Boa tarde, venho aqui expor a minha situação para saber se alguém me pode ajudar visto não não poder recorrer a mais nada. Comprei casa em 2003 com o meu companheiro da altura, nunca casamos e separei me dele em 2006 tive de sair de casa pois ele não saia. Ficou ele com os encargos da casa até a data, há 4 anos que pago imi e tarifação de esgotos pois a casa continua no nome dos dois. Para chegar á fala com ele tive de recorrer a um tribunal e pedir apoio jurídico , pois ele não quer vender a casa, ficou acordado que eu passaria a casa para nome dele sem receber um cêntimo mas o banco exonerava-me do empréstimo.
Fui ao banco começar a tentar resolver a situação.O banco aprovou que o empréstimo poderia passar para o nome dele só e eu saia, mas andei nisto quase 3 anos para trás e para a frente a gastar dinheiro com certidões etc, eu sempre pedi e exijo visto o meu ex não ser de confiança fazermos a exoneração e aditamentos á escritura e simultâneo. O millennium recusa fazer em simultâneo não percebo porquê, e exige que eu passe primeiro para o nome dele a casa, eu obviamente recuso,porque não é seguro, ele ou o banco podem de repente mudar a situação e depois fico sem casa e com nome agarrado ao ao emprestimo o meu advogado tb me aconselhou a não fazer isso. E tb vim a saber que o meu ex acrescentou 10 anos ao empréstimo sem o meu conhecimento ou assinatura, para lhe baixar a prestação, por isso nem ele nem a instituição são de confiança.
Resta-me seguir com divisão de coisa comum, a casa ser posta à venda pelo tribunal e andar anos e anos nisto que nem sei o que me espera agora.
Preciso de conselhos por favor, ou informações úteis de leis que eu possa vir a usar ou fazer algo.