Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mhpinto
    É parecido ao que eu sugeri mais no início, de trocar a vista nascente de um dos quartos por uma vista a sul, já no corpo da casa onde está a parte social, mas presumo que isso não terá sido do seu agrado ou do do seu arquiteto. Nesta planta seria algo como passar a cozinha para onde está o escritório e meter um dos quartos onde está a cozinha. Não me pergunte o que faz ao escritório, estou apenas a elucidá-lo quanto à ideia do tozepalma.

Sim compreendo. Mas a Maria quer que a cozinha tenha vista para a parte de trás, principalmente para quando a criançada estiver a brincar na rua ir deitando o olho!
    Porque inicialmente a cozinha estava onde está o escritório com a sala de jantar a meio seguida de sala de estar.
    • box
    • 16 maio 2016

# 2

Colocado por: Pedro BarradasBasta tirar o quarto de vestir daquela posição para se perder cerca de 2m2 de circulação

LOL!!! enquanto escrevia o Pedro Barradas escreveu o mesmo reparo... parece que afinal começo a perceber um pouco da poda... :)
  2.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasBasta tirar o quarto de vestir daquela posição para se perder cerca de 2m2 de circulação.... quanto a outra optimizações são possíveis, mesmo mantendo a logica do L, mas tem de sair da "caixa" ;)

PS: se fosse fácil. eu já tinha dado uma solução. Mas de facto não é, e não me compete dispender n horas a resolver um "problema"... que tem de ser resolvido por quem está a ser efectivamente pago e terá também a competência técnica para tal.
    Concordam com este comentário:Mk Pt,Dj_C,larkhe

A posição do closet deve-se à janela sul no quarto.
    Mas agradeço os minutos que dedica para opiniar sobre o meu projeto! E mais que isso não lhe posso pedir.
    É só de louvar as opiniões de toda a gente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

Colocado por: boxera apenas para mostrar graficamente que o espaço que gasta em circulação é, aproximadamente, o equivalente ao dos 2 quartos com wc ou ao da garagem para 2 carros... o que é imenso!
    há muito a fazer para optimizar esse projeto na minha modesta opinião. por exemplo, ao colocar o walkin closet naquela posição obriga a criar aquele corredor para aceder à cama/wc, por outras palavras, tem sempre que atravessar o closet quando entra no quarto... se estivesse colocado lateralmente ou na extremidade iria poupar logo 2m2 em circulação desnecessária, digo eu, que não percebo nada da poda....

Já compreendi.
    Mas na barra amarela não consideramos tudo corredor. Entre a sala de estar e escritório é sala.
    Quanto à barra azul, ao colocar o closet, junto ao wc, estaria a retirar a janela a sul, que tem as melhores vistas (uma serra e um castelo) e ficaria com janela a nascente com vista para o vizinho.
    • box
    • 16 maio 2016

# 5

Colocado por: rikjardao colocar o closet, junto ao wc, estaria a retirar a janela a sul, que tem as melhores vistas

e não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?? ficando o quarto com as melhores vistas?
  4.  # 6

Colocado por: boxe não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?? ficando o quarto com as melhores vistas?

Perde a vista a nascente, que se bem percebi não é opção.

É neste ponto claro que o rijkard colocou no topo das prioridades as vistas das divisões, não se importando que isso implique muito mais área de circulação (e €€).
    Ou seja, não abdica das vistas a sul para suite principal, cozinha, sala de estar e sala de jantar e das vistas a nascente para todos os quartos.
    Também não abdica de áreas generosas e de ter uma cozinha com área de refeições autónoma.
    Posso não concordar, mas são opções e como tal respeito-as. Com isso em mente não vejo muito mais por onde melhorar significativamente a planta de forma a reduzir as áreas de circulação. Talvez dê para lhes tirar um par de m2, mas isso também não fará muita diferença.

Deixo-lhe é a certeza de que quando se mudar para a casa nova vai sentir que anda kms para percorrer a casa. Lembro-me perfeitamente de quando me mudei de um apartamento de 50m2 em que tudo partia do hall de entrada (acho que nunca tinha de andar mais de 5 m para chegar aonde fosse) para o meu atual apartamento, que tem um corredor central de +/-7 m2, ou seja, do tamanho do que o box marcou a verde: parecia que era tudo super-longe.
    Mas isso acabou por passar com a habituação, provavelmente lhe acontecerá o mesmo.

