Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rikjard
    A orientação é igual à minha. Mas quero janela para nascente e sul.


    Esqueça a janela a nascente e coloque lá a cama.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  2.  # 2

    Colocado por: m.arqUma desgraça total.

    Aqui está um deus da arquitectura...
  3.  # 3

    Colocado por: 21papaleguas
    Aqui está um deus da arquitectura...


    21papaleguas

    Deixe lá isso. Um Simples arq. (como eu) percebe q numa suite, tanto o closet como a I.S. n podem ser mais espaçosos q o quarto pròpriamente dito.

    Cmps!
  4.  # 4

    Se o cliente lhe pedir assim, o que é que você faz?
    Recusa o trabalho?
    Pelo menos já justificou a "desgraca"!
    Acho que não fica bem a ninguém dizer mal só porque sim.

    Edit: peço desculpa ao autor do tópico, não tem nada a ver com a sua discussão.
  5.  # 5

    Colocado por: m.arq

    Esqueça a janela a nascente e coloque lá a cama.

    Cmps!


    O arquitecto também não tinha colocado essa janela, eu é que pedi, mas é um caso a estudar.
  6.  # 6

    Rikjard, tem aí uma planta interessante é uma área invejável.posso lhe dar algumas sugestões para que possa também equacionar p.ex.:

    - elimine o corredor entre o escritório e a sala de estar elimina um beco sem saída e quando quiser companhia abre as portas de correr senao pode fechar.

    - ter uma porta adicional entre a entrada é a cozinha não é funcional, recue a porta do corredor para depois da dispensa ou até da escada para o sótão e coloque a porta da cozinha em frente à dispensa também melhora essa ligação.

    - trocava o Hall de entrada com o IS. E não colocava portas nas escadas para o sótão ao não ser em cima eventualmente

    - Na suíte diminuía o closet e colocava a cama com os pés virados para a entrada ( elimina uma janela)

    São tudo pequeno pormenores que pode ou não gostar porque a sua planta já está muito boa e está claramente melhor face à inicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  7.  # 7

    Colocado por: frapimentRikjard, tem aí uma planta interessante é uma área invejável.posso lhe dar algumas sugestões para que possa também equacionar p.ex.:

    - elimine o corredor entre o escritório e a sala de estar elimina um beco sem saída e quando quiser companhia abre as portas de correr senao pode fechar.

    - ter uma porta adicional entre a entrada é a cozinha não é funcional, recue a porta do corredor para depois da dispensa ou até da escada para o sótão e coloque a porta da cozinha em frente à dispensa também melhora essa ligação.

    - trocava o Hall de entrada com o IS. E não colocava portas nas escadas para o sótão ao não ser em cima eventualmente

    - Na suíte diminuía o closet e colocava a cama com os pés virados para a entrada ( elimina uma janela)

    São tudo pequeno pormenores que pode ou não gostar porque a sua planta já está muito boa e está claramente melhor face à inicial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard

    Agradeço as dicas.
    Esse espaço entre a sala e escritório pode servir para a criançada.
    A porta entre cozinha e hall é para ser alterada. A janela do quarto eventualmente poderá desaparecer.
  8.  # 8

    Colocado por: frapiment- ter uma porta adicional entre a entrada é a cozinha não é funcional, recue a porta do corredor para depois da dispensa ou até da escada para o sótão e coloque a porta da cozinha em frente à dispensa também melhora essa ligação.

    Concordo em particular com esta dica. O corredor para o escritório creio que não está lá, aquele risco parece ser meramente orientador. As outras dicas são mais subjetivas.
    De resto, acho que está mais interessante. Finalmente as escadas foram parar a um sítio onde estorvam menos. O corredor continua algo comprido e a distância da suite principal até à zona social é ainda grande (agora aumentada com o closet), mas dentro daquilo que começo a perceber dos gosto do rikjard (e respetiva) e aquilo de que parece(m) não abdicar, acho que melhor será difícil. A mexer alguma coisa que sejam só questões de pormenor.
    Por exemplo, eu acho que ficaria muito a ganhar com uma porta-janela no corredor que vai para os quartos em vez de uma simples janela.
    Talvez fosse também de estudar se dá para, sem aumentar o corredor, voltar a algo parecido à disposição da 1ª versão da planta para as suites secundárias, de forma a que todos os WC possam ter janela, se acham que isso seria importante para vocês (para mim seria).
    Algumas sugestões que fiz atrás continuam a ter aplicação, mas presumo que se não foram integradas foi porque não foi do agrado dele(s).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  9.  # 9

    Colocado por: mhpinto
    Concordo em particular com esta dica. O corredor para o escritório creio que não está lá, aquele risco parece ser meramente orientador. As outras dicas são mais subjetivas.
    De resto, acho que está mais interessante. Finalmente as escadas foram parar a um sítio onde estorvam menos. O corredor continua algo comprido e a distância da suite principal até à zona social é ainda grande (agora aumentada com o closet), mas dentro daquilo que começo a perceber dos gosto do rikjard (e respetiva) e aquilo de que parece(m) não abdicar, acho que melhor será difícil. A mexer alguma coisa que sejam só questões de pormenor.
    Por exemplo, eu acho que ficaria muito a ganhar com uma porta-janela no corredor que vai para os quartos em vez de uma simples janela.
    Talvez fosse também de estudar se dá para, sem aumentar o corredor, voltar a algo parecido à disposição da 1ª versão da planta para as suites secundárias, de forma a que todos os WC possam ter janela, se acham que isso seria importante para vocês (para mim seria).
    Algumas sugestões que fiz atrás continuam a ter aplicação, mas presumo que se não foram integradas foi porque não foi do agrado dele(s).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard


