Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Crio este tópico mais em tom de desabafo do que outra coisa. Aqui há um ano adquiri um terreno na zona de Queijas (Oeiras) com cerca de 420m2 (mais tarde viemos a descobrir que afinal tinha mais 13m2). É permitida uma área de construção de cerca de 206m2 + cave + garagem/estacionamento (não pode ser fechado). Na altura, depois de conversas com arquitetos e empreiteiros, foi-nos dito que com 200.000,00 € era possivel construir já com acabamentos de qualidade média (seria uma média de custo à volta dos 800€/m2 para a área habitável e metade disso para a área não habitável, i.e., cave e garagem). Houve até quem nos disesse que com 650/700€ / m2 era possivel com qualidade média, mas apontámos para os 800€/m2 para estarmos "à vontade".

    Agora de projeto finalizado (área de construção 206m2, mais cave 70m2 + estacionamento 40m2 (com frente e lado "abertos") e já com vários orçamentos para construção em mãos, constatamos que o mais "baixo" ronda os 230.000,00€ (s/ IVA e s/ climatização). Acrescentando o IVA e a climatização, falamos de quase 300.000,00€...
    Os acabamentos são de qualidade média (ex., pavimentos até 30€/m2) e mesmo na estrutura se tentou poupar (ex., lages aligeiradas em vez de maciças).
    Mesmo considerando o valor sem IVA, dá um custo de cerca de 1000€/m2... Isto com materiais/acabamentos de qualidade média.
    E todos os outros orçamentos são superiores a isto! O mais alto é de 290.000,00€ sem IVA... (com IVA fica a módica quantia de 360.000,00 €...)

    Não sei se alguém que esteja na mesma situação pode partilhar a sua experiência. Mas parecem-me valores muito exagerados. Ainda por cima, tendo em conta que passou apenas um ano desde que me deram valores completamente díspares, e ainda o facto de falarmos de materiais de qualidade média.

    Muito obrigada
  2.  # 2

    Coloque os projectos se puder porque uma casa por exemplo com mais vidro é no geral mais cara, se a arquitectura for mais complexa também aumenta o preço e por ai adiante. Convnha ter uma ideia do projecto para lhe puderem dar uma ajuda melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelson__ricardo, madals
  3.  # 3

    É simples madals, basta ver as suas medições, materiais por definir, cozinha por definir, eletrodomésticos por definir, tipo de caixilharia por definir, medições de tubagens de esgotos e rede de aguas, rede de telecomunicações...não existem, e os empreiteiros não estão para medir, muitos nem o sabem fazer, não vele a pena o trabalho que dá para outros depois pegarem. É por isso que tem esses valores assim altos porque todos eles se defenderam com as indefinições do mapa de trabalhos e das medições, inclusive eu que lhe recomendei um excelente empreiteiro que trabalho com boa qualidade na casa dos 650 a 700€m2, mas que nunca poderia concorrer à obra com tantas indefinições, pelo que sei ele acabou por não lhe enviar o orçamento.
    Concordam com este comentário: Picareta, SG_arquitecto, Skinkx, Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  4.  # 4

    Colocado por: madalsAgora de projeto finalizado (área de construção 206m2, mais cave 70m2 + estacionamento 40m2 (com frente e lado "abertos") e já com vários orçamentos para construção em mãos, constatamos que o mais "baixo" ronda os 230.000,00€ (s/ IVA e s/ climatização).
    Cara madals.
    1) Os valores estão CERTÍSSIMOS! 206 x 800 + 70 x 600 + 40 x 400 = 222.800 euros (+ IVA). :-)
    E, para mim, isto são valores/m2 BAIXOS.

    2) Pelos vistos Você pediu orçamentos aos empreiteiros fornecendo-lhes o projecto de arquitectura, SEM um caderno de encargos com medições e materiais!!

    VOCÊ é, portanto, a responsável por abrir a porta a muitas liberalidades ("pavimentos até 30eur/m2" LOLOL!(*)) que são perfeitamente justificadas:
    - Você não se deu ao trabalho de escolher os materiais e mandar fazer um caderno de encargos com medições, portanto...
    - Os empreiteiros não se dão ao trabalho de fazer contas muito detalhadas.

    Temos aqui no Forum um eminente orçamentista cuja empresa se recusa a dar orçamentos para os pedidos que não venham com as medições feitas.

    3) Sugiro-lhe, fortemente, que recomece o processo de pedidos de preços, desta vez com um caderno de encargos claro (sem demasiadas/desnecessárias especificações técnicas), com TODAS as medições e TODOS os materiais (com marcas, modelos, referências, etc.)

    Peça aos empreiteiros para responderem à MESMA folha de Excel.

