Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu e o meu marido vamos construir uma moradia na zona de Leiria e surgiu-nos uma dúvida. A minha casa é de estilo clássico- tem beirado à portuguesa, cantarias, etc... Eu gostava muito que as janelas fossem colocadas ao centro da parede pois não gosto mesmo de ver as janelas colocadas à face de dentro, mas o meu marido é "obcecado" pelo isolamento térmico. Nós vamos ter parede dupla com caixa de ar e XPS de 6cm, com tijolo térmico na fase exterior. Será que é assim tão prejudicial colocar as janelas ao centro da parede já que também temos o isolamento no meio da parede?
  2.  # 2

Eu tb sou como o seu marido "obcecado" pelo isolamento termico.

Mas acho que podem conjugar as duas opiniões.
    A caixilharia em baixo fica assente em duas pedras separadas na zona da caixa de ar, com a caixa de estore se for caso disso a trabalhar do lado de fora.
  3.  # 3

Essas questões tem de colocar ao autor do projecto de arquitectura, ou então ao coordenador de projectos e ter em atenção o que prescreve o autor do projecto termico.

De qq maneira já me parece mal ter parede de alvenaria dupla com caixa de ar e ainda o ETICS... além disso ainda aplicam um bloco termico no pano exterior...
    Autêntico desperdicio de recursos....
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 4

isto nem se trata de poder ou não poder, é mesmo desperdício.
    é pena que ao encomendar os projetos quaisquer 500 paus a mais sejam uma dor de cabeça.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  5.  # 5

Parece-me que o que foi colocado na descrição da Anabela é que o pano exterior de alvenaria será em tijolo térmico e o isolamento térmico na caixa de ar será XPS de 6 cm e tijolo normal pelo interior.

www.gabineteop.com
  6.  # 6

e?? não bastaria um tijolo normal de 15 cm?? já reparou OP que um tijolo térmico mesmo que seja de 20 vai engrossar bastante aquela parede e como isso se vai refletir quer nas áreas quer na quantidade dos acabamentos?
    porque é que não se pede simplesmente ao autor do projeto de térmica que faça o calculo e defina algo eficiente e razoável?
  7.  # 7

Colocado por: marco1e?? não bastaria um tijolo normal de 15 cm??

Isso só o autor do projecto térmico é que deverá saber. O que não me pareceu é que houvesse uma parede dupla e ainda etics pela descrição feita.
    O incremento de espessura das paredes exteriores ( que tambem podia ter sido feito sem tijolo térmico ) até pode ter sido prepositado no projecto de arquitectura.

www.gabineteop.com
  8.  # 8

Colocado por: marco1porque é que não se pede simplesmente ao autor do projeto de térmica que faça o calculo e defina algo eficiente e razoável?
  9.  # 9

Colocado por: marco1não bastaria um tijolo normal de 15 cm?? já reparou OP que um tijolo térmico mesmo que seja de 20 vai engrossar bastante aquela parede e como isso se vai refletir quer nas áreas quer na quantidade dos acabamentos?

No meu projecto inicialmente estava previsto parede dupla com pano exterior de 15cm e interior de 11cm, mas acabei por optar por parede dupla com pano exterior de 20cm e interior de 9cm. A razão muito simples é que assim o XPS foi aplicado todo corrido, sem necessidade de andar a contornar os pilares que eram de 25cm. Passaram-se os pilares para 20cm, ficando com a mesma largura que o tijolo de 20.
    Obviamente que estas alterações foram aprovadas pela fiscalização e pelo projectista.

Isto tudo para dizer que o facto do pano exterior ficar com 20cm, isso não quer dizer obrigatoriamente que a parede tenha que ficar muito mais larga.
    Se comparar-mos no meu caso:

Inicialmente no projecto: 15 + cx 3 + XPS 6 + 11 = 35
    Em obra: 20 + cx 3 + XPS 6 + 9 = 38
  10.  # 10

pois mais pelo menos 3.5 para acabamentos isso vai aos 41.5
    também não percebo porque é que a caixa de ar para alem do xps de 6 ainda tem 3 de ar, ou seja bastava um ou dois no máximo.
  11.  # 11

Colocado por: marco1também não percebo porque é que a caixa de ar para alem do xps de 6 ainda tem 3 de ar, ou seja bastava um ou dois no máximo.

Porque com 1 ou 2cm existe o risco da argamassa da junta do tijolo ficar em contacto com o isolamento.
  12.  # 12

e se executar 1º a parede de fora,? alias como deve ser bem feito?
    também não tenho a certeza mas acho que já li algures que a caixa de ar resultante não deve ser superior a 2 cm, não vou afirmar com certeza absoluta mas tenho essa sensação.
  13.  # 13

Colocado por: marco1alias como deve ser bem feito?

Parede interior
    caleira impermeabilizada na base
    aplicação do isolamento encostado à parede interior
    parede exterior
  14.  # 14

pois mas onde eu queria chegar era que bem feito é fazer 1º a parede exterior depois meter uns calços, fixar o xps e depois este serviria como cofragem para a parede interior, garantindo assim quase 100% que não havia argamassas caídas para o lado da caixa de ar. numa obra que acompanhei foi assim que foi feito e até por exigência do DO
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 15

Colocado por: Gabinete OPO que não me pareceu é que houvesse uma parede dupla e ainda etics pela descrição feita.
    O incremento de espessura das paredes exteriores ( que tambem podia ter sido feito sem tijolo térmico ) até pode ter sido prepositado no projecto de arquitectura.

Certo.
    Mas nesse caso o caixilho terá de ficar alinhado com o XPS no interior da parede... ficando sensivelmente a meio...

PS: Mas não foi isso que depreendi.

0.0165 seg. NEW