiteiro) afirme o mesmo.
Quando por aqui se fala em qualidade construtiva, é natural que muita gente entenda isso como sendo a utilização de técnicas altamente avançadas, e com custos não acessíveis á maioria dos DO. Nada disso, qualidade construtiva é a atenção posta a estes pequenos "pormaiores" que podem fazer toda a diferença. É para isto que serve a fiscalização, não é para ir vêr se o ferro está todo bem. É por isso que existem recomendações no sentido de os autores dos projetos não assumirem a fiscalização, este pequeno pormenor não tendo sido contemplado em fase de projeto, poderia muito bem ter sido acautelado em fase de obra, bastava para isso que um dos intervenientes estivesse efetivamente a defender os interesses do DO. cris88 Espero que não entende isto como uma critica à forma como a sua obra foi gerida, não é essa a intensão. O comentário tem apenas como prepósito, usando um exemplo real, alertar futuros DO no sentido de darem mais atenção a estas questões.
Claro, é para isso que cá estamos, não fosse isto um forum. :) No meu caso, já comprei a casa estando ela construída, portanto não segui a obra toda, só a parte final.
Retomando o tema inicial, em termos de licenciamento acha viável legalizar o que pretendo fazer, e se sim tem alguma ideia do que isso me poderá custar?
A viabilidade tem que ser aferida mediante a consulta dos regulamentos urbanísticos para a zona. Ao fechar essa zona está a criar mais área coberta que pode ou não ultrapassar os índices. Se indicar a zona, tem por aqui vários técnicos da área do projeto que talvez o/a consigam ajudar.