Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: prodrigues2000Boa tarde pessoal,

estou a pensar construir uma moradia com cerca de 210 m2, com implantação em L, com a seguinte distribuição:

Sala - 39 m2
    cozinha - 21 m2
    quartos - 16, 14, 14 m2
    3 w/c - 8, 6, 4.5 m2
    escritorio - 8 m2
    lavandaria e casa das maquinas - 9 m2

O orçamento que tenho neste momento anda à volta dos 160 000€ com iva e inclui:

- Estrutura em betão armado
    - Cobertura em paineis sandwish
    - Laje de teto com tecto falso, 7 cm de lã de rocha, laje com 0.25m e mais 7 cm de lã de rocha entre a laje e o painel sandwish
    - Paredes exteriores em capoto com 6cm eps, bloco termico 25, 7 cm de la de rocha pelo interior e placa de pladur
    - Paredes interiores em pladur com lã de rocha
    - Portas interiores, rodapé e armarios dos quartos, tudo lacado a branco
    - Moveis de cozinha incluindo eletrodomesticos (electrodomesticos +/- 2500)
    - Rede de abastecimento de água com recirculação dada a distancia da bomba de calor ao w/c mais afastado, rede de esgotos
    - Eletricidade e ITED
    - Paineis solares e bomba de calor
    - Ar condicionado com 3 unidades exteriores da marca daikin
    - Caixilharias em PVC Rehau com vidro laminado 3+3-12-6 supernatural 70/40 com estores manuais
    - Recuperador de calor na sala
    - Armarios, louças e torneiras nos w/c
    - Ceramicos nos w/c a 15€/m2
    - Flutuante na restante casa a 15€/m2
    - 100 ml de muro exterior com 1.2 m de altura
    - Fossa cetica (2000€)
    - Projeto e licenças - +/- 4000€

Qual a medida do terreno?

Já inclui cozinha e muros por ex??

Abc
  2.  # 42

Colocado por: frigas75 (...)

Está lá bem explicito que sim. Cozinha com electrodomésticos e muros.
    Acho um bom valor. Tem muita coisa incluída e dão-lhe limites "aceitáveis/realistas".
    Se realmente colocarem o que orçamentaram pode ficar interessante.
  3.  # 43

Colocado por: frigas75Qual a medida do terreno?

Já inclui cozinha e muros por ex??

Terreno com aproximadamente 1800 m2 e cerca de 100 ml de muro de vedação, apenas em 2 lados pq nos outros 2 já tem muro de outras moradias e não será necessário vedar.
  4.  # 44

Colocado por: prodrigues2000

Terreno com aproximadamente 1800 m2 e cerca de 100 ml de muro de vedação, apenas em 2 lados pq nos outros 2 já tem muro de outras moradias e não será necessário vedar.

então são mais 6.000/7.000€ para muros e 7/8.000€ para a cozinha....já começa a ficar caro!!!!
  5.  # 45

Colocado por: frigas75

então são mais 6.000/7.000€ para muros e 7/8.000€ para a cozinha....já começa a ficar caro!!!!

Frigas leia o orçamento. Cozinha e muros estão incluídos. Por isso no máximo pode dizer que o orçamento "está a ficar barato".
    Cozinha ninguém disse que custaria 7000€. Com jeitinho faz isso por 3 ou 4000€.
  6.  # 46

Frigas, muros e cozinha já estão incluídos, tal como descriminado no post inicial!!!

A cozinha está incluida e no valor de aproximadamente 5000€, dependendo apenas de uns acertos da quantidade de armários.
    Os muros ficam à volta de 4000€!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  7.  # 47

Colocado por: prodrigues2000

Mas para atingir um U=0.20 W/m2C era necessário uma grande espessura de isolante pelo exterior, o que ficaria muito mais caro, penso eu.

