Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Sou novo por estas bandas e gostava desde já de agradecer a todos os que por cá ajudam todos os que como eu andam com dúvidas sobre o que fazer.

Confesso que já li algumas coisas por cá e retive bastante informação, contudo para o meu caso, aquilo que pretendo fazer, e o orçamento que tenho disponível, continuo com muitas dúvidas.

Então é o seguinte:

Se correr tudo bem, irei ter direito um pedaço de terreno que irei aproveitar para começar a construção de uma moradia. Dado que o terreno não é muito grande, e o orçamento disponível também não, terei que fazer algo muito bem pensado, e cortar em muita coisa.
    Em principio será uma moradia de rés do chão apenas, e aproveitamento do sótão para arrumos.
    Em termos de dimensões será algo que deverá andar nos 120m2 de implementação no máximo. Dado que o espaço é curto e pretendo aproveitar o máximo possível os metros que vou ter para arrumar as coisas, irei em principio optar por arquitectura tradicional, optando por uma casa com telhado.

Irei tentar meter nestes metros 3 quartos, 2 casas de banho, uma sala, cozinha, e umas escadas de acesso ao sótão.

Ora o que precisava da vossa ajuda era em como poupar dinheiro o máximo possível para conseguir o melhor conforto com orçamento limitado.

Destacando: Que tipo de isolamento usar? Capotto? Parede dupla? Qual o mais adequado para alguém como eu limitado de orçamento?
    Climatização: dado que a casa vai ser apenas rés-do-chão, beneficiara um pouco do estar junto à terra pelo que vejo na casa dos meus pais, acaba por ter uma temperatura mais agradável. Posto isto o que recomendariam neste caso, como solução mais barata de implementar e que também tivesse uma manutenção e custo mensal acessível?

Como sabem numa construção, muitas vezes o que torna a casa dispendiosa, são os produtos que escolhemos para decoração ou acabamento da casa. Desta forma, pretendia opiniões e ideias de como decorar algo e acabar de forma a que se gaste o menos possível.

Para já é só, mas outros pontos que achem relevantes, agradeço desde já possíveis dicas que me possam dar.

Cumprimentos,
    Davide
  2.  # 2

Colocado por: dmmrOra o que precisava da vossa ajuda era em como poupar dinheiro o máximo possível para conseguir o melhor conforto com orçamento limitado.

PRecisa de um bom e competente arquitecto para orquestrar isso tudo., agregado a este uma equipa de enegenharia a condizer.
    Será com estes intervenientes que irá discutir e ver qual a melhor solução técnica para o seu caso.

Depois um empreiteiro honesto e que contribua para o resultado final também é muito importante ( e que dê importancia aos projectos)

120m2 de area bruta de construção, dá para fazer o programa que pretende, incluindo algum aplpendre para desfrutar da relação exterior/ interior.

Boa sorte.
    Nesta fase, vá pesquisando aqui pelos topicos, não stress!!!

Depois quando tiver o projecto alinhavado, meta aqui para nós darmos porrada nele!!!, mas tem de ser antes de ser definitivo.... pois o pessoal aqui é muito critico e exigente, e vai concerteza apontar-lhe todas as falahs er mais algumas - Cabe-lhe a si, fazer ouvidos moucos, ou não.
  3.  # 3

Colocado por: dmmrBoa tarde,

Se correr tudo bem, irei ter direito um pedaço de terreno que irei aproveitar para começar a construção de uma moradia. Dado que o terreno não é muito grande, e o orçamento disponível também não, terei que fazer algo muito bem pensado, e cortar em muita coisa.
    Em principio será uma moradia de rés do chão apenas, e aproveitamento do sótão para arrumos.
    Em termos de dimensões será algo que deverá andar nos 120m2 de implementação no máximo. Dado que o espaço é curto e pretendo aproveitar o máximo possível os metros que vou ter para arrumar as coisas, irei em principio optar por arquitectura tradicional, optando por uma casa com telhado.

Irei tentar meter nestes metros 3 quartos, 2 casas de banho, uma sala, cozinha, e umas escadas de acesso ao sótão.

Ora o que precisava da vossa ajuda era em como poupar dinheiro o máximo possível para conseguir o melhor conforto com orçamento limitado.

Destacando: Que tipo de isolamento usar? Capotto? Parede dupla? Qual o mais adequado para alguém como eu limitado de orçamento?
    Climatização: dado que a casa vai ser apenas rés-do-chão, beneficiara um pouco do estar junto à terra pelo que vejo na casa dos meus pais, acaba por ter uma temperatura mais agradável. Posto isto o que recomendariam neste caso, como solução mais barata de implementar e que também tivesse uma manutenção e custo mensal acessível?

Davide

Capotto ou parede dupla é igual.
    120 m2 e sótão já dá para muito.

O resto td depende do que tiver e conseguir gastar.

Dou-lhe o meu exemplo, pensava em moradia terrea, mas pelo terreno se calhar vou ter direito a garagem e cave. Ou isso ou tenho umas fundações a alguma profundidade...
    Depende do terreno, etc
  4.  # 4

Obrigado desde já a ambos comentários.

A nível de construtor tenho um familiar que está no ramo à largos anos, e sempre me ajudou e à minha família sempre que precisamos, e sempre teve aquele aviso amigo quando estávamos a tomar decisões menos correctas. A juntar a isso, o filho do mesmo, meu primo, é engenheiro civil, e também já disponibilizou para me ajudar em tudo o que poder. São pessoas em que confio e sei que só não me ajudam se não poderem mesmo.

Contudo não quero deixar o trabalho todo para eles e quero ter por mim próprio uma visão do que é mais certo ou errado sobre o que fazer e o que escolher.
    Daí vir aqui investigar ao fórum e pedir a vossa ajuda.

Criticas serão sempre bem vindas, e se vimos pedir ajuda é porque precisamos, se queremos ter opiniões é porque estamos dispostos a ouvir quem pense diferente de nós. Acho que só assim se chega algum lado desde que tudo seja feito de forma controlada e educada.

Dando detalhes do terreno:
    Trata-se de algo com cerca de 300 m2, na realidade talvez 280m2. Tudo vai depender do que a câmara decidir ao pedido que estamos a fazer.

O terreno é plano e propicio a casa rés do chão. E eu como amante deste tipo de casas confesso que me agrada. A ideia de colocar uma cave não é má, contudo iria obrigar a uma de duas coisas: levantar um pouco a casa, o que não me agrada pois iria fazer muita sombra a um familiar, e gostava de evitar isso, ou fazer uns acessos da rua para a cave (dita entrada da garagem) com bastante inclinação, o que acho que no sitio para além de não ficar bem, iria ser um pesadelo para carros que facilmente iriam pegar no chão. Desta feita penso que a solução mais cómoda e menos problemática seria a casa rés do chão.

Vou continuar por cá a ler projectos de outros membros do fórum, retirar ideias, e conforme tiver novidades por aqui passarei.

Entretanto dicas são sempre bem vindas :)

Cumprimentos.
    Davide

0.0110 seg. NEW