Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alô!

    Tenho o grosso da planta definido, resta-me algumas incertezas onde apreciaria a vossa opinião.
    - Somos um casal com uma filha e a coisa deve ficar por aqui;
    - A planta tem 2 suites e 2 quartos; e
    - Pretendo encontrar um equilíbrio entre o compromisso de fazer uma casa a nosso gosto, mas também de a fazer com valor de mercado caso um dia decida vender.

    Dito Isto,
    - Temos dúvidas se faz sentido ter 4 quartos, pois a única intenção de os ter é acreditar que numa futura venda traga mais valor. No entanto dois dos quartos são na minha opinião pequenos, mas não posso aumentar áreas, pois o custo expectado da construção está no orçamentado;
    - Caso opte por ter 3 quartos a ideia seria o bloco da suite 1 "entrar" mais para dentro da casa, eliminando o quarto de 12.48m2, dos quais, metade seria poupança e a outra metade seria para aumentar o closet e wc da suite 1 e o outro quarto de 12.09m2; e
    - Ainda não adquirimos o terreno mas temos na zona alguma facilidade de o escolher com quase todas as orientações solares possíveis. Aqui também gostava de ter a vossa opinião. Sabendo que a frente apanha sala+suite2 e a traseira sala jantar+suite1.

    De resto critiquem à vontade que agradeço!
      planta_01.jpg
  2.  # 2

    piso 1
      planta_02.jpg
  3.  # 3

    mas estas plantas são já para um terreno especifico ou é um projeto sem terreno??

    onde é o norte??
  4.  # 4

    Marco1,

    projecto sem terreno.

    o norte será onde eu quiser ;)
  5.  # 5

    Colocado por: SemFigurasMarco1,

    projecto sem terreno.

    o norte será onde eu quiser ;)


    MT,. Difícil.
    Terreno sem programa e programa sem terreno.

    Cmps!
  6.  # 6

    Gostei da ideia de construir de maneira a que ter algo desejado, com segurança, conforto, etc mas com áreas ajustadas e com preço ajustado a que em caso de venda (que pode ocorrer por diversos motivos) salvaguarde os valores despendidos.
    Tenho as minhas dúvidas que uma T4 com o acréscimo de preço que daí advem seja mais procurada que uma boa T3, mas isso dependerá da zona.
    Projecto sem terreno? Com esta não estava eu a contar e acho que mais à frente verá que começou mal.
    Opinião de quem vendeu 3 imóveis em 2015 e prepara-se agora para construir a sua nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
  7.  # 7

    O terreno é um não caso, pois a construção será num condomínio fechado onde existem dezenas de terrenos à venda, todos com uma tipologia semelhante.

    A única questão será mesmo escolher um que se adeque mais à orientação solar que seja mais favorável.

    Estarei a pensar mal?
  8.  # 8

    Terá sempre de ter cuidado com o alçado exposto a Norte.
    Também pode optar por fazer 3 quartos e um escritório, onde é o quarto mais pequeno.
    A escada que está representado não me parece que tenha degraus suficientes para chegar ao 1• andar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
  9.  # 9

    Colocado por: SemFigurasprojecto sem terreno.

    Se não tem terreno é contraproducente estar a produzir/ pensar em qq tipo de detalha além do programa base.
    Contrate um Arquitecto e desenvolva como este um projecto á medida do terreno e dos vossos objectivos .
  10.  # 10

    Comentando unicamente a planta (mas concordo com as restantes opiniões - não sei até que ponto o analisar a planta antes de ter terreno não será "colocar a carroça à frente dos bois", apesar de perceber a sua intenção), há duas situações que me chamaram atenção:

    - não tem ligação entre a garagem e a casa, de uma forma directa? (se colocar o carro na garagem tem de sair pelo portão)
    - tem 4 quartos no 1º piso, mas não tem nenhum quarto (ou divisão que possa transformar num) no r/chão? (em caso de problemas de saúde, tem de andar a subir escadas)?

    Assim rapidamente foram as duas primeiras situações que me chamarem a atenção....
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se não tem terreno é contraproducente estar a produzir/ pensar em qq tipo de detalha além do programa base.
    Contrate um Arquitecto e desenvolva como este um projecto á medida do terreno e dos vossos objectivos .


    Pedro,

    A planta foi desenvolvida por um Aquitecto.