Boa tarde caro prodrigues2000,

Esse valor de U para a zona opaca que pretende é sem dúvida um valor muito baixo.
    Contudo, mesmo da forma que apresentou, isto é, assumindo isolamento no interior e isolamento no exterior, teriamos algo como:

6 cm de EPS normal (o normal comercializado cá em Portugal, creio que tem uma condutividade térmica de 0,036W/m.K), portanto daria = 1,65 m²K/W
    7 cm de Lã de rocha (não sabendo qual a que será utilizada, faz-se a conta com o melhor valor que se consegue apurar, porém, nos representantes como Knauf e Rockwool, as espessuras da lã de rocha é de 7,5cm e não 7cm, portanto, usando o melhor painel de lã mineral com a melhor resistência térmica, logo mais cara também) daria = 2,20 m²K/W (*isto para 7,5cm e não 7cm, e fazendo a conta ao melhor painel que se consegue encontrar com esta espessura)
    25cm Bloco térmico = 0,93 m²K/W

Ora isto daria ao todo uns 5,02 m²K/W, contabilizando aqui também as resistências internas e externas etc etc etc, portanto o U são os tais 0,20W/m².K
    Estes 5,02 m²K/W são para uma parede com 41/42cm de largura no total, sendo que 13cm são de isolamento.
    Logo, numa situação destas, havendo tanto isolamento, para se conseguir igualar, das duas uma, ou se coloca a mesma espessura, ou se coloca um isolamento com melhor condutividade térmica, então por exemplo:

Sistema ETICS com EPS Grafite de 0,031W/m.K e então a espessura, para se conseguir os tais 5,00 m²K/W, seria entre 11 a 12cm, sendo que com 12 já ultrapassava os 5,00 também, isto é, ficava em 5,11 m²K/W, portanto o U já seria de 0,19 W/m²K. Portanto menos espessura e melhor prestação.

Sistema ETICS com Lã Mineral de 0,036W/m.K, aqui sim seria necessária a mesma espessura, isto é, 13cm de isolamento, porém como as espessuras que a ATLAS dispõe são apenas pares, teríamos de subir para os 14cm, mas aí o valor ainda seria maior em termos de resistências. Ficaríamos com algo como 5,06 m²K/W, dando um U bastante próximo dos 0,2, isto é, 0,197 W/m²K.

Concluindo, aumentando a espessura, neste caso, pelo lado exterior, consegue igualmente os valores que são pretendidos (e volto a referir a situação que eu coloquei o melhor painel de lã mineral no interior, para se conseguir ter o valor U=0,20 W/m²K), sem necessidade de envolver mais materiais, como é o caso de placas de gesso, montantes, guias, bandas, parafusos etc etc etc, tudo o que é necessário para a "Construção do Sistema de Placas de Gesso Laminado".

Em relação a valores, será sempre mais barato, optar por um ou por outro sistema de isolamento, e nunca pelos dois, pois além da mão de obra para a execução do mesmo, existe também todo o material que é necessário para a construção. Se optar pelo interior, então a única coisa que terá de fazer é aumentar a espessura do isolamento, se for pelo exterior também só terá de aumentar a espessura do isolamento. A mão de obra aqui poderá acrescer um pouco mas quase que não se faz "sentir" no orçamento final, pois apesar de não ser igual executar um sistema de 6cm de isolamento e um de 12 ou 14cm, esses valores de mão de obra serão residuais.
  8.  # 48

Só mais um aparte:

Com um valor U para a zona opaca nessa ordem, terá de ver uma caixilharia de elevada prestação, se não é certo ocorrerem fenómenos desagradáveis na zona das caixilharias.

Com estas premissas todas, é bastante difícil, senão mesmo impossível, executar essa habitação com o valor que colocou.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 49

O coeficiente termico da caixilharia penso que está na ordem dos 1.2 a 1.3 W/mC.

Quanto às opções que apresentou, acredito que dêem os mesmos valores de U que a opção que pretendo implementar mas o facto de optar pelo pladur pelo interior tem a ver com a ausência de abertura roços e reboco interior, optando apenas por emassar e pintar.....penso que assim fica mais barato!!!

Qt aos valores de U da parede, na solução que apresento anda mesmo nessa ordem de valores.
  10.  # 50

Colocado por: prodrigues2000Frigas, muros e cozinha já estão incluídos, tal como descriminado no post inicial!!!

