Iniciar sessão ou registar-se
    • Gcw
    • 9 maio 2016

     # 1

    Olá camaradas!

    Este é o meu primeiro post neste amigável fórum. Tenho acompanhado as vossas publicações há já alguns meses, tentando aprender com o que leio e procurando esclarecer algumas dúvidas com as quais me vou deparando. Confesso que de arquitectura e construção/reconstrução percebo muitíssimo pouco, o que acaba por me causar algumas dificuldades quando tento ponderar/considerar algum tipo de projecto destas áreas.

    Nos últimos tempos, eu e a minha família temos equacionado mudar de casa. Como moramos num apartamento T2, na zona do Porto, e a família está a crescer (já somos 4 lá em casa), a prioridade passava por nos mudarmos para uma moradia. Acontece que, na zona onde vivemos, as moradias mais recentes são muitíssimo dispendiosas (entre os 250 a 350 mil euros) e as mais antigas, muito antiquadas (e caras, ainda assim). Chegámos a equacionar a compra de um terreno, mas os valores praticados também são proibitivos (80 - 115 mil euros por um terreno entre 400 a 600 m2).

    Há umas semanas atrás, encontrámos duas moradias geminadas, de finais dos anos 60, numa das zonas nobres da cidade. O valor pedido não parece exagerado - embora seja um pouco elevado para as nossas possibilidades - mas as mesmas precisam de bastantes intervenções, principalmente do ponto de vista estético (não tanto estrutural):

    - Substituição de piso (os tacos presentes são os típicos dos anos 60, com padrões antiquados e já muito usados);
    - Substituição de portas interiores e janelas;
    - É necessário isolar o sotão (apenas usado, até hoje, para guardar caixas);
    - Isolamento térmico (talvez com tecto falso em gesso cartonado?)
    - Equipar cozinha;

    Os donos de uma das casas referem que todas as tubagens foram actualizadas numa das obras recentes que os anteriores inquilinos fizeram (reconstruíram os wcs, que estão bastante aceitáveis), mas não sei se me posso fiar nessa informação. Como tal, eu gostava de pedir a vossa ajuda/conselhos acerca de qual seria a melhor forma de equacionar dar início a um projecto desta envergadura. Eis as minhas questões:

    - O ideal, no meu caso, seria ter uma estimativa muito 'High Level' acerca dos valores envolvidos neste tipo de intervenção que referi. Será fácil ter acesso a esse tipo de informação?
    - Aconselhavam-me a pedir orçamentos a diversos profissionais ou a alguma empresa que faça tudo?
    - Seria mais proveitoso pedir a ajuda a um arquitecto de forma a ter soluções mais criativas e minimizar potenciais custos futuros?


    Só a obtenção destes valores me permitiria chegar a uma decisão definitiva relativamente à compra de um destes imóveis. Se os valores compensassem e estivessem ao meu alcance, poderia partir para o negócio. Se os valores envolvidos fossem proibitivos, talvez optasse por ficar mais uns tempos no apartamento (que é relativamente moderno, confortável, embora pequeno).

    Há alguém aqui que se tenha visto na mesma situação?

    Muito obrigado pela vossa ajuda e perdoem-me o longo texto!
  1.  # 2

    Colocado por: Gcw- Substituição de piso (os tacos presentes são os típicos dos anos 60, com padrões antiquados e já muito usados);

    Na maioria dos casos com uma boa afagadela fica melhor e mais bonito que a maioria dos pisos atuais.

    Colocado por: Gcw- Substituição de portas interiores e janelas;

    Porquê? estão estragadas ou é apenas por questões estéticas?

    Colocado por: Gcw- Isolamento térmico (talvez com tecto falso em gesso cartonado?)

    Que tipos de teto tem neste momento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
    • Gcw
    • 9 maio 2016

     # 3

    Obrigado pela resposta zedasilva!

    Equaciono mudar o piso por se encontrar desgastado e pelo facto de ter um aspecto bastante antiquado e por me terem dito (não sei se é verdade, para ser sincero!) que a recuperação do mesmo podia ser tão cara como colocar outro piso (possivelmente pavimento flutuante, visto ser o mais acessível, certo)? O mesmo se aplica às portas! A senhora da imobiliária disse que podia ser mais barato substituir por portas mais recentes e modernas do que tratar estas!

    Eis uma imagem que mostra as portas e chão actuais (os rodapés estão em muito mau estado).
      870240553_11_1000x700_vg459-moradia-em-s-mamede-_rev012.jpg
  2.  # 4

    Recupere isso, é madeira verdadeira. se fizer uma recauchutagem/ refresh ás restantes carpintarias pode ficar com um visual actual.
    Por exemplo remover a quadricula dessa porta e meter um vidro unico fosco...As ferragens parecem ser já recentes.

    O melhor seria contratar os serviços de um arquitecto para objectivamente verem como reabilitar, sem destruir e dentro de um orçamento apropriado.
    Concordam com este comentário: zedasilva, SG_arquitecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  3.  # 5

    no chão só não gosto do contraste das cores, mas deve ser possível dar um tom mais escuro ao tacos mais claros, as portas para mim estavam boas.

    é também engraçado os interruptores, alem de estarem altos, não estão à mesma altura :-D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
    • Gcw
    • 9 maio 2016 editado

     # 6

    Obrigado,, amigos!