Olhe, um conselho: a próxima vez que estiver num corredor comprido em ambiente fechado (hotel, empresa, centro comercial) meça a passos a distância que tem entre aquilo que será a sua cama e o sofá da sala. Se achar que vive bem com o ter de fazer isso umas quantas vezes por dia, então avance. Caso contrário, acho que vai ter de fazer algumas cedências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikjard
  5.  # 7

Perde a vista a nascente, que se bem percebi não é opção.

É neste ponto claro que o rijkard colocou no topo das prioridades as vistas das divisões, não se importando que isso implique muito mais área de circulação (e €€).
    Ou seja, não abdica das vistas a sul para suite principal, cozinha, sala de estar e sala de jantar e das vistas a nascente para todos os quartos.
    Também não abdica de áreas generosas e de ter uma cozinha com área de refeições autónoma.
    Posso não concordar, mas são opções e como tal respeito-as. Com isso em mente não vejo muito mais por onde melhorar significativamente a planta de forma a reduzir as áreas de circulação. Talvez dê para lhes tirar um par de m2, mas isso também não fará muita diferença.

Deixo-lhe é a certeza de que quando se mudar para a casa nova vai sentir que anda kms para percorrer a casa. Lembro-me perfeitamente de quando me mudei de um apartamento de 50m2 em que tudo partia do hall de entrada (acho que nunca tinha de andar mais de 5 m para chegar aonde fosse) para o meu atual apartamento, que tem um corredor central de +/-7 m2, ou seja, do tamanho do que o box marcou a verde: parecia que era tudo super-longe.
    Mas isso acabou por passar com a habituação, provavelmente lhe acontecerá o mesmo.

Olhe, um conselho: a próxima vez que estiver num corredor comprido em ambiente fechado (hotel, empresa, centro comercial) meça a passos a distância que tem entre aquilo que será a sua cama e o sofá da sala. Se achar que vive bem com o ter de fazer isso umas quantas vezes por dia, então avance. Caso contrário, acho que vai ter de fazer algumas cedências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard

Posso perder a vista a nascente da suite principal. Não queria era perder a sul.
    O andar não me assusta (sendo o meu ramo profissional o desporto!). Na atual casa tenho escadas que dividem a zona social da zona privada. Acho que custa mais subir e descer escadas do que andar a direito!
  6.  # 8

Colocado por: box
    e não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?? ficando o quarto com as melhores vistas?

É um caso a estudar se retirar de facto m2 à circulação.
  7.  # 9

E não se esqueça.. no dia a dia.. em casa, quando vai á IS, é costume utilizar a IS privativa ( no seu caso a da suite)... já viu bem os km que vai andar a fazer.. (porque a IS de serviço , a maior parte das vezes fica para os dias que se recebem visitas - senão é mais uma para limpar...)
  8.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasE não se esqueça.. no dia a dia.. em casa, quando vai á IS, é costume utilizar a IS privativa ( no seu caso a da suite)... já viu bem os km que vai andar a fazer.. (porque a IS de serviço , a maior parte das vezes fica para os dias que se recebem visitas - senão é mais uma para limpar...)

Em casa dos meus pais também para ir à is da suite tinha que andar mais. Era is que mais utilizava e a suite não era minha.
    A distância pode ser problemática dependendo da aflição :)
  9.  # 11

Colocado por: boxe não pode trocar a posição da cama com a da casa de banho?

Colocado por: rikjardÉ um caso a estudar se retirar de facto m2 à circulação

Algo me está a escapar, que não vejo a vantagem.

Colocado por: Pedro Barradassenão é mais uma para limpar...

Isso não deveria ser grande problema numa casa onde, assim como assim, já vai haver 3 wc para limpar numa base regular.

Colocado por: rikjardO andar não me assusta (sendo o meu ramo profissional o desporto!)

Então estamos conversados :)
  10.  # 12

Algo me está a escapar, que não vejo a vantagem.

Isso não deveria ser grande problema numa casa onde, assim como assim, já vai haver 3 wc para limpar numa base regular.

