Colocado por: mhpinto
É parecido ao que eu sugeri mais no início, de trocar a vista nascente de um dos quartos por uma vista a sul, já no corpo da casa onde está a parte social, mas presumo que isso não terá sido do seu agrado ou do do seu arquiteto. Nesta planta seria algo como passar a cozinha para onde está o escritório e meter um dos quartos onde está a cozinha. Não me pergunte o que faz ao escritório, estou apenas a elucidá-lo quanto à ideia do tozepalma.
Colocado por: Pedro BarradasBasta tirar o quarto de vestir daquela posição para se perder cerca de 2m2 de circulação
Colocado por: Pedro BarradasBasta tirar o quarto de vestir daquela posição para se perder cerca de 2m2 de circulação.... quanto a outra optimizações são possíveis, mesmo mantendo a logica do L, mas tem de sair da "caixa" ;)
PS: se fosse fácil. eu já tinha dado uma solução. Mas de facto não é, e não me compete dispender n horas a resolver um "problema"... que tem de ser resolvido por quem está a ser efectivamente pago e terá também a competência técnica para tal.
Colocado por: boxera apenas para mostrar graficamente que o espaço que gasta em circulação é, aproximadamente, o equivalente ao dos 2 quartos com wc ou ao da garagem para 2 carros... o que é imenso!
há muito a fazer para optimizar esse projeto na minha modesta opinião. por exemplo, ao colocar o walkin closet naquela posição obriga a criar aquele corredor para aceder à cama/wc, por outras palavras, tem sempre que atravessar o closet quando entra no quarto... se estivesse colocado lateralmente ou na extremidade iria poupar logo 2m2 em circulação desnecessária, digo eu, que não percebo nada da poda....
Colocado por: rikjardao colocar o closet, junto ao wc, estaria a retirar a janela a sul, que tem as melhores vistas
Colocado por: boxe não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?? ficando o quarto com as melhores vistas?
Perde a vista a nascente, que se bem percebi não é opção.
É neste ponto claro que o rijkard colocou no topo das prioridades as vistas das divisões, não se importando que isso implique muito mais área de circulação (e €€).
Ou seja, não abdica das vistas a sul para suite principal, cozinha, sala de estar e sala de jantar e das vistas a nascente para todos os quartos.
Também não abdica de áreas generosas e de ter uma cozinha com área de refeições autónoma.
Posso não concordar, mas são opções e como tal respeito-as. Com isso em mente não vejo muito mais por onde melhorar significativamente a planta de forma a reduzir as áreas de circulação. Talvez dê para lhes tirar um par de m2, mas isso também não fará muita diferença.
Deixo-lhe é a certeza de que quando se mudar para a casa nova vai sentir que anda kms para percorrer a casa. Lembro-me perfeitamente de quando me mudei de um apartamento de 50m2 em que tudo partia do hall de entrada (acho que nunca tinha de andar mais de 5 m para chegar aonde fosse) para o meu atual apartamento, que tem um corredor central de +/-7 m2, ou seja, do tamanho do que o box marcou a verde: parecia que era tudo super-longe.
Mas isso acabou por passar com a habituação, provavelmente lhe acontecerá o mesmo.
Olhe, um conselho: a próxima vez que estiver num corredor comprido em ambiente fechado (hotel, empresa, centro comercial) meça a passos a distância que tem entre aquilo que será a sua cama e o sofá da sala. Se achar que vive bem com o ter de fazer isso umas quantas vezes por dia, então avance. Caso contrário, acho que vai ter de fazer algumas cedências.Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: box
e não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?? ficando o quarto com as melhores vistas?
Colocado por: Pedro BarradasE não se esqueça.. no dia a dia.. em casa, quando vai á IS, é costume utilizar a IS privativa ( no seu caso a da suite)... já viu bem os km que vai andar a fazer.. (porque a IS de serviço , a maior parte das vezes fica para os dias que se recebem visitas - senão é mais uma para limpar...)
Colocado por: boxe não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?
Colocado por: rikjardÉ um caso a estudar se retirar de facto m2 à circulação
Colocado por: Pedro Barradassenão é mais uma para limpar...
Colocado por: rikjardO andar não me assusta (sendo o meu ramo profissional o desporto!)
Algo me está a escapar, que não vejo a vantagem.
Isso não deveria ser grande problema numa casa onde, assim como assim, já vai haver 3 wc para limpar numa base regular.
Então estamos conversados :)Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: rikjardÉ a teoria quem limpa 3 limpa 4!!
Colocado por: rikjardMas claro se o corredor for menor melhor!
Exato :)
Não vejo muito por onde, mantendo tudo aquilo que quer.
Ok, uma última possibilidade a explorar, não que eu esteja muito convencido: passar do L para o T. "Suba" toda a parte social de forma a que o corredor "verde" desemboque o mais perto possível da porta do quarto mais a norte. Não encurta à partida os corredores mas reduz os trajetos. Talvez trabalhando a partir daí consiga reduzir os corredores (recolocar garagem e lavandaria?).
Isto foi feito no paint, simplesmente fazendo copy/paste da área social:
http://postimg.org/image/tnd6xwosx/
PS: como se faz para as imagens ficarem logo visíveis?
Colocado por: rikjardMas não irá aumentar circulação?
Colocado por: Obras em casaPS: para ficar logo visível eu costumo anexar ficheiro onde diz "Escolher arquivo"
Colocado por: Obras em casaQue tal por a porta da cozinha em frente à da despensa, para ser mais directo?Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: frapimentVeja se é opção para si colocar a lavandaria dentro da garagem e a garagem avança da mesma distância para fora do alçado. Ganha ai quase 3 m de circulação, Reduzir 50cm aos pés dos dois quartos + 1m e se anular o corredor entre a sala de estar e o escritório +4m aprox.
Quanto à entrada se o seu problema é abrir para uma oarede basta alterar a porta da sala de jantar.Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard