Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apesar de não ter ainda nada definido e nada adjudicado, já começamos a ter umas ideias para discutir com o arquiteto que fará o projeto da moradia. Assim, venho colocar uma questão a arquitetos, perguntando de faria sentido o seguinte:

    Gostaria de ter uma sala que se pudesse fechar, de forma a conseguir aquecer e manter o calor mais facilmente, mas ter um pé direito duplo (ideia do meu marido).

    Numa casa de familiares que conhecemos, e que na sala tem um pé direito duplo, tem as escadas incorporadas na sala que dá acesso aos quartos e tem uma mezzanine.

    Ora a nossa ideia seria colocar as escadas para o piso de cima fora da sala, mas ter uma parte desta com pé direito duplo, dando um pouco mais de amplitude à sala, mas este teria que estar fechado.

    Será que fará sentido esta ideia?
  2.  # 2

    Do ponto de vista estritamente funcional, tendo duplo pé-direito, será mais difícil aquecer o espaço e mantê-lo quente, devido à natural subida do ar quente.
    Já no verão poderá ser mais fácil arrefecer por facilitar a dissipação do ar quente.
    Depois poderá controlar-se melhor estes efeitos com o posicionamento cuidado dos vãos nos dois pisos de modo a tirar partido da exposição solar e dos ventos predominantes.
    Quanto maior for o volume de ar mais difícil será controlar a temperatura do mesmo.
    É uma questão de gestão de compromissos,. Talvez possa considerar uma zona de pé direito mais reduzida que valorize a sala sem comprometer muito o controlo da temperatura, por exemplo.
  3.  # 3

    Mas a questão é se faz sentido o pé direito não levar a lado nenhum e ser fechado.
  4.  # 4

    Possivelmente dará outra escala e dignidade à sala. Como vê no caso dos seus familiares, confere outro "ambiente" ao espaço.
    Se bem utilizado pode qualificar bastante um espaço, valorizando-o.
    Depois uma janela ou um apontamento algures (ter o sol a entrar na diagonal a poente, ou outra situação) pode transformar ainda mais o espaço.

    Em tempos tive um projecto com uma situação dessas numa cozinha com uma parte com tecto mais elevado com uma abertura junto ao tecto e uma janela orientada a poente próxima dessa abertura. Ao fim do dia entraria sol directamente na cozinha através desta abertura e tornaria o espaço todo dourado.

    O que não faltam são exemplos de situações desse género. É uma questão de compromisso, entre o resultado esperado, custos, funcionalidade, etc...

    Veja imagens de obras do Alberto Campo Baeza por exemplo (JANUS HOUSE, Turégano house...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, PapoilaVerde
      P1140464.jpg
  5.  # 5

    Uma nova ideia surgiu. Será possível fazer numa parte da sala um pé direito (em vez de duplo), um e meio, em que por cima deste levasse um terraço?

    A cobertura da casa estaria por cima do 1º piso, mas este terraço estaria a uma altura intermédia entre o 1º piso e a cobertura. Como seria o acesso?
 
0.0113 seg. NEW