Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Atendendo aos comentários de muitas pessoas entendidas neste fórum, e atendendo ao Know How de cada um, peço a vossa ajuda e comentários ao meu problema, que pura e simplesmente é uma aberração e ao qual estou completamente desesperado e prestes a "cortar os pulsos"....

Passo a explicar;

Adquiri um imóvel de banco (ao BPI), que entre inúmeros problemas e constrangimentos aos quais consegui, de costas e de barriga ultrapassar, fizemos a escritura, e finalmente consegui ter o imóvel em minha posse.

Chega o momento de colocar luz e água. Apesar da casa já ter sido habitada, o que facilitaria muito o processo de colocação de contador de luz e água, as coisas não foram assim tão pacificas.

No caso da luz, dei por mim com o contador com a puxada da luz num marco em pleno terreno da vizinha.... A escassos 4 ou 5 metros da extrema do meu imóvel. Falei com a vizinha, ao qual se mostrou totalmente dispoinivel para colocação do contador. Conclusão: Correu bem e não houve nenhum entrave.

No caso da água, nem por isso. Dou por mim com a puxada da água a cerca de 30 metros do meu terreno, sendo que esta puxada de agua fornecia não só a minha habitação como outras 2 casas nas redondezas (Uma autentica ilegalidade e que passou imune aos olhos das entidades moderadoras e concessionárias).

O problema é que segundo a empresa concessionária, exigem cerca de 3000 euros de puxada de agua desde o ramal até à extrema do meu terreno (local onde o contador terá que ser colocado). Segundo o tarifário da empresa, a mesma exige 67 euros o metro sem IVA, mais 500 euros de montagem de contador. Ou seja cerca de 3000 euros.

Este valor está completamente fora de questão no sentido em que:

-O projeto da casa ilustra claramente a existência do foco de água no meu terreno (nunca foi colocado). Sendo que não consigo perceber quem autorizou e aprovou uma obra destas sem que este requisito fosse escrupulosamente cumprido, auditado e vistoriado pelas entidades competentes;

-A empresa concessionária das Águas de Azambuja, lava as suas mãos porque alega que nesta altura (1997/1998), a responsabilidade e concessionária das águas era a camara municipal de Azambuja;

-A Camara Municipal de Azambuja lava as suas mãos porque alega que a responsabilidade da vistoria e legalidade da construção seria do técnico correspondente (gostaria de saber quem é a figura deste técnico correspondente);

-O Banco BPI vendeu a casa ocultando o constrangimento deste fornecimento da água;

-As Águas de Azambuja não permitem que seja efetuada uma puxada de ramal de agua numa serventia privada (que é o caso dos 30 metros desde o ramal até ao meu imóvel);

-O urbanismo da Camara Municipal de Azambuja não assume o erro alegando ilegalidades do antigo proprietário em que não teve qualquer intervenção;

Conclusão;
    Não tenho água.
    Não posso colocar água porque o terreno onde passaria o ramal está considerado como serventia privada;
    A empresa concessionária não reconhece o projeto de licenciatura da casa, com o respetivo foco de agua na planta da casa, alegando que neste ano ainda não tinha intervenção legal e existente
    E o urbanismo e respetivo departamento antecessor de gestão das águas em Azambuja (Câmara Municipal), não assume o erro, a aberração, e a ilegalidade que o antigo proprietário usufruiu porque diz que não é entidade fiscalizadora.

O que faço? A que entidades recorro? Quem acham que tem responsabilidades neste processo?

Obrigado
    Jorge Santos
  2.  # 2

Faca um furo ou um poco e depois tente resolver isso . Porque estou a ver que isso esta muito embrulhado! Ou peça a opinião a um advogado
  3.  # 3

Talvez com uma carta de um advogado a coisa ande mais depressa mas mesmo assim isso esta uma confusao. O problema é que ha demasiados culpados . O ideal para empurrar uns para os outros....
  4.  # 4

Somos vizinhos... Quer conselho... Pague a puxada pela AdAz e esqueça.

Senão nunca mais tem agua. Furo não lhe fica mais barato apesar de nesta zona os furos terem agua o ano inteiro.
    • VXMC
    • 10 maio 2016 editado

# 5

Não sei qual o preço do furo nessa zona, no entanto o furo se fizer é seu e não precisa pagar mais nada. Paga apenas a energia de consumo, que no meu ver é muito mais barato que a àgua da rede. Se não for obrigado não faça puxada da àgua de rede.
    Mas claro isto é apenas a minha opinião que vale o que vale.
  5.  # 6

Colocado por: VXMCNão sei qual o preço do furo nessa zona, no entanto o furo se fizer é seu e não precisa pagar mais nada. Paga apenas a energia de consumo, que no meu ver é muito mais barato que a àgua da rede. Se não for obrigado não faça puxada da àgua de rede.
    Mas claro isto é apenas a minha opinião que vale o que vale.

É verdade, conheço um furo feito na freguesia de Azambuja e ficou perto de 5000€ há uns 2 anos. Foi a cerca de 100m apesar de ter encontrado água antes.
    Depois convém fazer análises à água... eu faria se fosse para beber e cozinhar.

0.0124 seg. NEW