Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Ando com umas duvidas terríveis em relação às placas de indução, depois de muito pesquisar e ler, continuo cheio de duvidas.

    Então cá vai, tenho reparado que praticamente todos os novos modelos de placas de indução tem como potencia por volta dos 7200W, algo que faz alguma confusão, uma vez que, obriga a fazer muitas alterações a nível elétrico em casa, desde aumentar potência, trocar disjuntores, fios, etc... No meu caso eu tenho uma potencia contratada de 5,7KW e na altura do frio tenho 3 Ar-condicionados ligados noite e dia, mais os restantes equipamentos eléctricos e até à data tudo tem funcionada às mil maravilhas sem cortes de energia, ou seja, já não tenho margem para ligar uma placa desta potencia.

    A minha pergunta é a seguinte existe algum inconveniente ou grande diferença em comprar uma placa de indução com menos potencia, por exemplo uma Balay 3EB820LR de 4600W
    (http://www.balay.pt/cat%C3%A1logo/cozinha/placas-de-indu%C3%A7%C3%A3o/3EB820LR.html) ou outra da mesma potência?

    O que posso perder com uma placa menos potente, mais tento a cozinhar logo mais consumo de energia?

    Agradeço desde já qualquer tipo de resposta que possam vir a dar.
  2.  # 2

    A sua 1,8+1,8+1,4+1,4

    As de 7200
    1,8+2,0+1,8+1,4

    Resumindo, entre a que escolheu e o. Modelo de 7200 a diferença de preço não será muita.
    Da jeito a de 2kw? Dá,
    Faz muita falta? Nao
    A nível de potência não sei como funciona essa balay, mas a teka tem um limitador se potência que pode ser ajustado para casos como o seu, fazendo que mesmo com os 4 discos a funcionar ao máximo, esses não funcionem ao máximo. Poderá ser o caso. De qualquer forma deve pensar aumentar a potência para 6,9.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
    •  
      larkhe
    • 10 maio 2016 editado

     # 3

    Eu tenho uma Siemens de 4600 w que esta limitada a 3000 w e funciona perfeitamente, acredito que demore um pouco mais a aquecer as coisas, mas neste momento também não me é possível aumentar a potencia contratada.


    Como a Balay é pertença do grupo Bosch Siemens, possivelmente estamos a falar da mesma placa somente com marcas diferentes

    Siemens
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
    • eu
    • 10 maio 2016 editado

     # 4

    Você pode comprar a placa de 7200 W à vontade, porque isso é o valor da potência máxima, que na prática nunca se utiliza.

    Ou seja, você depois pode controlar a potência, quer através do número de focos que vai usar em simultâneo, quer através da potência em cada foco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
  3.  # 5

    Colocado por: larkheEu tenho uma Siemens de 4600 w que esta limitada a 3000 w e funciona perfeitamente, acredito que demore um pouco mais a aquecer as coisas, mas neste momento também não me é possível aumentar a potencia contratada.


    Como a Balay é pertença do grupo Bosch Siemens, possivelmente estamos a falar da mesma placa somente com marcas diferentes

    Siemens


    Também tenho essa placa na minha lista, o que acha da mesma a nível de funcionamento cumpre?

    É de fácil controlo a temperatura que se quer, a nível de consumos tem noção se gasta muito ou pouco?

    Que tipo de ligação fez para essa placa, qual o disjuntor que usou?

    Desculpe tantas perguntas mas só assim consigo tirar algumas duvidas por quem já utiliza.

    Obrigado.
  4.  # 6

    Colocado por: pinhopedro

    Também tenho essa placa na minha lista, o que acha da mesma a nível de funcionamento cumpre?

    É de fácil controlo a temperatura que se quer, a nível de consumos tem noção se gasta muito ou pouco?

    Que tipo de ligação fez para essa placa, qual o disjuntor que usou?

    Desculpe tantas perguntas mas só assim consigo tirar algumas duvidas por quem já utiliza.

    Obrigado.



    Como disse anteriormente só tenho disponíveis 3,45kva e tenho a placa limitada a 3 kw tenho um disjuntor de 16 A, o disjuntor diferencial da EDP é de 15 A

    Não sei o consumo exacto, mas uma casa de 3 pessoas, com tudo eléctrico excepto AQS pago em media 40 euros de energia

    È facil e utilizar o controlo de potencia é individual por bico tendo cada um 17 niveis de potencia, a minha tem ainda a função boost que raramente uso

    Existe um pormenor que requer alguma habiituaçao existindo marcas que funcionam de maneira diferente

    E necessário seleccionar o bico e só depois mudar a potencia enquanto alguns modelos/marca cada bico tem um selector de potencia próprio o que no meu ver cria tb alguma confusão por haver demasiados controles.


    Mais alguma questão disponha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
  5.  # 7

    Epa eu tenho essa 3eb820lr e por acaso pensei q era de 7200w... fiquei com isso na cabeça n sei pq... :/

    Bem isso aquece rapido, na minha raramente uso boost...

    Por exemplo um tacho com arroz para 2, meto a agua a ferver na posicao antes do boost(9) em coisa de 3min... e for com boost nem consigo contar loool... é rapido, é o tempo de ir buscar o arroz e o azeite ao armario... depois é só botar la para dentro, meter a tampa, baixar do 9 para o 3. , programar 15min e ir dar uma volta... qnd chego ha está lá o arroz cozidinho, com o bico apagado e sem nada escorrido a volta do tacho :) easy :)
  6.  # 8

    Colocado por: GT_racingEpa eu tenho essa 3eb820lr e por acaso pensei q era de 7200w... fiquei com isso na cabeça n sei pq... :/

    Bem isso aquece rapido, na minha raramente uso boost...

    Por exemplo um tacho com arroz para 2, meto a agua a ferver na posicao antes do boost(9) em coisa de 3min... e for com boost nem consigo contar loool... é rapido, é o tempo de ir buscar o arroz e o azeite ao armario... depois é só botar la para dentro, meter a tampa, baixar do 9 para o 3. , programar 15min e ir dar uma volta... qnd chego ha está lá o arroz cozidinho, com o bico apagado e sem nada escorrido a volta do tacho :) easy :)



    Que raio de maneira de fazer arroz...... 15 mn ? eu faço em 7mn
  7.  # 9

    De tampa aberta?
  8.  # 10

    Colocado por: GT_racingDe tampa aberta?


    Nop tampa fechada. tampa aberta é desperdicio de energia.
  9.  # 11

    Colocado por: larkhe


    Como disse anteriormente só tenho disponíveis 3,45kva e tenho a placa limitada a 3 kw tenho um disjuntor de 16 A, o disjuntor diferencial da EDP é de 15 A

    Não sei o consumo exacto, mas uma casa de 3 pessoas, com tudo eléctrico excepto AQS pago em media 40 euros de energia

    È facil e utilizar o controlo de potencia é individual por bico tendo cada um 17 niveis de potencia, a minha tem ainda a função boost que raramente uso

    Existe um pormenor que requer alguma habiituaçao existindo marcas que funcionam de maneira diferente

    E necessário seleccionar o bico e só depois mudar a potencia enquanto alguns modelos/marca cada bico tem um selector de potencia próprio o que no meu ver cria tb alguma confusão por haver demasiados controles.


    Mais alguma questão disponha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pinhopedro


    Sabe se essa placa tem a função de desligar caso se derrame algum liquido, como consegui diminuir a potencia à placa tem algum sitio onde o pode fazer facilmente?

    Os bicos maiores de indução dão para ser usados com tachos mais pequenos ou essa placa tem de ter pelo menos 50% do bico coberto para funcionar?

    Muito se discute por aqui no forum a grossura dos fios para as placas de indução no seu caso sabe que tipo de fio usou.

    Obrigado.
  10.  # 12

    Fogo em 7min lume brando nao coze :/ se calhar é o seu arroz q é especial ou come cru :)
  11.  # 13

    Colocado por: GT_racing3eb820lr


    O que acha dessa placa Balay, ela foi considerada a melhor escolha pela Deco Protest, mas faz já algum tempo.

    Sabe se consome muito, que tipo de instalação tem para a placa, sabe qual o disjuntor usa para a placa.

    Consegue dizer se essa placa permite controlar a potencia que pretende.

    Obrigado,
  12.  # 14

    Se limitar a potencia pode usar fio 2,5mm a vir de um dinuntor de 16A, se for para usar a 4600w convem 4mm em disjuntor de 25A

    Pelas caracteristicas dela tem funcao de limitar a 3000... nunca usei isso, tenho a instalacao a 5,4kva... n sinto q a utilizacao da placa interfira muito na conta da luz... as AQS sim notasse nos meses sem sol passo para os 70/80€, num mes de verao tenho contas de 30 a 40€...
    • eu
    • 10 maio 2016

     # 15

    Colocado por: larkheQue raio de maneira de fazer arroz...... 15 mn ? eu faço em 7mn

    Arroz em 7 minutos? Você usa arroz pré-cozido?
  13.  # 16

    Colocado por: pinhopedro

    Sabe se essa placa tem a função de desligar caso se derrame algum liquido, como consegui diminuir a potencia à placa tem algum sitio onde o pode fazer facilmente?

    Os bicos maiores de indução dão para ser usados com tachos mais pequenos ou essa placa tem de ter pelo menos 50% do bico coberto para funcionar?

    Muito se discute por aqui no forum a grossura dos fios para as placas de indução no seu caso sabe que tipo de fio usou.

    Obrigado.



    Os bicos maiores usam tachos mais pequenos, não sei se essa regra dos 50 % é aplicada ou nao o tacho mais pequeno que tenho é 14 cm e o bico maior deve ter uns 18 a 20 cm, os mais pequenos têem uns 16cm
    mas como tem um sistema que desliga o bico se não for detectado um tacho é nornal que se foor um tacho muito pequeno no bico grande não funcione

    Derrame de liquidos que eu saiba não detecta

    Existe um menu onde se pode escolher três potencias de funcionamento, esse menu permite controlar mais algumas funçoes basicas da placa

    O fio que está instalado é de 2,5 mm e vem directo do quadro só alimentando a placa e esta protegido por um disjuntor de 16 A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
  14.  # 17

    Colocado por: eu
    Arroz em 7 minutos? Você usa arroz pré-cozido?


    nop é arroz normal, e não fica arroz para periquitos.
  15.  # 18

    Posso explicar como faço :

    Coloco azeite, alho cebola refogo, coloco o arroz deixo "fritar" um pouco coloco agua e coloco a tampa 7 a 8 minutos depois está cozido
  16.  # 19

    Por acaso comprei uns fervedores de inducao, para derreter manteiga e cenas assim sem usar tachos grandes, aquilo tem uns 8cm de diametro e aquece no bico mais pequeno... nao acredito q isso dos 50% da arrea seja uma preoupacao ;)

    Tenho a placa a cerca de 3 anos, sem avarias, o vidro ainda está muito bom :)

    Deve ser boa a placa... ainda se vende :o
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pinhopedro
  17.  # 20

    Então no meu caso tenho uma potencia contratada de 5,7Kw com 20A e um disjuntor de 16A só para a placa de indução mas com fio de 2,5, é aconselhável trocar para usar ou a placa Balay ou Simens?
 
0.0208 seg. NEW