Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia a Todos,

    Gostaria se fosse possível me esclarecessem se o " T " de ligação que esta no tubo de esgoto do prédio faz parte das partes comuns do prédio?

    A Situação é a seguinte :

    Foi notado uma fenda no " T " ou acessório de ligação do tubo de esgoto do prédio à ramal do meu apartamento por onde sai as aguas de esgotos.
    Fui notificado pelo condomínio que a responsabilidade será por minha conta, por outro lado fui informado pela minha seguradora que a responsabilidade é do
    condomínio.
    Neste caso agradecia se alguém pudesse esclarecer de quem é a responsabilidade. Junto a foto para melhor analise.

    Aguardo, Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
      tubo esgoto 5-1-1.jpg
  2.  # 2

    Nesse sítio vai ser o verdadeiro jogo do empurra...
    Concordam com este comentário: riscos
  3.  # 3

    Parece-me ser responsabilidade do condomínio, pois é o T ( o T faz parte da coluna montante) e não problema do ramal exclusivo.
    Concordam com este comentário: Picareta, Jorge1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal, Jorge1
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasParece-me ser responsabilidade do condomínio, pois é o T ( o T faz parte da coluna montante) e não problema do ramal exclusivo.

    Salvo, se existiram obras posteriores na fração do Jorge a nível dos esgotos!
  5.  # 5

    Colocado por: C.Silva
    Salvo, se existiram obras posteriores na fração do Jorge a nível dos esgotos!


    Obrigado pela pergunta, não, não fiz obras nenhumas no apartamento.
    • RCF
    • 13 maio 2016

     # 6

    E o condomínio tem seguro das partes comuns?
    Se tiver, é fácil de resolver - aciona-se esse seguro e resolve-se o problema. Se não tiver (creio não ser obrigatório) pode ser de mais difícil resolução.
    Eu, pessoalmente, numa situação dessas, não existindo seguro das partes comuns do condomínio, tentaria resolver com o meu seguro. Será mais prático e mais em conta (porque se for o condomínio a pagar, também sairia do meu bolso).
    •  
      aacc
    • 13 maio 2016

     # 7

    A mim parece-me que foi um "T" feito a força e ao cravarem o tubo mais fino, racharam-no.
      tubo esgoto 5-1-13.jpg
  6.  # 8

    Meu estimado, tem-se a solução mais pacífica do que julga possível. Porém, para tanto importa indicar com precisão a localização do problema. Neste concreto sou de que existirão pessoas mais habilitadas do que eu para lhe facultar os pertinentes esclarecimentos de carácter mais técnico-estrutural, porém, sou por ora de crer que as imagens referem-se a ligação entre o ramal de descarga privativo e a canalização de prumada colectiva ou tubo de queda.

    Para melhor perceber como funciona o ramal predial, atente que a partir da sua fracção, existe um colector de descarga privativo que faz a ligação entre o vaso sanitário (por exemplo) e a referida canalização de prumada colectiva ou tubo de queda. A canalização de prumada colectiva ou tubo de queda. A responsabilidade por qualquer intervenção e/ou reparação é exclusiva do condómino que dela se serve em exclusiva .

    No plano vertical do prédio existe então a referida, canalização de prumada colectiva ou tubo de queda, a qual se tem necessariamente comum. A responsabilidade por qualquer intervenção e/ou reparação é exclusiva dos condóminos que dela se sirvam em exclusivo. Contudo, atenção às fruições. Se por exemplo, num prédio com 4 andares, o problema surgir antes da ligação do 1ª andar, a responsabilidade pela reparação é dos andares superiores, ficando portanto o 1º excluído.

    Após os tubos de queda, há uma curvatura para os sub-colectores prediais colocados num plano horizontal com uma determinada inclinação. A responsabilidade por qualquer intervenção e/ou reparação é exclusiva dos condóminos que se sirvam em exclusivo de um destes sub-colectores, isto é, são responsáveis os condóminos que dela se sirvam em exclusivo.

    Estes sub-colectores por seu turno desaguam numa caixa de visita ou câmara de inspecção e de ramal. Seguindo o exemplo do citado prédio, haverão duas. Qualquer intervenção e/ou reparação efectuada antes da última caixa será da exclusiva responsabilidade dos condóminos que dela se sirvam. Só se a intervenção e/ou reparação ocorrer na segunda caixa ou no ramal de ligação à CRL é que a responsabilidade será de todos.