Então estamos conversados :)

Eu também ainda não visualizei a vantagem dessa troca.
    É a teoria quem limpa 3 limpa 4!!
    Mas claro se o corredor for menor melhor!! Não so pelos metros percorridos mas também pelos €.
  11.  # 13

Colocado por: rikjardÉ a teoria quem limpa 3 limpa 4!!

Exato :)

Colocado por: rikjardMas claro se o corredor for menor melhor!

Não vejo muito por onde, mantendo tudo aquilo que quer.
    Ok, uma última possibilidade a explorar, não que eu esteja muito convencido: passar do L para o T. "Suba" toda a parte social de forma a que o corredor "verde" desemboque o mais perto possível da porta do quarto mais a norte. Não encurta à partida os corredores mas reduz os trajetos. Talvez trabalhando a partir daí consiga reduzir os corredores (recolocar garagem e lavandaria?).
    Isto foi feito no paint, simplesmente fazendo copy/paste da área social:
    http://postimg.org/image/tnd6xwosx/

PS: como se faz para as imagens ficarem logo visíveis?
  12.  # 14

Exato :)

Não vejo muito por onde, mantendo tudo aquilo que quer.
    Ok, uma última possibilidade a explorar, não que eu esteja muito convencido: passar do L para o T. "Suba" toda a parte social de forma a que o corredor "verde" desemboque o mais perto possível da porta do quarto mais a norte. Não encurta à partida os corredores mas reduz os trajetos. Talvez trabalhando a partir daí consiga reduzir os corredores (recolocar garagem e lavandaria?).
    Isto foi feito no paint, simplesmente fazendo copy/paste da área social:
    http://postimg.org/image/tnd6xwosx/

PS: como se faz para as imagens ficarem logo visíveis?

Dessa forma encurta distâncias. Mas não irá aumentar circulação?
    No formato (T) que apresenta poderá ser mais difícil é os alçados, nomeadamente o tellhado.

PS: para ficar logo visível eu costumo anexar ficheiro onde diz "Escolher arquivo"
  13.  # 15

Que tal por a porta da cozinha em frente à da despensa, para ser mais directo?
  14.  # 16

Veja se é opção para si colocar a lavandaria dentro da garagem e a garagem avança da mesma distância para fora do alçado. Ganha ai quase 3 m de circulação, Reduzir 50cm aos pés dos dois quartos + 1m e se anular o corredor entre a sala de estar e o escritório +4m aprox.

Quanto à entrada se o seu problema é abrir para uma oarede basta alterar a porta da sala de jantar.
  15.  # 17

Colocado por: rikjardMas não irá aumentar circulação?

Se vir bem, tem lá tudo na mesma e não acrescentei nem mais um metro. O que isso faz aos alçados já vai muuito para além do que um mero curioso consegue prever, mas empiricamente diria que não deve ser muito complicado. Mais uma vez, que se expressem os peritos!

Colocado por: Obras em casaPS: para ficar logo visível eu costumo anexar ficheiro onde diz "Escolher arquivo"

Xi, que era tão básico, fica-me é fora do ecrã quando faço os comentários, daí que ainda nem tinha reparado nessa opção! :\
    Obrigado
  16.  # 18

Colocado por: Obras em casaQue tal por a porta da cozinha em frente à da despensa, para ser mais directo?

Sim isso vai ser alterado.
  17.  # 19

Colocado por: frapimentVeja se é opção para si colocar a lavandaria dentro da garagem e a garagem avança da mesma distância para fora do alçado. Ganha ai quase 3 m de circulação, Reduzir 50cm aos pés dos dois quartos + 1m e se anular o corredor entre a sala de estar e o escritório +4m aprox.

Quanto à entrada se o seu problema é abrir para uma oarede basta alterar a porta da sala de jantar.

A lavandaria no local onde se encontra parece estar bem, próxima dos quartos e com acesso para o exterior. Mas sim dá para encaixar na garagem. Visto que estamos a pensar alargar a zona das máquinas até ao limite da despensa. Mas depois não sei se fica funcional. No quartos poderá reduzir-se esse espaço. Entre a sala de estar e escritório também dá para reduzir é verdade, mas como está não desgostamos.
  18.  # 20

Novidades. Aspecto exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      22.jpg

0.0358 seg. NEW