Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A casa do meu pai tem a cozinha a pior cozinha do país, não só é muitíssimo feia como é ainda menos prática. Pretendo fazer uma remodelação/actualização com um orçamento o mais baixo possível.

    A cozinha tem +/- 18 m2, os móveis nem são bem de madeira são em tijoleira com as frentes em madeira, que devido aos anos que têm estão a desfazer-se. Estou na dúvida em relação à solução mais barata: retirar tudo o que é madeira e fazer à medida? Ou arrancar tudo e fazer de raiz? Comprar a cozinha em kit ou fazer à medida?

    Em relação à parede, de azulejos, estava a pensar colocar azulejos por cima pois sei que é viável e parece-me a solução menos dispendiosa. No chão estava a pensar fazer o mesmo, apesar de saber que o chão da cozinha ficaria mais alto que o resto da casa (o acesso à cozinha é por um corredor). Disseram-me que há uns azulejos mais finos que poderão ser utilizados e que na ligação ao corredor poderia colocar um perfil a rematar.

    Gostava de receber a vossa opinião em relação a prós e contras e também alternativas.

    Obrigada
      Cozinha.jpg
  2.  # 2

    Ora vamos por partes:
    1. Tem de substituir essa canalização, pelo menso até ao limite da intervenção, senão mais ano menso anao vai ter de partir tudo novamente...
    2.Aconselho a demolir as alvenarias que constituem os amario da cozinha. e tam´bem o apanha fumos, limpe isso tudo.
    3. revestimento de paredes. pode colar por cima com mosaico normal, não tem problema .
    4. revestimento de pavimento. Pode colar por cima, com mosaico normal, ( o extrafino é carissimo!!!), para resolver o problema do desnível, é facil, corta a porta os mm que forem necess´rios e mete um perfil de transição (este ficará por debaixo da folha da prota quando fechada)
    5. IKEA, Leroy, o que for, em kit, Palanifique a cozinha tendo em atenção as zonas de preparação e as instalações fixas existentes ( gas, exaustão, esgotos. janela, etc...) pode simular a cozinha e preço respectivo nos planificadores on-line.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMCardoso
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasOra vamos por partes:
    1. Tem de substituir essa canalização, pelo menso até ao limite da intervenção, senão mais ano menso anao vai ter de partir tudo novamente...
    2.Aconselho a demolir as alvenarias que constituem os amario da cozinha. e tam´bem o apanha fumos, limpe isso tudo.
    3. revestimento de paredes. pode colar por cima com mosaico normal, não tem problema .
    4. revestimento de pavimento. Pode colar por cima, com mosaico normal, ( o extrafino é carissimo!!!), para resolver o problema do desnível, é facil, corta a porta os mm que forem necess´rios e mete um perfil de transição (este ficará por debaixo da folha da prota quando fechada)
    5. IKEA, Leroy, o que for, em kit, Palanifique a cozinha tendo em atenção as zonas de preparação e as instalações fixas existentes ( gas, exaustão, esgotos. janela, etc...) pode simular a cozinha e preço respectivo nos planificadores on-line.

    1. CANALIZAÇÃO: concordo em absoluto. É prioritário.
    E, se calhar, as instalações de electricidade, gás e esgotos também deviam ser melhoradas (e reposicionadas).
    2. ALVENARIAS: concordo em absoluto na demolição. Nos dias de hoje é uma aberração.
    3. COLAR POR CIMA: Alto lá!! Pode ter problema, sim! Depende da qualidade da colagem dos azulejos actuais.
    4. PAVIMENTO: ok... Embora, muitas vezes, os mosaicos antigos "saltem" do chão com bastante facilidade.
    5. ARMÁRIOS. Há empresas que SÓ fazem cozinhas, e incluem o projecto na proposta de orçamento...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMCardoso
  4.  # 4

    Luis.... concordo ;) são mais opções...
    Mas isso só pode ser visto/ decidido inloco. E como a questão era com baixo custo...
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasE como a questão era com baixo custo...

    Varia, o que será para RMCardoso baixo custo?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 6

    Desde já agradeço as vossas sugestões.

    Quanto ao baixo custo... bem... é isso mesmo, o mais baixo possível pois não tenho disponibilidade para gastar dinheiro. Aliás, neste momento, tenho de saber por onde começar porque a "disponibilidade" :) não me permite fazer tudo de uma vez só.

    Em relação aos azulejos existentes, quer na parede quer no chão, devem ser mesmo bons (ainda que horríveis), pelas minhas contas devem ter quase 40 anos e nenhum saltou ou partiu até ao momento.
    Alguém me sabe dizer, mais ou menos, o preço da mão-de-obra para a colocação de azulejos? Ouvi há pouco alguém comentar que só de mão-se-obra para colocar azulejos em casa estão a cobrar-lhe quase 500€, e a casa em questão é minúscula.

    Pintar os azulejos da parede será viável? E até que ponto será mais barato?

    Agradeço as vossas opiniões.
  7.  # 7

    Colocado por: RMCardosoEm relação aos azulejos existentes, quer na parede quer no chão, devem ser mesmo bons (ainda que horríveis), pelas minhas contas devem ter quase 40 anos e nenhum saltou ou partiu até ao momento.