    A porta entre cozinha e hall estamos a pensar em colocar entre lavandaria e quartos.
    No corredor é porta -janela. Já começamos com os alçados e está assim!
    Ao colocar os WC como na primeira planta acho que iria aumentar o corredor.
    O closet ficou assim para termos janela/porta para sul, no quarto.
    Agora os acertos andam mais à volta de portas e janelas. Como a porta da cozinha, porta entre hall/cozinha, janela nascente do quarto principal.
    Quanto à questão de mudar a is com a entrada pode descentralizar a porta de entrada com a parede que está na sala, que é para ser forrada em pedra ou outro tipo de revestimento.
  10.  # 10

    No global, ainda que tenha melhorado... continua uma "pista de atletismo"... e isso não me agrada, as zonas de circulação continuam desinteressantes e com área a mais.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasNo global, ainda que tenha melhorado... continua uma "pista de atletismo"... e isso não me agrada, as zonas de circulação continuam desinteressantes e com área a mais.


    Mas com esta estrutura não é difícil diminuir muita mais à circulação?
  12.  # 12

    Não se mantenha agarrado a ideias... experimente.
    Porque não meter zona do lado direito, salas e cozinha. Muda o escritório para onde der. Trás um quarto para mais proximo (onde está a cozinha)?
    Tudo para diminuir essas circulações. Como futuro DO tanta circulação parte-me o coração porque é dinheiro gasto por m2 que não tem aproveitamento!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  13.  # 13

    Colocado por: tozepalmaNão se mantenha agarrado a ideias... experimente.

    Exacto. mas quem tem de tomar essa iniciativa é o Arquitecto...
    Concordam com este comentário: marco1, tozepalma
    • box
    • 16 maio 2016

     # 14

    colocando as coisas em perspectiva...

    tem ai quase 32m2 de circulação. um bom arquiteto optimizava isso em pelo menos 10m2 sem perda de espaço útil e tornado a circulação na casa mais confortável.
    vamos às contas? são simples: 10m2 x 700€/m2 =7000€
    ou seja, pagava um bom projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  14.  # 15

    Colocado por: tozepalma
    Porque não meter zona do lado direito, salas e cozinha. Muda o escritório para onde der. Trás um quarto para mais proximo (onde está a cozinha)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard

    Não compreendi
  15.  # 16

    Colocado por: rikjardNão compreendi

    É parecido ao que eu sugeri mais no início, de trocar a vista nascente de um dos quartos por uma vista a sul, já no corpo da casa onde está a parte social, mas presumo que isso não terá sido do seu agrado ou do do seu arquiteto. Nesta planta seria algo como passar a cozinha para onde está o escritório e meter um dos quartos onde está a cozinha. Não me pergunte o que faz ao escritório, estou apenas a elucidá-lo quanto à ideia do tozepalma.
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  16.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Exacto. mas quem tem de tomar essa iniciativa é o Arquitecto...
    Concordam com este comentário:marco1

    Ele já nos apresentou uma solução sem ser em L, mas não nos agradou tanto.
  17.  # 18

    Colocado por: boxcolocando as coisas em perspectiva...

    tem ai quase 32m2 de circulação. um bom arquiteto optimizava isso em pelo menos 10m2 sem perda de espaço útil e tornado a circulação na casa mais confortável.
    vamos às contas? são simples: 10m2 x 700€/m2 =7000€
    ou seja, pagava um bom projeto.

    Não percebi as barras que não estão no corredores.
    Aqui é mais 500€/m2.
  18.  # 19

    Basta tirar o quarto de vestir daquela posição para se perder cerca de 2m2 de circulação.... quanto a outra optimizações são possíveis, mesmo mantendo a logica do L, mas tem de sair da "caixa" ;)


    PS: se fosse fácil. eu já tinha dado uma solução. Mas de facto não é, e não me compete dispender n horas a resolver um "problema"... que tem de ser resolvido por quem está a ser efectivamente pago e terá também a competência técnica para tal.
    Concordam com este comentário: marco1, Mk Pt, Dj_C, larkhe, box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
    • box
    • 16 maio 2016

     # 20

    era apenas para mostrar graficamente que o espaço que gasta em circulação é, aproximadamente, o equivalente ao dos 2 quartos com wc ou ao da garagem para 2 carros... o que é imenso!
    há muito a fazer para optimizar esse projeto na minha modesta opinião. por exemplo, ao colocar o walkin closet naquela posição obriga a criar aquele corredor para aceder à cama/wc, por outras palavras, tem sempre que atravessar o closet quando entra no quarto... se estivesse colocado lateralmente ou na extremidade iria poupar logo 2m2 em circulação desnecessária, digo eu, que não percebo nada da poda....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
 
0.0339 seg. NEW