Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Sou proprietário de uma casa no interior, situada numa zona de grandes amplitudes térmicas - mínimas de 0º e máximas até 40º - e preciso substituir o telhado, pois o actual, em telha Marselha e assente em barrotes de madeira, chegou ao fim de vida...
    Em contacto com o empreiteiro que me costuma fazer as obras, o mesmo propôs-me uma solução que passa pela aplicação de estrutura em aço leve e aplicação de painéis sanduíche sob a telha.
    Gostaria de saber a V/opinião sobre os seguintes aspectos:
    1-Painéis: Há de vários materiais, sendo que os de lã rocha estarão excluídos em detrimento dos de poliuretano, por razões ambientais?
    2-Optando pelos de poliuretano, qual a espessura indicada, tendo em conta que não vou utilizar o sótão? Ps: A casa tem estrutura interior em betão (2 placas) e paredes maioritariamente em xisto, largas...;
    3-A fixação das telhas pode ser efectuada sobre ripas assentes nos painéis, ou é recomendável aplicar sub-telha entre os painéis e as telhas? O empreiteiro tem a opinião de que não é necessário, pois constitui um gasto desnecessário...;
    4-Optando pela não colocação de sub-telha, onde são fixadas as ripas em metal para fixação das telhas? Tenho medo que sendo "aparafusadas" nos painéis contribua para a sua deterioração...;
    5-Colocando sub-telha, onde é a mesma fixada, nos painéis?

    Agradeço toda a ajuda que me possam disponibilizar.
  2.  # 2

    É pena se optar por essas alternativas, a casa vai perder toda a traça original.
    Pode colocar umas fotos?
    Concordam com este comentário: Gonç@lo
  3.  # 3

    Colocado por: 21papaleguasÉ pena se optar por essas alternativas, a casa vai perder toda a traça original.

    E não só!
    Pergunte ao seu empreiteiro o que vai ele utilizar/fazer, quanto ás condensações que existirão!
  4.  # 4

    Meta o isolamento termico directamente sobre a laje de tecto. pode ser XPs, com 8cm, pode ser la de rocha ou de vidro com papel kraft com minimo 12cm.
    Refaz a estrutura principal do telhado em LSF (parece-me bem) mete uma subtelha, ripa em aço galvanizado ou madeira tratada e reveste com telha marselha nova.

    PS: E esquece o painel em sandes ;)
    Concordam com este comentário: AMCP, C.Silva
  5.  # 5

    Pois, realmente a consulta a artigos do fórum aponta no sentido da existência de condensações com esta opção de construção, o que se pretende evitar a todo o custo.
    Quanto à traça da casa não haveria problema, pois os painéis ficariam debaixo das telhas...
    Antes de mais quero pedir desculpa, pois não domino a linguagem técnica desta arte da construção.
    Assim, pondo de lado a opção dos painéis, a opção certa passará pela solução de estrutura em vigas (?), de cimento, placa de isolamento térmico, sub-telha e ripas metálicas para apoio das telhas, é isso?
    Algumas questões:
    1-Entre a superfície plana onde estão as vigas e as placas de isolamento térmico é aplicado algum impermeabilizante?
    2-Qual o tipo de isolamento térmico - composição e espessura, tendo em conta dos dados que forneci, ou seja, grandes amplitudes térmicas;
    3-Mesmo com esta opção "clássica" é necessário instalar sistema de ventilação do sotão? Se sim, qual o mais simples?

    Agradeço a V/colaboração, pois não quero gastar dinheiro à toa e ficar com problemas às costas...

    Obrigado.
  6.  # 6

    Não. faça em LSF ( estrutura metalica ligeira) como descreveu. isso está ok.
  7.  # 7

    Colocado por: ahramislgumas questões:
    1-Entre a superfície plana onde estão as vigas e as placas de isolamento térmico é aplicado algum impermeabilizante?
    2-Qual o tipo de isolamento térmico - composição e espessura, tendo em conta dos dados que forneci, ou seja, grandes amplitudes térmicas;
    3-Mesmo com esta opção "clássica" é necessário instalar sistema de ventilação do sotão? Se sim, qual o mais simples?


    1. Não é preciso. se leva sub-telha sob as telhas não precisa nada disso.
    2. Já tinha descrito acima.
    3. Não.
    Concordam com este comentário: C.Silva
  8.  # 8

    Bom dia,

    caso pretenda ver uma solução como a que lhe foi proposta, veja o link que lhe envio abaixo.

    https://forumdacasa.com/discussion/10125/2/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/
  9.  # 9

    Colocado por: speedsteer
    caso pretenda ver uma solução como a que lhe foi proposta, veja o link que lhe envio abaixo

    Em vez das chapas sanduiche, que ganham condensações interiores, porque não optam por subtelha? alem de mais barato não ganham aquelas berbulhinhas
    a pingar para as placas/forros?
  10.  # 10

    Colocado por: C.Silva
    Em vez das chapas sanduiche, que ganham condensações interiores, porque não optam porsubtelha? alem de mais barato não ganham aquelas berbulhinhas
    a pingar para as placas/forros?


    No caso em concreto não existem condensações, pois o painel sandwich, não está em contacto directo com o exterior.
  11.  # 11

    Colocado por: speedsteernão está em contacto directo com o exterior.

    mesmo assim é arriscado, em 2010 havia pouca experiencia sobre esse material ou seja, poucos sabiam que as chapas sanduiche criavam humidade inferior!
    A partir do momento em que comecei a perceber isso, fiquei com uma certa aversão ás mesmas, desde que não seja possivel saídas/entradas de ar!
 
0.0127 seg. NEW