Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Decidimos optar por um termoacumulador para aquecimento das aguas na renovaçao da nossa casa (nao vamos instalar rede de gas, e no futuro gostariamos de instalar paineis solares).
    A nossa questao agora tem a ver com a capacidade do termoacumulador: somos 4 e frequentemente ao fim de semana 6 em casa. Ja me disseram que 100L chega mas parece-me pouco. Podiamos instalar um de 200 ou 300 L no anexo? Ou isso gasta imensa energia? Sera melhor dois de pequena capacidade?
    Ja andamos a pesquisar esquentadores electricos mas como tambem vamos por aquecimento electrico (+placa/maquinas/etc) temos medo que a potencia maxima de 6,9 nao comporte banhos+outros equipamentos ao mesmo tempo.
    Estamos confusos em relacåo a melhor escolha de termoacumulador, agradeço desde ja qualquer esclarecimento.
  2.  # 2

    100 litros chega se não tomarem todos banho seguidos. 100 litros da para 3 ou 4 pessoas, Se forem banhos muito rápidos.
    Eu colocaria um Te de 300 litros já com serpentina para o solar, ou dupla serpentina se pensar colocar um recuperador ou salamandra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  3.  # 3

    Callinas e a potencia do contador?
    A Sofia está a falar que vai por tudo a electricidade e eu nao sei não... se ligarem tudo ao mesmo tempo 6.9kVA nao sei se chegará
    Entao eu com 5,75kVA têm vezes que dispara e não tenho fogoões electricos, fornos sim 2 electricos
  4.  # 4

    Mas sera que a potencia de 6,9 da para ter um termoacumulador de 300 litros? Contando que o aquecimento e o resto é tudo atraves da electricidade? E da para por o termoacumulador nos anexos e liga-lo a casa e nao perder muita energia/temperatura na agua? é que o espaço dentro de casa nao é suficiente para um de 300Lt. Obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  5.  # 5

    Nao perder energia? Mas tens os anexos a 500metros?
  6.  # 6

    casa e nao perder muita energia/temperatura na agua?
  7.  # 7

    O anexo fica a uns 10 metros da casa se tanto. Falaram-me que podia ter perdas de calor por estar no anexo, e por a agua ter de "viajar" pelo exterior ate aos quartos de banho no primeiro andar. Que o ideal seria estar dentro da casa.
    • zeto
    • 30 abril 2016 editado

     # 8

    Colocado por: SofiacostaMas sera que a potencia de 6,9 da para ter um termoacumulador de 300 litros? Contando que o aquecimento e o resto é tudo atraves de eletricidade

    não, nem pense...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
    • eu
    • 30 abril 2016

     # 9

    Colocado por: SofiacostaMas sera que a potencia de 6,9 da para ter um termoacumulador de 300 litros?

    Sim, claro que dá, neste cenário: tarifa bi-horária e um relógio para ligar a resistência durante a noite.
    Concordam com este comentário: joaosantos, callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  8.  # 10

    Colocado por: zeto
    não, nem pense...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sofiacosta


    Consegue dar alternativas?
    • zeto
    • 30 abril 2016 editado

     # 11

    Colocado por: eu
    Sim, claro que dá, neste cenário: tarifa bi-horária e um relógio para ligar a resistência durante a noite.

    assim talvês, mas a rasca
    Edit: respondendo ao eu, ligando a resistência só a noite, caso ao outro dia até ao meio dia gaste os 300litros, fica depois o resto do dia sem agua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  9.  # 12

    Da se programar a resistência para trabalhar por exemplo de madrugada, em que a energia é mais barata ou durante a tarde entre o almoço e o jantar, onde os consumos são menores. Depois em vez de comprar uma resistência de 2 kw compara só uma de 1,5 no entanto a água demora mais a aquecer, obviamente.



    Tenho te com resistência de 1,5kw e 6,9kw chega perfeitamente se tirar o funcionamento da resistência à hora de confeção do almoço e jantar.
    Se for 250 ou 300 a resistência é de 2 kw.

    Se for 200 litros a resistência é de 1.5kw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
    • zeto
    • 30 abril 2016

     # 13

    Colocado por: Sofiacosta

    Consegue dar alternativas?

    pode optar por um termoculador sim, mas com apoio solar, ou então aumentar a potência
    Concordam com este comentário: pedromdf
  10.  # 14

    Colocado por: zeto
    assim talvês, mas a rasca
    Edit: respondendo ao eu, ligando a resistência só a noite, caso ao outro dia até ao meio dia gaste os 300litros, fica depois o resto do dia sem agua
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sofiacosta


    Assim não há milagres, tem de haver bom senso no consumo.
    O ideal é só ligar a resistência horas antes dos banhos. Se são de manhã, liga de madrugada, Se são à noite, liga à tarde. Pode acontecer se houver consumos anormais alguém tomar banho água morna. Mas também se se souber que se vai tomar banho liga-se a resistência talvez uma hora antes do banho.
    Em casa tenho painéis solares quando vejo que houve banhos fora do normal vou ver a temeratura ao TE, Se vejo que há necessidade, ligo a resistência antes dos banhos.
    Isto para não andar com coisas mais elaboradas, porque se quiser pode instalar no quadro aparelhos que lhe desligam por exemplo o aquecimento ou o TE quando a potência é ultrapassa de forma a luz não ir a baixo.
    • eu
    • 30 abril 2016

     # 15

    Colocado por: zetoassim talvês, mas a rasca

    Mas à rasca porquê? A resistência elétrica tem normalmente uma potência de cerca de 2 KW... ainda ficam cerca de 5 KW livres...

    E se for usado o tal relógio, então não há mesmo qualquer problema.
    Concordam com este comentário: callinas
  11.  # 16

    Tem de tirar o funcionamento da resistência das horas de maior consumo
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 30 abril 2016

     # 17

    Em termos de consumo, as placas vitrocerâmicas ou de indução são muito piores que o termoacumulador...
  12.  # 18

    Obrigada a todos, parece que de facto é preciso fazer uma boa gestao do consumo.Uma pergunta um pouco à parte, mas uma bomba de calor pode substituir um TE ou precisa de outro apoio como um painel solar? Uma destas pode funcionar "sozinha"'para aquecimento das aguas sanitarias? http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_18176
  13.  # 19

    Sim tem modelo com serpentina de 270 litros. Mas isso deve ser coisa para 2000 euros, enquanto o depósito custa à volta de 1100 euros.
    Com mil euros já compra painéis solares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofiacosta
  14.  # 20

    Mas para utilizar uma bomba de calor para aquecimento de aguas é so preciso a bomba de calor? Ou mais componentes ?
 
0.0211 seg. NEW