Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: zedasilvaSolução A + caleira de condensados, impermeabilização e drenagem.

Caro zé da Silva!
    Era essa ordem que estava a procura de compreender!
    Já agora, teria alguma imagem aí no seu arsenal de como esse sistema é corretamente aplicado?

Cumps!
  2.  # 62

Aproveitando o exemplo gráfico que o Bricoleiro adicionou, para evitar esse aparecimento de bolor que surge pela húmidade transportada pela laje, uma forma correta de evitar isso seria preencher essa parte que fica em contacto com a caixa de ar com isolamento? Formando um "U" na laje é isso?
  3.  # 63

Colocado por: dryfusAproveitando o exemplo gráfico que o Bricoleiro adicionou, para evitar esse aparecimento de bolor que surge pela húmidade transportada pela laje, uma forma correta de evitar isso seria preencher essa parte que fica em contacto com a caixa de ar com isolamento? Formando um "U" na laje é isso?

Pode tentar, mas não vai conseguir.

Ou aplica isolamento no pavimento e na parede interior, ou faz etics.

Se fizer na parede não pode ser permeável ao ar, nem usar perfis metalicos.
  4.  # 64

Colocado por: pc ferreira

Pode tentar, mas não vai conseguir.

Ou aplica isolamento no pavimento e na parede interior, ou faz etics.

Se fizer na parede não pode ser permeável ao ar, nem usar perfis metalicos.

Mas resolve com roofmate.
  5.  # 65

Colocado por: dryfusAproveitando o exemplo gráfico que o Bricoleiro adicionou, para evitar esse aparecimento de bolor que surge pela húmidade transportada pela laje, uma forma correta de evitar isso seria preencher essa parte que fica em contacto com a caixa de ar com isolamento? Formando um "U" na laje é isso?

Eu tenho pesquisado muito sobre este tema

http://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/index.php?module=nivs&id=17
    Concordam com este comentário: dryfus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dryfus
  6.  # 66

fonte: http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/2760/1/DM_JoseOliveira_2011_MEC.pdf

Lamento a formatação de texto.

Mais uma vez: Não estou a dizer mal do ETICS. Considero-o bastante bom, no entanto não é perfeito.
  7.  # 67

Tenho um tópico algures sobre este tema pois foi uma das grandes dúvidas que tive.
    Optei pela parede dupla em quase toda a casa.
    Voltava a fazer a mesma escolha?
    - Pelo trabalho que implicou e atenção que tive de dedicar à obra nessa fase (os trabalhadores NUNCA tinham feito uma solução de parede dupla minimamente correcta), NAO. Não sabem fazer, e só tive foi a sorte de ter dado com trabalhadores/encarregado disponiveis e com interesse em fazer bem. Senão tinha sido uma guerra!
    - Por outro lado tenho visto sucessivos casos de aplicações de ETICS, que me levam a pensar que que teria na mesma que dedicar essa atenção para que as coisas ficassem bem feitas! Ou contratar o Dias! :)
    OU seja, continuo com todas as dúvidas! Ou então nao: os dois servem bem, desde que bem executados.
  8.  # 68

Colocado por: Bricoleiro

Mas resolve com roofmate.

Ou não?

E onde?
  9.  # 69

Colocado por: pc ferreiraSe fizer na parede não pode ser permeável ao ar

Porquê? Os isolamentos não são permeáveis ao ar? A guerra nas tintas para permitir respirar as paredes perdia todo o sentido então.

Colocado por: pc ferreira

Ou não?

E onde?

Não é possível aplicar roofmate sobre a laje com cola e revestimento final em cima?
    Ou isolar apenas a laje em contacto com a parede em cima e em baixo já não deixa passar.
  10.  # 70

É complicado para quem aplica ou revende sistema ETICS dizer que é melhor, pois estamos a defender o que fazemos.

No entanto pegando em tudo o que o Anonimo16062021, e não só disse... E já tivemos aqui desencontro de ideias com o Anonimo16062021, por isso não é defender ninguém, mas nós que estamos nessa área não estamos por acaso. Se a mesma não demonstrasse ter vantagens que superam essas coisas mencionadas já teríamos de deixar de apostar no sistema.

Como o Anonimo16062021 disse e muto bem, não existe apenas ETICS com EPS. E vamos pensar muito simplesmente. O sistema ETICS é o único que lhe faz o corte directo com o exterior. Não estou a dizer que a solução tradicional, caixa de ar etc.. etc.. não cria o mesmo efeito... claro senão não se fazia.

A questão é que se nós podermos colocar um casaco por fora não o iríamos colocar a meio do corpo.

Tem fragilidades? Tem sim, mas seja em questão de coeficiente de transmissão térmica U, inércia térmica, não acredito que consigam o mesmo resultado no tradicional que com o ETICS.

Claro estou a vender o meu peixe mas...
  11.  # 71

Muito bem, vamos por partes então!

Partindo desse principio, e adicionando ainda mais problemas à receita!

Faço parede dupla, tenho a opção A como falaram ser a melhor, na laje aplico o isolamento no chão com materiais próprios para isso para evitar essa humidade e faço o mesmo na parte de baixo da laje, agora surgem duas dúvidas!