    Por um lado, ser-LHE-á mais fácil comparar os valores (por exemplo: quanto é que cada um deles cobra por "fornecimento e colocação de caixa de correio"),
    Por outro, será mais fácil aos empreiteiros DELIMITAR os valores dos trabalhos (só executarão o que está descrito, o que diminui o risco, e as discussões do que está e não está incluído no orçamento!), o que deverá levar a uma redução da margem de risco e, portanto, do preço final.

    Boa sorte!

    PS: A frase "pavimentos até 30eur/m2" não define absolutamente nada!!
    Se tiver de incluir a betonilha, o barramento, a mão de obra para o assentamento, o cimento-cola a cola e/ou a espuma, e/ou betumes, e/ou colar/ afagar/ betumar/ envernizar etc., não chega para o material propriamente dito.
    Concordam com este comentário: Picareta, sergio_pintas
  5.  # 5

    Foi entregue um mapa de quantidades elaborado pelo arquiteto a todos os empreiteiros. Os orçamentos foram todos obtidos com base no mesmo mapa de quantidades (penso que seja o mesmo que caderno de encargos).

    Colocado por: Luis K. W.Cara madals.
    1) Os valores estão CERTÍSSIMOS! 206 x 800 + 70 x 600 + 40 x 400 = 222.800 euros (+ IVA). :-)
    E, para mim, isto são valores/m2 BAIXOS.

    2) Pelos vistos Você pediu orçamentos aos empreiteiros fornecendo-lhes o projecto de arquitectura, SEM um caderno de encargos com medições e materiais!!

    VOCÊ é, portanto, a responsável por abrir a porta a muitas liberalidades ("pavimentos até 30eur/m2" LOLOL!(*)) que são perfeitamente justificadas:
    - Você não se deu ao trabalho de escolher os materiais e mandar fazer um caderno de encargos com medições, portanto...
    - Os empreiteiros não se dão ao trabalho de fazer contas muito detalhadas.

    Temos aqui no Forum um eminente orçamentista cuja empresa se recusa a dar orçamentos para os pedidos que não venham com as medições feitas.

    3) Sugiro-lhe, fortemente, que recomece o processo de pedidos de preços, desta vez com um caderno de encargos claro (sem demasiadas/desnecessárias especificações técnicas), com TODAS as medições e TODOS os materiais (com marcas, modelos, referências, etc.)

    Peça aos empreiteiros para responderem à MESMA folha de Excel.

    Por um lado, ser-LHE-á mais fácil comparar os valores (por exemplo: quanto é que cada um deles cobra por "fornecimento e colocação de caixa de correio"),
    Por outro, será mais fácil aos empreiteiros DELIMITAR os valores dos trabalhos (só executarão o que está descrito, o que diminui o risco, e as discussões do que está e não está incluído no orçamento!), o que deverá levar a uma redução da margem de risco e, portanto, do preço final.

    Boa sorte!

    PS: A frase "pavimentos até 30eur/m2" não define absolutamente nada!!
    Se tiver de incluir a betonilha, o barramento, a mão de obra para o assentamento, o cimento-cola a cola e/ou a espuma, e/ou betumes, e/ou colar/ afagar/ betumar/ envernizar etc., não chega para o material propriamente dito.
  6.  # 6

    Então o seu arquitecto esticou-se e não fez a casa à medida do que lhe disse.
    Ou você deixou-se levar... por já agora ponha este quarto maior... :)

    Se ainda está em projecto está numa boa altura para rectificar isso, desenhos, acabamentos, áreas, etc...

    200m de construção parece-me bem, cave 70 e garagem 40... precisa mesmo disso tudo?
  7.  # 7

    800+IVA assusta....mas pronto eu também acho que com 17euros/m2 euros se compra pavimento rectificado de boa qualidade, sendo assim pavimento a 30 euros para mim já é qualidade média alta.
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo, tozepalma
  8.  # 8

    Todos os empreiteiros preencheram a mesma folha de excel.

    O valor de 30€/m2 refere-se apenas ao material em si, sem incluir a colocação. Mas tudo isso está discriminado no mapa de quantidades.

    Considera portanto um valor de 1000€/m2 para uma moradia com materiais de qualidade média e para as áreas que indiquei um valor adequado???

    Colocado por: Luis K. W.Cara madals.

    Peça aos empreiteiros para responderem à MESMA folha de Excel.