    A minha intenção é tão somente retirar outras opiniões sobre a planta.

    Em relação ao terreno o único problema que vejo é os envidraçados por causa da exposição solar.

    Eu na parte da frente e traseira da casa não quero fazer alterações aos envidraçados. Poderia colocar ou retirar nas laterais consoante a exposição solar do terreno que escolher. Uma das dúvidas que tenho é que no layout que tenho, preciso de ganhos solares tanto na frente da casa como na traseira e não me consigo decidir que terreno comprar tendo em conta a orientação solar.

    Compro sul para as traseiras? fico com os vidros todos da frente virados a norte..nhaa
    estava a pensar ter sul para o lado esquerdo da casa e colocava vidros desse lado e assim teria de manha sol na sala e à tarde sola nas traseiras... faz sentido?
  12.  # 12

    Colocado por: WallyComentando unicamente a planta (mas concordo com as restantes opiniões - não sei até que ponto o analisar a planta antes de ter terreno não será "colocar a carroça à frente dos bois", apesar de perceber a sua intenção), há duas situações que me chamaram atenção:

    - não tem ligação entre a garagem e a casa, de uma forma directa? (se colocar o carro na garagem tem de sair pelo portão)
    - tem 4 quartos no 1º piso, mas não tem nenhum quarto (ou divisão que possa transformar num) no r/chão? (em caso de problemas de saúde, tem de andar a subir escadas)?

    Assim rapidamente foram as duas primeiras situações que me chamarem a atenção....


    Wally,

    A garagem não é bem uma garagem :) é mais uns arrumos. Foi algo que se decidiu recentemente por ter excluído a cave e precisar área de arrumação. Os carros ficam ao lado dessa arrumação.

    Em relação ao quarto em baixo...deixou-me a pensar, realmente é algo a reflectir.
  13.  # 13

    Colocado por: SemFigurasEm relação ao terreno o único problema que vejo é os envidraçados por causa da exposição solar.

    Qual, como !!!?, não sabe a orientação da casa. não tem terreno escolhido.

    Colocado por: SemFigurasA planta foi desenvolvida por um Aquitecto.

    Isso não está em causa.

    Compra o terreno, depois manda elaborar um Projecto Novo, de raiz, devidamente apropriado a esse terreno.
    Esqueça esta planta.
  14.  # 14

    O piso 1 esta a precisar de uma volta.
    Punha o sul do lado da piscina. E a entrada a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
    • box
    • 11 maio 2016

     # 15

    Colocado por: SemFigurasA única questão será mesmo escolher um que se adeque mais à orientação solar que seja mais favorável.


    então comece por aqui.
    peça ao arquitecto para o ajudar a escolher o lote. ele saberá aconselha-lo sem necessariamente ter uma planta elaborada.
    ter tipologia semelhante diz pouco. imagine que 2 lotes têm a mesma dimensão e orientação solar, mas 1 tem 2 frentes livres e o outro apenas 1 - isto pode condicionar muito a elaboração do projecto. façam uma visita ao empreendimento e discutam as parcelas disponíveis. não coloquem "a carroça à frente dos bois, costuma dar mau resultado.
    just my 0,02$
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
  15.  # 16

    Colocado por: enf.magalhaesO piso 1 esta a precisar de uma volta.
    Punha o sul do lado da piscina. E a entrada a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SemFiguras


    O que mudava no piso 1?
  16.  # 17

    Caro SemFiguras,

    Primeiro, gostei imenso da sua introdução, foi direto e deu muita informação que muita gente ao postar pela primeira vez não o faz ( digo isso por que eu me incluo nesse grupo e meus primeiros posts foram horríveis!)

    Segundo, tenha muita, mas muita paciência e espero que tenha um poder de encaixe muito grande, o pessoal aqui ajuda, mas as vezes a forma como a ajuda chega pode ser mal interpretada! Então, tenha calma, respira fundo e "bola para frente"

    Agora sobre a sua planta, eu não sou arquiteto, tenho pouquíssima experiência em visualizar plantas, por isso, o que vou falar vai mais para a sua dúvida sobre a orientação solar!