A cozinha está incluida e no valor de aproximadamente 5000€, dependendo apenas de uns acertos da quantidade de armários.
    Os muros ficam à volta de 4000€!!

com essa àrea de terreno os muros custam somente 4.000€?? tem de me dar o contacto de quem os vai fazer....estou a precisar....pois esse é o valor que me estão a pedir por duas frentes de 13 mts ( uma temos de descontar portões +- 4 mts), e por somente uma lateral de 23.5 mt!!!!!

Abc
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  11.  # 51

Colocado por: frigas75com essa àrea de terreno os muros custam somente 4.000€?? tem de me dar o contacto de quem os vai fazer....estou a precisar....pois esse é o valor que me estão a pedir por duas frentes de 13 mts ( uma temos de descontar portões +- 4 mts), e por somente uma lateral de 23.5 mt!!!!!

Também não estou a incluir os portões (que será um de entrada de viaturas e uma porta) e é para um muro de 1.2m (não tenho a certeza se é 1.2 ou 1.5m).
  12.  # 52

Mas para atingir um U=0.20 W/m2C era necessário uma grande espessura de isolante pelo exterior, o que ficaria muito mais caro, penso eu.

Esqueça lá o valor de U=0,20 W/m²K.

Um valor de U=0,30 W/m²K é bastante aceitável conjuntamente com um bom projecto de arquitectura que tire partido do sol para aquecer a casa, nomeadamente com bons envidraçados a Sul, alguns a nascente, poente cega e norte apenas para ventilação cruzada e irá tirar partido da melhor fonte de calor que temos - o sol.

Isso de estar a duplicar sistemas é uma idiotice. Para um bom projecto funcionar precisa de um bom equ´librio entre massa térmica e isolamento. Se está preocupado com o frio/calor aumente a espessura do ETICS fica o caso resolvido - tipo 8cm nas paredes e 10/12cm na cobertura
  13.  # 53

Boas pessoal,

solicitava aos mais entendidos na matéria, se vale a instalação de painéis solares em conjunto com BC Daikin apenas para AQS, ou se por outro lado apenas a BC é suficientemente eficiente para o aquecimento da água??

Esta minha questão tem a ver com o investimento inicial, manutenções periódicas dos paineis em contraponto com as poupanças que possa vir a ter nos gastos eléctricos.

Refira-se que a moradia a construir é em trás-os-montes.
  14.  # 54

O que vai usar para aquecimento ambiente?
  15.  # 55

Colocado por: jorgealvesO que vai usar para aquecimento ambiente?

Vou usar ar condicionado Daikin Premiun +

2 unidades exteriores multi para 3 interiores cada e 1 split para a sala.
  16.  # 56

Então como não tem apoio de reserva a bomba de calor com os painéis em drainback é a melhor solução pois praticamente não precisam de manutenção.
  17.  # 57

Qual a vantagem dos painéis com sistema drainback e relação os tradicionais?....será que a manutenção é praticamente inexistente?
  18.  # 58

A única manutenção que têm é lavar exteriormente os paineis e repor o nível de água no depósito, rigorosamente mais nada.

A água para reposição é água da rede pública sendo somente necessário abrir e fechar uma torneira.
  19.  # 59

Colocado por: jorgealvesA única manutenção que têm é lavar exteriormente os paineis e repor o nível de água no depósito, rigorosamente mais nada.

A água para reposição é água da rede pública sendo somente necessário abrir e fechar uma torneira.

Obrigado pela informação....a nível de preços, estamos a falar de que valor sensivelmente, com os paineis em drain back?
  20.  # 60

Recuperando este tópico, em anexo segue a planta da moradia para que possam dizer de vossa justiça o que acham e propor alterações se assim o entenderem!!!..:)

De referir que em relação aos dados iniciais deste topico, a área baixou de 210 m2 para +/-180 m2, tendo sido eliminado o escritório e a disposição da moradia, que passou de implantação em L para esta nova implantação.
    Esta redução de área apenas tem a ver com o facto de construir a moradia com áreas razoáveis, sem entrar em loucuras de espaços grandes e que depois pouco ou nada são utilizados.
      Planta.png

0.0224 seg. NEW