    Eis mais algumas imagens do imóvel. Eu concordo que o piso em taco de madeira é algo raro nos dias de hoje, ainda para mais com este tipo de padrões. No entanto, acho que estes padrões - porque são vários padrãos diferentes - imprime uma inconsistência visual que eu não gosto muito. Ainda não estou convencido que gostaria de manter. Penso que preferia ter um aspecto interior mais moderno, mais contemporâneo, aproveitando, claro está, os traços mais clássicos da arquitectura da casa, da estrutura da mesma, do layout.

    Outra coisa que me apoquenta é o seguinte: este imóvel tem quase 60 anos, ou seja, do ponto de vista de isolamento térmico, não deve ter quase nenhum. Como tem casas de ambos os lados, a minha principal preocupação passa também pelo isolamento na vertical (a partir do telhado, que não tem isolamento nenhum e está por cima de um sotão em betão, apenas utilizado para guardar caixas e assim).

    Será que, com boas janelas, caixilharia, e bom isolamento ao nível dos tectos (isolar telhado), eu deveria equacionar, na mesma, o isolamento dos tectos com tecto falso? Peço desculpa por todas estas questões, mas compreendam, por favor, a minha ignorância e o meu entusiasmo!

    :)
      eba24b00-0000-0500-0000-00000276b1ad.jpg
  4.  # 7

    Se isolar o telhado e as 2 paredes exteriores (pelo interior) é capaz de já conseguir bons resultados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  5.  # 8

    Gosto desta ultima imagem, retrata a arquitectura da epoca e está de novo em voga. aproveite e não destrua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  6.  # 9

    Esse chão com carpintarias e rodapés em branco pérola fica bastante in.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  7.  # 10

    Eu tb sou da opinião que isso, com bom gosto e cara lavada, consegue um "look" elegante com um toquezinho retro que está muito em voga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  8.  # 11

    Branco pérola não zé mas branco acredito, a meu ver a casa parece estar em bom estado umas boas pinturas das madeiras fica petaculo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  9.  # 12

    Colocado por: Dos SantosBranco pérola não zé mas branco acredito

    Banco pérola é cor de maric decorador, fica sempre bem um gajo dizer mesmo que nem imagine que raio de cor é.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos, Gcw
    • Gcw
    • 9 maio 2016

     # 13

    Ahaha!

    Bom, o que tinha em mente era, precisamente, ter a carpintaria a branco, mas confesso que não consigo imaginar como é que isso iria combinar com este chão, nem o tipo de mobília / decoração que tinha de colocar por cima. Estes padrões prendem um pouco, não? A ideia de ter algo retro e de aproveitar algo que tem anos de história agrada-me, de certa forma...
    • Gcw
    • 9 maio 2016

     # 14

    Colocado por: Pedro BarradasGosto desta ultima imagem, retrata a arquitectura da epoca e está de novo em voga. aproveite e não destrua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gcw


    Pedro, aquela janela de vidro que vê nessa imagem, encontra-se ligeiramente partida. Apesar de fazer passar alguma luz natural, tenho receio que, com o hipotético isolamento do sotão, a mesma deixasse de fazer sentido... ou seria pertinente colocar uma janela de sotão no telhado de forma a aproveitar a luz natural e tentar dar um refresh nesses vidros?
  10.  # 15

    Há sempre maneiras de conjugar tudo. Haja saber e dinheiro.
  11.  # 16

    Colocado por: GcwPedro, aquela janela de vidro que vê nessa imagem, encontra-se ligeiramente partida. Apesar de fazer passar alguma luz natural, tenho receio que, com o hipotético isolamento do sotão, a mesma deixasse de fazer sentido... ou seria pertinente colocar uma janela de sotão no telhado de forma a aproveitar a luz natural e tentar dar um refresh nesses vidros?


    não foi a mim que perguntou, mas não sendo especialista como o Pedro, é um crime fechar essa claraboia.
  12.  # 17

    Colocado por: Gcwnem o tipo de mobília / decoração que tinha de colocar por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
      Figura13.JPG
  13.  # 18

    Colocado por: GcwAhaha!

    Bom, o que tinha em mente era, precisamente, ter a carpintaria a branco, mas confesso que não consigo imaginar como é que isso iria combinar com este chão, nem o tipo de mobília / decoração que tinha de colocar por cima. Estes padrões prendem um pouco, não? A ideia de ter algo retro e de aproveitar algo que tem anos de história agrada-me, de certa forma...


    Colocado por: GcwAhaha!

    Bom, o que tinha em mente era, precisamente, ter a carpintaria a branco, mas confesso que não consigo imaginar como é que isso iria combinar com este chão, nem o tipo de mobília / decoração que tinha de colocar por cima. Estes padrões prendem um pouco, não? A ideia de ter algo retro e de aproveitar algo que tem anos de história agrada-me, de certa forma...



    O chão teria de ser outra alternativa, carpintaria em branco
    Com esse chão nem pensar...

    Pergunte ao João Dias ele certamente lhe diz o que pode fazer nesse taco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
  14.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Banco pérola é cor demaricdecorador, fica sempre bem um gajo dizer mesmo que nem imagine que raio de cor é.
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos,Gcw


    Eu não digo que você está mesmo a ficar com atrofio nos olhos 😃 olhe esta porra, você quer por a casa abaixo ao homem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
      balao_perola_metalizado.jpg
  15.  # 20

    Colocado por: Dos SantosCom esse chão nem pensar...

    Só de olhar para ele, dá pesadelos :))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gcw
 
0.0232 seg. NEW