Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

É normal a roupa, o roupeiro e os rodapés ganharem bolor nos primeiros meses de utilização da casa?
    Obrigada.
  2.  # 2

Sim , agora nesta primavera chuvosa.. se a casa é recente.Poderá ser perfeitamente normal. Monitorize a situação. Areje a casa, aproveite agora os calores para acabar de secar a construção.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

E o que me garante que não vou ter este problema todos invernos? A casa é nova mas já parece velha com os bolores e tinta a descascar.
  4.  # 4

Se não ventilou a casa, se utilizou aquecimentos... é perfeitamente normal ( caso não hajam outros problemas de construção). Pois diz-nos que a casa foi acabada de construir recentemente ( durante o inverno)...
    De resto é como lhe disse tem de monitorizar... para averguar se será mesmo um PROBLEMA.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

Colocado por: novata10E o que me garante que não vou ter este problema todos invernos? A casa é nova mas já parece velha com os bolores e tinta a descascar.

Sempre ouvi dizer que uma casa no 1º ano estaria ainda "a secar"... é normal que este ano a situação seja pior.
    Areje bem a casa, aproveite o bom tempo.

Para o ano que vem logo monitoriza a situação... ;)
  6.  # 6

Colocado por: novata10E o que me garante que não vou ter este problema todos invernos? A casa é nova mas já parece velha com os bolores e tinta a descascar.

Antigamente, os apartamentos eram vendidos - e começavam a ser habitadas - com as paredes estucadas E SEM QUALQUER PINTURA.
    Desta forma, o estuque (que tradicionalmente era bem mais espesso, com uma camada de "emboço" em cima da argamassa de cimento/reboco) secava mais depressa, e depois "absorvia" a humidade em excesso.
    E só ao fim de 1 ou 2 anos (ou muitos mais) se pintavam paredes e tectos.

Agora, peço desculpa aos colegas, mas há limites.
    Bolor nos rodapés? Tinta a descascar?
    Pode ser mais específica, novata10?
    Concordam com este comentário: O.Martins
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.Agora, peço desculpa aos colegas, mas há limites.
    Bolor nos rodapés? Tinta a descascar?

Tens razão...
  8.  # 8

Imaginem um pão com bolor... cabeludo e verde... É o que tenho nos rodapés, dentro do armário e nas esquinas das paredes. Para não falar em roupa preta que está branca. Não acho normal tanta humidade.
  9.  # 9

É um apartamento ou moradia?

A moradia é primeiro andar ou res do chão , onde nota mais bolor?
  10.  # 10

E uma moradia em banda composta por r/c, 1 e 2 andar. A moradia de um dos lados ainda não está construída. E é nessa parede que fica encostado o armário que tem mais bolor. Quando construírem a moradia do lado deverá ser colocado algum tipo de impermeabilização ou a simples parede dupla basta?
    • eu
    • 18 maio 2016

# 11

Colocado por: novata10A moradia de um dos lados ainda não está construída. E é nessa parede que fica encostado o armário que tem mais bolor.

Provavelmente essa parede não tem isolamento térmico...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

Colocado por: eu
    Provavelmente essa parede não tem isolamento térmico...

Colocado por: novata10E uma moradia em banda composta por r/c, 1 e 2 andar. A moradia de um dos lados ainda não está construída. E é nessa parede que fica encostado o armário que tem mais bolor. Quando construírem a moradia do lado deverá ser colocado algum tipo de impermeabilização ou a simples parede dupla basta?

Essa parede está ao menos rebocada e pintada ?
  12.  # 13

Colocado por: larkheEssa parede está ao menos rebocada e pintada ?

Boa pergunta...
  13.  # 14

Pintada está... rebocada não sei... Inicialmente disseram que iam colocar um não sei quê projetado... Mas agora dizem que irão apenas construir a nova casa.
  14.  # 15

Colocado por: novata10Pintada está... rebocada não sei... Inicialmente disseram que iam colocar um não sei quê projetado... Mas agora dizem que irão apenas construir a nova casa.

Se está pintada tb está rebocada .

Então e nota mais esses bolores no rés do chão ou primeiro andar?
  15.  # 16

Noto mais no r/c é no 1. No 2 não noto tanto.
  16.  # 17

Colocado por: novata10Noto mais no r/c é no 1. No 2 não noto tanto.

Os arquitectos e Eng deste forum devem ter uma melhor ideia que eu, mas na minha opinião essa parede deve ser um dos problemas o outro poderá ser má impermeabilização.
  17.  # 18

Colocado por: larkhe

Os arquitectos e Eng deste forum devem ter uma melhor ideia que eu, mas na minha opinião essa parede deve ser um dos problemas o outro poderá ser má impermeabilização.

Tem falta de isolamento térmico nessa parede, que contribui para tudo o resto.

A casa demora entre 3 a 5 anos a perder a àgua que levou na construção, que se deposita na zona mais fria.

Mas esperemos pelos técnicos.
  18.  # 19

Se é nova tem garantia, queixe-se ao construtor.
  19.  # 20

O construtor diz que é normal e que a casa tem que respirar...
    Entretanto eu é que tenho que viver com os bolores e pagar a conta da lavandaria...

0.0204 seg. NEW