Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Necessitava de uma ajuda. Foi-me oferecido um motor de tirar água marca EletroAlpha para as minhas regas. É um motor com cerca de 25 anos, uma cópia muito parecida com um motor EFACEC. Veio em mau estado exterior e lá me dediquei ao seu restauro. Meti vedantes novos nas falanges, oring novo assim como uma nova pintura. È um moto monofásico de 190v (para a corrente das aldeia) com 0.75hp.

Até aqui tudo bem, mas o problema é que o ligador cerâmico que fica dentro da caixa deve ter partido, e a pessoa fez as ligações com ligadores normais. Arranjei um ligador cerâmico que coloquei e respeitei as ligações que tinha sido feitas com os ligadores.

O motor tem 4 fios. 2 pretos e 2 azuis.

A ligação estava da seguinte maneira.

1- Um chante entre um preto e um azul que ligada a uma linha da tomada
    2- Um preto ligava a outro fio da tomada + o 2 fio do condensador
    3- O azul que sobrava do motor ligava a uma linha do condensador

Quando começa a trabalhar parece que fica 1 segundo em tensão e só depois arranca e trabalha a velocidade normal e ao ligar à tomada dá nesse segundo em que fica em tensão duas faíscas no ligador.

Peço ajuda para saber se as ligações estão bem feitas ou se é normal isto acontecer.
    Para finalizar, já comprei um condensador novo de 80uf (original era de 70 uf) pensado que seria do condensador, mas tudo está igual. Não notei qualquer tipo de diferença.

Obrigado pela ajuda
      Sem Título.png
  2.  # 2

Colocado por: EurikoPeço ajuda para saber se as ligações estão bem feitas ou se é normal isto acontecer.
    o condensador creio que é muito para um motor de condensador permanente, talvez daquí o suposto demorado arranque, mas nunca será instantâneo tem sempre um desfasamento de tempo.
  3.  # 3

Obrigado jorgealves

Mas o condensador é de origem. No condensador marca 80-60 uf 275 volts

Então pelo que percebo é normal este desfasamento de tempo entre o arranque e o trabalhar?
    Já viu várias eletrobombas em funcionamento monofásicas e todas elas ligam instantaneamente, é a primeira vez que vejo um motor que necessita de tempo para arrancar.

Mais alguma ajuda eraw
    vem vinda
  4.  # 4

Mas de quanto tempo estamos a falar?
    Segundos?
    Minutos?
  5.  # 5

É um segundo, segundo e meio.
    Parece que fica em tensão e depois arranca normalmente.
    Quando fica em tensão nesse segundo da duas faíscas no ligador e depois começa a trabalhar bem.

Ou seja, ao ligar faz isto.
    Tenho 2 eletrobombas uma pentax autoferrante e um motor rabor e quando os logo eles nem fazem faisca e o arranque é instantâneo.

É o primeiro momento motor que vejo a fazer isto.

O que queria saber era se é normal este atraso no arranque e estas caixas
  6.  # 6

Colocado por: EurikoQuando fica em tensão nesse segundo da duas faíscas no ligador

falha de aperto ou ligação neste ligador,

o momento motor é baixo logo demora uma fracção de segundo até arrancar.
  7.  # 7

OK obrigado. Pensei que eram as ligações eléctricas mal feitas. Mas se é normal fico mais descansado

0.0130 seg. NEW