    Pintar os azulejos da parede será viável? E até que ponto será mais barato?
    Provavelmente foram colados com aguada de cimento...

    Se os azulejos estão mesmo BEM COLADOS à parede, tem outras opções:
    . Pintar é uma delas, e é muito mais barato.
    . Outra hipótese é barrar, pintar e envernizar (com verniz de dois componentes, se quiser um acabamento impecável).

    Colocado por: RMCardosoAlguém me sabe dizer, mais ou menos, o preço da mão-de-obra para a colocação de azulejos? Ouvi há pouco alguém comentar que só de mão-se-obra para colocar azulejos em casa estão a cobrar-lhe quase 500€, e a casa em questão é minúscula..
    Quanto mais pequeno, mais caro por metro quadrado...
    O preço do assentamento de azulejo poderá custar mais de 20,00 eur/m2 (+ IVA)

    (veja o link seguinte, que considera 10,00 eur/m2 para o azulejo: http://orcamentos.eu/azulejo-com-20x20cm-em-paredes-exteriores/)


    PS: os azulejos "finos" de que falou em cima, têm poucos padrões, não são lá muito bonitos, e são caros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMCardoso
  8.  # 8

    Obrigado Luis K. W.

    Peço desculpa pela minha ignorância, mas não percebo mesmo nada de obras, mas quando menciona "Outra hipótese é barrar, pintar e envernizar (com verniz de dois componentes, se quiser um acabamento impecável)" refere-se às paredes certo? A diferença em relação a pintar é muito grande? É que os azulejos da parede não são todos lisos, são lisos intercalados com azulejos com desenhos de flores que têm algum relevo.

    Na questão de pintar, foi a primeira ideia que me surgiu, mas houve duas os três pessoas que me têm dito que é quase tão caro como mandar assentar azulejo por cima e que que não compensa pois por causa das variações de temperatura na cozinha a tinta "descasca" passado algum tempo.

    Se eventualmente avançar para assentar azulejo na parede (ou até mesmo no chão), por cima do existente gostaria que optar por azulejos grandes (o maior que me agradar).

    Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões.
  9.  # 9

    Colocado por: RMCardoso"Outra hipótese é barrar, pintar e envernizar (com verniz de dois componentes, se quiser um acabamento impecável)" refere-se às paredes certo? .
    Certo! :-)

    Colocado por: RMCardosoA diferença em relação a pintar é muito grande? É que os azulejos da parede não são todos lisos, são lisos intercalados com azulejos com desenhos de flores que têm algum relevo..
    Sim. Barrar+pintar+envernizar é muito mais caro que simplesmente pintar. Talvez o dobro.

    Na minha cozinha, por exemplo, mandei barrar com microcimento colorido e envernizar a maior parte dos azulejos. Mas uma parte dos azulejos - os que estão mais longe da zona de fogão e lava-louça - os quais têm/tinham relevo, foram pintados a tinta acetinada.

    A pintura dos azulejos TÃO CARO como assentar azulejo por cima?!! LOL! Pode é custar quase QUATRO VEZES MENOS!
    Um pode custar uns 8 a 10 eur/m2. E outro, uns 30 a 40 eur/m2 (dependendo do custo do azulejo). Para além de que irá ter problemas com as espessuras dos azulejos em volta das portas, torneiras, tomadas e interruptores, etc.

    Seguem duas fotografias da minha cozinha:
    o cantinho dos pequeno-almoços (com azulejos pintados) e
    a cozinha (azulejos barrados a microcimento colorido, revestido a verniz) - quando ainda não tinha os armários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, RMCardoso
      20160211 cozinha canto do peq almoço_mini.jpg
      1110201 cozinha microcimento_mini.jpg
  10.  # 10

    Mais uma vez agradeço o seu comentário Luis K. W.
    Gostei do efeito da pintura dos azulejos na sua cozinha e estou seriamente a pensar avançar com essa opção.
    Também pesquisei na net sobre o microcimento (pensei nessa solução para o chão, e gostei dos resultados mas ainda ainda é caro. Vi um site que vende kits para 20m2 +/- a 500€+IVA (só o kit).

    Já agora, e dado que estou a pensar avançar com a pintura dos azulejos na parede, o que aconselha para a zona do fogão? Revestimento, qual?
  11.  # 11

    Colocado por: RMCardosoGostei do efeito da pintura dos azulejos na sua cozinha e estou seriamente a pensar avançar com essa opção.
    É a mais económica.

    Colocado por: RMCardosoVi um site que vende kits para 20m2 +/- a 500€+IVA (só o kit).
    Como está na moda, abusam. Eu (a minha empresa) comprou argamassas da Secil, juntou-lhe uns corantes, e foi aplicada por um estucador. Custou (com aplicação) cerca de metade disso.

    Colocado por: RMCardosoJá agora, e dado que estou a pensar avançar com a pintura dos azulejos na parede, o que aconselha para a zona do fogão? Revestimento, qual?
    Nessa zona "sensível" não pintei.
    Coloquei o tal "microcimento" com um verniz acetinado por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMCardoso
 
0.0126 seg. NEW