    Qualquer problema na CRL - Caixa do Ramal de Ligação, bem como do colector de ligação à câmara de rede de drenagem por onde passam os colectores de saneamento, são da exclusiva responsabilidade da entidade pública ou privada que explora o saneamento.

    Às despesas inerentes às intervenções e/ou reparações feitas na rede predial, aplica-se o preceituado no nº 3 do artº 1424º do CC;
    Às despesas inerentes às intervenções e/ou reparações feitas na rede pública, aplica-se o preceituado nos artº 32º, 250º e 282 do Dec. Reg. 23/95.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    (Por decisão pessoal, o autor do texto, não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam
    -- Sun Tzu --
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  7.  # 9

    Parece-me ser responsabilidade do condomínio, pois é o T ( o T faz parte da coluna montante) e não problema do ramal exclusivo.

    Não concordo, acho que o T faz parte do ramal de ligação e só está lá porque existe o ramal. Não é indispensável para o tubo de queda, é indispensável para o ramal, logo pertence ao ramal
  8.  # 10

    Colocado por: j cardoso
    Não concordo, acho que o T faz parte do ramal de ligação e só está lá porque existe o ramal. Não é indispensável para o tubo de queda, é indispensável para o ramal, logo pertence ao ramal


    Desculpe-me mas o "tubo de queda" não são só os tubos que estão na vertical.
    Todos os acessórios que estão montados nesse ramal são parte constituinte do mesmo.
  9.  # 11

    Todos os acessórios que estão montados nesse ramal são parte constituinte do mesmo.

    Não acho que seja assim. Veja a questão da seguinte forma: imagine que tem um tubo de queda com 160 de diâmetro no qual descarrega um ramal de 90 mm. Qual é o diâmetro da ligação? É calculada como tubo de queda ou como ramal?
  10.  # 12

    Não vejo a coisa com diametros, vejo com acessórios. É um T que está montado no tubo de queda. Se fosse no tubo de 90 que liga a essa ligação, a despesa seria do particular. Tudo o que está no tubo de queda, pertence ao prédio... a meu ver, e vale o que vale...
  11.  # 13

    Mas se é só substituir o T, o custo é praticamente insignificante, ou não?
    Pergunto isto porque a seguradoras costumam ter uma franquia que neste caso poderá ser maior que o custo da reparação.
  12.  # 14

    Colocado por: rcosta77Mas se é só substituir o T, o custo é praticamente insignificante, ou não?
    Pergunto isto porque a seguradoras costumam ter uma franquia que neste caso poderá ser maior que o custo da reparação.


    O custo do T é insignificante a mão de obra para o substituir é que não deve ser pouca
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  13.  # 15

    Ha pois aquilo ainda da trabalho, e isso é responsabilidade do condominio, basta pensar k para s arranjar isso, tudo o que esta para cima fica inutilizavel temporariamente
    Concordam com este comentário: Picareta, larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
  14.  # 16

    Se bem entendi, é da responsabilidade de que usa o que se estragou.?!
  15.  # 17

    E por este tópico se vê como a questão é propícia ao jogo do empurra, como o Jorge1 já está a sofrer na pele...
  16.  # 18

    Colocado por: Jorge1Bom Dia a Todos,

    Gostaria se fosse possível me esclarecessem se o " T " de ligação que esta no tubo de esgoto do prédio faz parte das partes comuns do prédio?

    A Situação é a seguinte :

    Foi notado uma fenda no " T " ou acessório de ligação do tubo de esgoto do prédio à ramal do meu apartamento por onde sai as aguas de esgotos.
    Fui notificado pelo condomínio que a responsabilidade será por minha conta, por outro lado fui informado pela minha seguradora que a responsabilidade é do condomínio.

    Neste caso agradecia se alguém pudesse esclarecer de quem é a responsabilidade. Junto a foto para melhor analise.



    Também sou de opinião que a responsabilidade é do condomínio.

    O que está avariado é uma peça, totalmente, integrante da coluna vertical de esgoto, que é receptora da canalização horizontal da fracção autónoma.

    É imperativamente necessário que a coluna comum de esgotos tenha que possuir esse acessório de recepção das várias frações.

    Não me parece que a reparação possa ser assim tão difícil de executar, utilizando uma Fita Adesiva TESA de alta resistência.
  17.  # 19

    Fita tesa? Isso é invençao e sucatada! Aquilo é substituir a e peça e mais nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
  18.  # 20

    E aquilo pode n parecer dificil mas tb n esta facil!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
 
0.0217 seg. NEW