Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Sou novissima nesta matéria e talvez daí o meu espanto.
    Ao principio até pensei... devo estar enganada mas... a ser assim se possivel digam-me como deve ser feito.
    Ao prencher o meu IRS na situação actual, modelo rosto, A e H tenho a receber 1100.00
    Estou a pensar alugar uma pequena casa que me poderá render anualmente 4.644.00 (5400.00 Rendas-756.00 Despesas).
    Colocando esta verba no simulador do IRS (Modelo F)... deixo de receber os 1100.00 Euros e ainda terei que pagar cerca de 1300.00 Euros?
    É possivel que por 4600.00 Euros tenha que pagar, (após o pagamento dos impostos autarquicos, IMI, etc..,) de imposto IRS 2400.00 Euros?
    Ficará o aluguer da habitação como resultante positiva para mim em 2200.00 Euros?
    Será verdade ou estarei enganada?
  2.  # 2

    Colocado por: ekaterinaÉ possivel que por 4600.00 Euros tenha que pagar, (após o pagamento dos impostos autarquicos, IMI, etc..,) de imposto IRS 2400.00 Euros?


    A taxa máxima de IRS é de 42%, pelo que não vejo como poderia pagar 47% apenas pela adição de 4664 Euros de rendimento.
    Claro que se a casa em questão é a sua actual habitação própria permanente, logo à partida perde o direito à dedução dos juros - o que só por si pode representar umas largas centenas de euros ...
  3.  # 3

    Não, a casa não é a minha habitação própria nem tem empréstimo bancário.
    Vivo em casa de um filho.
    O que acontece é que, este ano, preenchi os modelos acima citados e dos meus rendimentos, face à retenção na fonte verificada, o simulador das finanças diz que tenho cerca de 1100 Euros a receber.
    Como estou a pensar alugar a citada habitação por 450 Euros comecei a fazer contas ao que eventualmente receberia iliquido (5400 Euros). Deduzindo as despesas já hoje existentes (756 Euros) ficarei com os tais cerca de 4644 Euros.
    Peguei nestes valores e fui ao simulador onde tinha já registado os valores deste ano e acrescentei no citado modelo F o que acabo de descrever (Parcela a parcela).
    E, fiquei espantada. Não só perdia os 1100 Euros que o simulador diz que tenho a receber este ano como ainda teria que pagar mais 1300 Euros. É possivel? Estarei enganada?
    •  
      FD
    • 5 maio 2009 editado

     # 4

    Qual é a taxa que lhe aparece no resultado do simulador? (penúltima linha do lado esquerdo)

    Fiz aqui uma simulação rápida com os valores que indicou (sem qualquer outro tipo de rendimento) e teria a pagar 253,45€ de IRS (taxa de 13%).

    Se quiser, apague os seus dados pessoais (ou invente uns), grave a simulação num ficheiro e coloque-a aqui para podermos analisar.
    Em alternativa, quando vir o quadro com o resultado da simulação, escolha a opção imprimir no canto superior direito que deverá abrir no browser um ficheiro. Guarde esse ficheiro e depois anexe-o aqui a um comentário.
    Veja o exemplo que vou colocar em anexo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ekaterina
  4.  # 5

    Junto então a simulação sem a tal verba das rendas.
    Se a esta mesma simulação acrescentar o citado mod. F e no seu preenchimento colocar o valor iliquido das rendas (5400€) e as despesas (cond./Imi/Taxas Cam./Seg.)(756€) é que verifiquei que perdia os tais 1300€(simulador) - no real fui informada que só tenho direito a 1100€ - bem como ainda teria que pagar cerca de 1300€, ou seja, perdia 1300€ a que teria que somar mais cerca de 1300€ (2600€). Se aos 5400€ se tirarem os 756€ somente recebo 4644€. É por causa destes 4644€ que terei que pagar a taxa de 2600€?
    Penso que devo estar enganada em qualquer coisa.
    Pessoas minhas amigas também acham que não pode ser assim.
    Segundo uma delas que, ainda converte tudo em escudos, acha impossivel que o estado sobre 900 contos cobre 480 ou seja mais de metade.
    Isto acontecerá a todos os senhorios?
    É que estou com receio de alugar a casa pois que a ser verdade e em contabilidade de cozinha direi que se dos 1100€ que recebo tirar os 756€ das despesas da casa, devoluta, ainda recebo algum e não tenho problemas com inquilinos.
    Mas acho que devo estar enganada. Só por ter um apartamento, já totalmente pago por mim durante 25 anos (e com que sacrifícios), e por dele pretender tirar algum lucro terei que pagar tanto?
    Desculpem a maçada de velha.
  5.  # 6

    Junto ficheiro em imagem pois que depois de inserir em htm não consegui ver a imagem.
    Pode ser que assim se consiga ver.
    Desculpe
  6.  # 7

    Colocado por: ekaterinaJunto então a simulação sem a tal verba das rendas.


    Já agora, se puder coloque também a simulação com as rendas.
  7.  # 8

    Aqui coloco conforme solicitado
    •  
      FD
    • 6 maio 2009 editado

     # 9

    Diferença no rendimento global entre as duas simulações: 10.800€?!
    10.800€ é o dobro de 5.400€...

    Não estará a preencher esse valor em duplicado ou duas vezes em algum lado?
  8.  # 10

    O simulador - Anexo F - tem um quadro onde diz para colocar a freguesia, o tipo, a fracção e mais à frente diz para colocar a renda em valor iliquido.
    No ultimo quadro do mesmo anexo volta a solicitar a inserção do valor da renda.
    Será por isso que duplica?
    A ser assim onde deverá então ser colocada a verba referente às rendas?

    Buá, isto para preencher o dito IRS, vai lá vai.
    É preciso tirar-se um curso...
    •  
      FD
    • 6 maio 2009 editado

     # 11

    O quadro 6 (o último) é referente a sublocação, só o deveria preencher se estivesse a arrendar uma casa da qual era arrendatária, ou seja, um subarrendamento - arrendamento de um arrendamento.
    Apague esse valor e depois diga como é que fica. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ekaterina
  9.  # 12

    À 1ª vista, a diferença no total dos rendimentos das 2 declarações é de cerca de 10.800 Euros, e não os 5400 de que fala...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ekaterina
  10.  # 13

    Foi a primeira coisa que vi! Passou de um rendimento global de 18.744,30 para 29.544,30 (um acréscimo de 10.800,00).
    Não admiraria que pagasse mais 3.228,20 euros de imposto... :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ekaterina
  11.  # 14

    Okay...
    Já percebi!
    Porca miséria.
    Quem não sabe é como quem não vê.
    O meu sincero agradecimento pelos esclarecimentos.

    Ganharam uma fã.
    Virei ao forum mais vezes pois que... já fui aprendendo algumas coisas em outras discussões.
    Bem hajam
 
0.0190 seg. NEW