Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

li aqui no fórum, em alguns posts, que o preço por m2 para construção de uma moradia poderia ir dos 500€ aos 1000€, dependendo da imaginação, isto é materias.

A minha questão é outra: para um mesmo tipo de materiais numa moradia com 2 ou 3 pisos, a mesma área mas em térrea ficaria mais barata?

A questão é que tenho um terreno em vista e é muito grande, possibilitando a construção de moradia térrea. A minha dúvida é se compensa em termos económicos.
    Estaria a ocupar mais terreno mas se a casa ficar mais barata, poderá compensar.

E, já agora, poderá compensar em manutenção a médio / longo prazo, certo?

Agradeço desde já as vossas opiniões.
  2.  # 2

nao falou na questão mais importante de uma casa terrea......

e quando for velho, ve-se a subir 2 pisos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dsantos80
  3.  # 3

O PDM poderá também condicionar a área de implantação da casa (Área permeável, etc..)
  4.  # 4

Respondendo á sua questão, sim fica mais barato
  5.  # 5

Relativamente ao preço se a moradia for térrea ou de dois pisos, a diferença não é tão significativa quanto se possa pensar, pois caso tenha dois pisos, irá gastar mais em lajes de pavimento e acessos verticais, mas irá poupar na cobertura, em comparação com a moradia térrea, que terá uma maior área de cobertura (logo, gastará mais neste item, seja telhado ou plana), mas como é só de um piso, terá inevitavelmente mais sapatas e fundações, pois tem uma maior área de construção. Portanto, a diferença entre ambas não é significativa, o que é sim importante é a questão que o loverscout focou, de ter uma maior acessibilidade a toda a casa e, para isso, não há nada melhor que uma casa térrea.

Qualquer questão, disponha para o mail [email protected]
    Estamos cá para o auxiliar.

Atenciosamente, Hugo Benigno, arq.
    B E N I G N O . A R Q U I T E C T O S
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrcsMglhs, dsantos80
  6.  # 6

Colocado por: AMCPRespondendo á sua questão, sim fica mais barato

Não é assim tão simples, eu diria à primeira vista que ficará ao mesmo preço... mas cada projecto é um projecto.
  7.  # 7

Colocado por: AMCPRespondendo á sua questão, sim fica mais barato
    tem a certeza eu nao estou tao seguro,ja tem ai respostas de como nao e assim tao simples essas contas.
  8.  # 8

Se pensar apenas no que vai gastar, provavelmente pelas razões já apontadas, gasta menos numas coisas e gasta mais em outras.

Em termos funcionais e praticos não tenho duvidas que a casa térrea será melhor.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, tozepalma
  9.  # 9

Antes de mais, agradeço os vossos comentários.

Não ficando mais barata na construção, penso que pelo menos em termos de manutenção poderá ficar. Pelo menos deve ficar fácil para eu próprio poder fazer alguma manutenção, tipo pinturas, alguma coisa no telhado, etc, não precisando de grandes escadas ou andaimes.

E sim, na velhice (nossa ou dos nosso pais), é sempre melhor uma térrea.

Estando a apontar para um terreno grande, poderá ser uma boa opção. Se for mais pequeno, por questões de poupar o terreno para outras coisas, lá teremos que ter pisos.
  10.  # 10

Boa tarde,
    Aproveitando o tópico gostaria de colocar a seguinte questão:
    - Comprei um terreno com 850m2 que tem uma casa térrea de uns 120m2.
    Tenciono restaurar e ampliar para uns 160m2.
    Ela está habitável e o actual proprietário que lá estava a viver saíu recentemente. Mas é antiga. Por questão de gosto pessoal mas também conforto e isolamentos vamos alterar as áreas e os materiais incluíndo canalizações, electricidade..
    A grande questão é: Compensa mais mandar abaixo e fazer uma nova casa ou restaurar?

Obrigado.
  11.  # 11

Dependendo do estado da estrutura e da distribuição de espaços, é possível que compense manter e ampliar.
    Tem algumas fotos que possa mostrar ?
  12.  # 12

Colocado por: tiagotDependendo do estado da estrutura e da distribuição de espaços, é possível que compense manter e ampliar.
    Tem algumas fotos que possa mostrar ?

Sim, fotos aqui: https://www.dropbox.com/sh/f9xj8tlwegbbzgv/AAB1GztB8DTdfGT05ZYcMQjZa?dl=0
    (em que clicar em "No, Thanks.." se aparecer uma mensagem.
  13.  # 13

Você já cá andou com esta casa e estas fotos! porque não utiliza o seu tópico na vez de utilizar este que é de outro utilizador com outras questões diferentes das suas?
  14.  # 14

Colocado por: LuisPereiraVocê já cá andou com esta casa e estas fotos! porque não utiliza o seu tópico na vez de utilizar este que é de outro utilizador com outras questões diferentes das suas?

Peço desculpa, como o propósito da questão era similar aproveitei para colocar a questão pois as respostas poderiam ser úteis para todos os que visitam o post.
    Peço então desculpa ao utilizador pela interferência.

0.0176 seg. NEW