1) ao fazer isso, tenho de impermeabilizar bem e colocar um sistema para correta drenagem, a parte que vai drenar se entrar em contacto com o isolamento não poderá afetar a funcionalidade do mesmo? Sei que é impossível o isolamento ficar em um "vácuo" em que nada lhe toque, mas ainda assim....

2) considerando que tenho de drenar a água para algum lugar, é possível em paredes duplas correr por dentro delas todos os tubos que façam referência a essa drenagem? Por exemplo, por dentro das paredes duplas correr só essa tubagem que vai direcionar até o ponto de escoamento para o exterior da residência ou para a caixa de esgoto mais próxima ou tenho de, obrigatoriamente, usar na mesma o tubo de descaidad para isso? Não sei se fui muito claro aqui...

Já agora, fantástico o link moimeme! Ainda não consegui ver com detalhes mas agradeço muito a informacao!
  12.  # 72

E também, já que é para colocar dúvidas!

No caso dos etics, o que vou falar, por favor, tenham pena de minha pessoa que assim como muitos que cá andam eu estou a procura de toda informação possível, nao existe uma massa, tipo "reboco", acho que dão o nome de grafite ou algo desse género, que seria uma componente do sistema que tem a função de isolante? Não se pode aplicar isso em uma parede de tijolo normal no sistema de caixa de parede dupla? "misturar" os sistemas por assim dizer...

Outra dúvida, nesse caso, sobre o bloco térmico, considerando o seu efeito, como fazem para embutir os canos na parede? Por que ao partir o bloco ele não vai perder seu efeito térmico? Quando colocarem massa para o chumbar na parede? Sei que existem massas próprias para isso, creio ter sido o próprio Sr. Dias que colocou uma imagem dessa massa, em uma situação que uma parede em pladur não seja viável, como fariam?

Cumps!
  13.  # 73

Colocado por: Bricoleiro

Porquê? Os isolamentos não são permeáveis ao ar? A guerra nas tintas para permitir respirar as paredes perdia todo o sentido então.

Não é possível aplicar roofmate sobre a laje com cola e revestimento final em cima?
    Ou isolar apenas a laje em contacto com a parede em cima e em baixo já não deixa passar.

Porque imagine que o ar tem humidade relativa!
    Imagine essa humidade relativa que entra em contacto com a superfície fria! Fica água líquida que se transforma em fungos...

Edit: segunda questão o acabamento directo sobre o xps:

Ou usa painéis compositos ou tem que aplicar uma betonilha de distribuição de carga sobre o xps, para posteriormente aplicar o acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  14.  # 74

Colocado por: Anonimo16062021

O isolamento térmico de uma parede dupla não deverá preencher a totalidade da caixa-de-ar,sendo aconselhável a permanência de um espaço de ar junto ao pano exterior da parede,que tem por função contribuir para a secagem e drenagem de humidades que podem eventualmente existir neste espaço e com origem em infiltrações pelo pano exterior ou em condensações do fluxo de vapor interior-exterior.Para cumprir o seu objectivo,este espaço deve estar drenado,ventilado e limpo,não constituindo depósito de argamassa ou quaisquer outros detritos

Também já li isso algures na net e sei que é assim que deve ser feito.
    No entanto qual é a diferença entre etics e isso? O etics também é directo encostado na parede não fica lá espaço nenhum para respirar.
  15.  # 75

Colocado por: Anonimo18072022A
    E as tintas usadas para revestimento final em sistemas de parede dupla não são?
    Existem muitas marcas de Etics com revestimento com excelente comportamento à proliferação bacteriologia.

E?

Nada é perfeito.

Só não concordo com a parte do "ventilado".

mas no final de contas o que o autor do tópico quer saber é qual o mais à vantajoso no preço qualidade,,agora começamos a dizer que o etics também tem revestimento anti essas algas,mais na vez de xp usa-se um melhor e mais resistente contra os pássaros,mas afinal daqui a pouco a opção etics vai ficar uma fortuna vs alvenaria com isolamento e caixa de ar!!
  16.  # 76

Tenho um construtor que me está a propor falar com o eng para fazer da seguinte maneira:
    ETICS 6cm+Tijolo termico da perceram 18cm+Reboco interior. Diz que fica ao mesmo preço da parede dupla com wallmate e é muito melhor. não sei se devo sequer propor isto ao eng ou não visto que tudo me atrasa...
  17.  # 77

Colocado por: moimemeTenho um construtor que me está a propor falar com o eng para fazer da seguinte maneira:
    ETICS 6cm+Tijolo termico da perceram 18cm+Reboco interior. Diz que fica ao mesmo preço da parede dupla com wallmate e é muito melhor. não sei se devo sequer propor isto ao eng ou não visto que tudo me atrasa...

Esse tijolo da Preceram acho que é de 19 :)

Editado: já agora é uma solução vista em moradias nos arredores de Lisboa
  18.  # 78

Está visto que no projecto está parede dupla, com que medidas?

Tijolo térmico podia ser de 25, não?
  19.  # 79

Colocado por: moimemeETICS 6cm+Tijolo termico da perceram 18cm+Reboco interior.

E como faz na zona dos pilares que devem ser de 25?
  20.  # 80

Colocado por: zedasilva
    E como faz na zona dos pilares que devem ser de 25?

Ze ali no meu bairro há uma que tem uma coisa deste tipo: largura sei la uns 1m ou 1,5 de largura do pilar por os tais 19. É qualquer coisa assim

0.0254 seg. NEW