Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Pretendo alterar a fonte de AQS que tenho em casa (um vulgar termo-acumulador de 150 litros) para uma solução mais barata (solar térmico, solar tubos de vácuo, termodinâmico, bomba de calor). Gostaria de obter opiniões sobre qual o melhor sistema a adoptar e, se possível, feedback sobre experiências pessoais.
    Aguardo respostas.

    Obrigado.
  2.  # 2

    A melhor opção irá depender das condições do local e do tempo de amortização que você espera para obter poupança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Tejo
  3.  # 3

    Quanto pensa gastar, 500, 1000, 2000?
    Concordam com este comentário: tozepalma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Tejo
  4.  # 4

    É mesmo casa, ou é apartamento?
    A troca tem a ver com os consumos, ou com a capacidade?
    Se for por causa dos consumos, porque é que em vez de um equipamento novo não opta por painéis fotovoltaicos para autoconsumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Tejo
  5.  # 5

    Desde já obrigado pela vossa participação. É uma casa e pretendo gastar até um teto máximo de 2500 Euros. A mudança deve-se ao consumo excessivo do termo acumulador e, já agora, passo de 150 litros para 250 ou até mesmo 300. Quanto ao tempo para amortizar, para mim essa questão não será propriamente importante. Eu resido em S. Miguel.

    21papaleguas falou em painéis fotovoltaicos mas creio que esse investimento será ainda mais oneroso e obrigaria a ter as malfadadas baterias de gel, certo?
  6.  # 6

    Termossifão Junkers 300 Litros, fica dentro do orçamento com montagem e material e é o mais prático. Em termos de eficiência é que poderá não ser o melhor, no entanto, para o valor do investimento julgo que será a melhor solução. O preço ronda os 2.300,00€ com aplicação (já com IVA).
    Concordam com este comentário: callinas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Tejo
  7.  # 7

    Ou uma bomba de calor com evaporador incorporado
  8.  # 8

    Colocado por: Nuno Tejo21papaleguas falou em painéis fotovoltaicos mas creio que esse investimento será ainda mais oneroso e obrigaria a ter as malfadadas baterias de gel, certo?

    Em termos de custos penso que o investimento seria menor.
    Em relação à utilização, o termo acumulador trabalha durante o dia recorrendo aos painéis e aquece a água com um custo reduzido.
    Teria depois era de arranjar uma maneira de o termo acumulador ligar só durante o dia, porque ao utilizar a água, a tºc vai baixar e o termo acumulador vai ligar para repor a água, recorrendo à rede eléctrica.
    Com isto era fácil.
      horas.png
  9.  # 9

    Então pensando dessa maneira redutora, coloque 750watt de fotovoltaico para autoconsumo.
    Durante o dia compensa o que gasta permanentemente sendo o excesso canalizado para a resistência do TE via aparelho que detecta excesso de produção.
 
0.0142 seg. NEW