    O que EU vou tentar procurar de um terreno é justamente ter sol na área de lazer, ou seja, a área em que vai passar mais tempo "acordado" com a família!
    Pelo que vi, os quartos estão todos mais voltados para o lado da garagem, podemos considerar isso a área de sol de manha, para acordar bem, e deixar a zona da piscina/lazer com o sol do resto do dia, ao meu ver, é o mais agradável do que deixar uma zona de piscina/lazer Sem sol na hora que mais iria usar, que é de tarde!
    Se tiver sol há mais, pode sempre fazer um telheiro/pergula ou usar aqueles chapéus de sol gigantes!

    Cumps!
    Concordam com este comentário: SemFiguras, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
  17.  # 18

    Viva,

    Não sei se o regulamento do loteamento/condomínio obriga a usar estas plantas impedindo o uso de outras, o que parece um pouco descabido, uma vez que indica que os terrenos têm orientações diferentes.

    Em termos de programa, dado que só parece precisar de dois quartos eliminaria decididamente o 4º quarto. colocando a 2ª suite em frente às escadas e deixando o canto entre ela e o 3º quarto como varanda, que um dia possa ser ocupada por um 4º quarto.
    Dificilmente haverá uma tendência para crescer a procura de moradias com 4 quartos. e a curto prazo fica com mais orçamento para investir em materiais de qualidade. E é menos uma divisão vazia.

    A organização da suite é péssima, está deitado e a olhar de frente para a porta da casa de banho e uma parede descentrada do closet.
    Suite 2 parece um pouco melhor em termos de ambiente.

    No piso térreo se tiver um jantar com convidados e alguém for à casa de banho, tem como inspiradora visão a sanita assim que se abre a porta...
    A entrada principal fica um bocado descaracterizada sendo dentro de um alpendre enorme cheio de carros....

    Dado que há muitos terrenos à venda, há aí muito por onde melhorar, creio eu.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
  18.  # 19

    Olho para o piso 1 e acho que nao tem um desenho fluido.... acho que precisa um lay out diferente. Voce quando olhou para o piso 1 o que achou? Qual foi a sua primeira impressao?
  19.  # 20

    Coisas que eu não gosto (opinião de mero curioso):
    PISO 0
    - Existência de uma sala de jantar. A menos que me diga que vai receber gente em casa todas as semanas, não consigo perceber porque raio ainda tanta gente insiste em pagar m2 e mobília para usar uma vez por festa e porque é que os donos da casa têm nos outros dias de comer na cozinha, como se não fossem dignos de comer no espaço de refeições "nobre". Mas isto sou eu.
    - Distância da cozinha à (arghh) sala de jantar. Se vão mesmo receber muita gente em casa, vão-se fartar de fazer kms. E o desgraçado/a que estiver de serviço vai-se sentir muito isolado/a ou então vão obrigar os convidados a dividirem-se entre sala e cozinha por solidariedade :\
    - Escadas de acesso no meio da casa, alargando a distância entre os diferentes espaços da zona social. Encaixem isso onde está o WC de serviço, por exemplo, e também por exemplo, metam o WC por baixo das escadas.
    Sugestão: no espaço da sala de jantar e escadas, façam zona de refeições e cozinha. Metam as escadas na parte "de baixo" da atual cozinha e na restante área da cozinha façam então um quarto para o "just in case", que enquanto o "just in case" não se verifica, pode servir de escritório.

    PISO 1:
    - Existência da sala. Das duas uma, ou nunca vai ser usada ou estão a pedir que a vossa filha se isole nesse piso mal tenha uns 10 anitos e pouco mais lhe põem a vista em cima. Se é esse o vosso objetivo, então força ;)
    - 4 quartos para um casal e uma filha? Para mim é o mesmo que comprar um Ferrari para andar sempre na cidade, puro desperdício. Já viu que vai pagar (uma bela maquia se somar o preço de construção e das mobílias) por algo que nunca (ou quase nunca) vai usar? Compraria umas calças para as meter no guarda-fatos e nunca lhes tocar?
    Fazendo um quarto no piso 0 em rigor até lhe bastavam 2 quartos, mas se está assim tão preocupado com uma eventual futura venda, fique-se pelos 3 quartos que ou muito me engano ou é o que mais se procura.
    - Existência de varanda. Se há coisa consensual entre todos os donos de moradias que conheço com um espaço exterior decente é que as varandas não fazem sentido. Se não o afirmam, certo é que raramente lá põem os pés. E depois é coisa que tem a mania de aumentar a probabilidade de infiltrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
 
0.0240 seg. NEW