    PS: A frase "pavimentos até 30eur/m2" não define absolutamente nada!!
    Se tiver de incluir a betonilha, o barramento, a mão de obra para o assentamento, o cimento-cola a cola e/ou a espuma, e/ou betumes, e/ou colar/ afagar/ betumar/ envernizar etc., não chega para o material propriamente dito.
  9.  # 9

    Colocado por: jorgferrColoque os projectos se puder porque uma casa por exemplo com mais vidro é no geral mais cara, se a arquitectura for mais complexa também aumenta o preço e por ai adiante. Convnha ter uma ideia do projecto para lhe puderem dar uma ajuda melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    Muito obrigada. Vou tentar anexar aqui as dimensões das janelas para se ter uma ideia. São bastantes.
  10.  # 10

    Colocado por: riscosÉ simples madals, basta ver as suas medições, materiais por definir, cozinha por definir, eletrodomésticos por definir, tipo de caixilharia por definir, medições de tubagens de esgotos e rede de aguas, rede de telecomunicações...não existem, e os empreiteiros não estão para medir, muitos nem o sabem fazer, não vele a pena o trabalho que dá para outros depois pegarem. É por isso que tem esses valores assim altos porque todos eles se defenderam com as indefinições do mapa de trabalhos e das medições, inclusive eu que lhe recomendei um excelente empreiteiro que trabalho com boa qualidade na casa dos 650 a 700€m2, mas que nunca poderia concorrer à obra com tantas indefinições, pelo que sei ele acabou por não lhe enviar o orçamento.
    Concordam com este comentário:SG_arquitecto,Skinkx,Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    desculpe riscos, mas não me recordo de me ter recomendado nenhum contacto. Estará a fazer confusão com outra pessoa? E não percebo quando fala em indefinições, teve acesso ao nosso projeto e mapa de quantidades?
  11.  # 11

    voce tem uma janela com 10 metros?
  12.  # 12

    não madals, peço desculpa pelo inequívoco... Queijas é assim tão grande que aparecem logo duas moradias ao mesmo tempo...peço desculpa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  13.  # 13

    Colocado por: riscosnão madals, peço desculpa pelo inequívoco... Queijas é assim tão grande que aparecem logo duas moradias ao mesmo tempo...peço desculpa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    Agora de repente já estava duvidar de mim própria!

    Já agora, se me quiser recomendar também o contacto do empreiteiro a mim agradecia :)
  14.  # 14

    Colocado por: loverscoutvoce tem uma janela com 10 metros?

    10,55X2,6=27,43 m2 xiça, grande vão (acho eu que nunca tive nenhuma moradia)
  15.  # 15

    Colocado por: loverscoutvoce tem uma janela com 10 metros?


    Não, não existe nenhuma com 10m. Mas tenho uma com quase 7m na sala... (está divida em 3 partes, 2 janelas e uma janela/porta). O anexo que coloquei tem outros detalhes que não são janelas, tem que ler apenas as linhas que referem "janela"
  16.  # 16

    Colocado por: madals

    Não, não existe nenhuma com 10m. Mas tenho uma com quase 7m na sala... (está divida em 3 partes, 2 janelas e uma janela/porta). O anexo que coloquei tem outros detalhes que não são janelas, tem que ler apenas as linhas que referem "janela"


    mesmo assim..... uma janela de 7 metros é um grande rombo no orçamento! alias quanto mais vidro tiver maior é o rombo.......

    eu tenho uma janela de 4 metros na sala, que so essa valia metade do orçamento total de caixilharia!
  17.  # 17

    Tem as medições bem definidas, com materiais em concreto? para quando seria o inicio da obra? envie-me o projeto e as medições detalhadas então para o meu email que está nos meus dados. obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: madals
  18.  # 18

    Colocado por: riscosTem as medições bem definidas, com materiais em concreto? para quando seria o inicio da obra? envie-me o projeto e as medições detalhadas então para o meu email que está nos meus dados. obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:madals


    Obrigada riscos. Enviei agora as plantas e o mapa de quantidades e mais alguns detalhes no e-mail.
  19.  # 19

    Colocado por: madalsConsidera portanto um valor de 1000€/m2 para uma moradia com materiais de qualidade média e para as áreas que indiquei um valor adequado???
    Não me choca absolutamente nada e, consoante o projecto, até pode ser baratíssimo.

    O preço de venda das moradias em Queijas vão dos 1.500eur/m2 (casas antigas, a precisar de obras) aos 4.000eur/m2 (moradias mais modernas).
  20.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.Não me choca absolutamente nada e, consoante o projecto, até pode ser baratíssimo.

    O preço de venda das moradias em Queijas vão dos 1.500eur/m2 (casas antigas, a precisar de obras) aos4.000eur/m2(moradias mais modernas).


    Nessas localidades na maioria das vez o que está a pagar (a preço de ouro) é a localização/terreno não são os acabamentos. Ali em Barcarena há lá umas moradias novissimas, estilo moderno com vidro por todo o lado que começaram a pedir 600 000 euros e agora vai em 400 000. Consta também que os que já compraram andam com mantas nas costas no inverno, lol.
 
0.0247 seg. NEW