Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Venho solicitar a vossa ajuda sobre o poderei fazer sobre o cenário que a seguir apresento.

    Estou a projetar construir uma casa num terreno que dista cerca de de 25 metros da conduta da água e 40 da rede de saneamento.
    Sucede que realizei um pedido de informações à Indaqua (fornecedor/ prestador do serviço) para realizar estas ligações.
    Em troca recebo uma resposta arrasadora:
    1300 + IVA para realização da obra de extensão de abastecimento de água
    3900 + IVA para realização da obra de extensão da rede de saneamento

    Existe algo que eu possa fazer para não ter de suportar estes elevadissimos custos?

    Afinal de contas:
    - Camara e Junta deviam garantir estas infra-estruturas básicas
    - Eu vou ser cliente da Indaqua e eles vão "lucrar comigo mensalmente"
    - Não existe concorrência para estes serviços.

    Agradeço a vossa partilha de experiencia na gestão deste tipo de casos.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Provavelmente no regulamento diz que locais não servidos por agua ou saneamento , a entidade gestora faz a analise à viabilidade de extensão da.rede. Como o tempo das vacas gordas já passou, nunca há viabilidade.
    Assim cabe ao interessado fazer a extensão da rede, sendo que essa extensão passará para o domínio da entidade gestora podendo quem quiser servir_se dela.
    Como para o ano são autárquicas, pode ser que lhe façam o jeito se bater o pé aos políticos, em troca de abanar umas bandeirinhas no próximo ano.

    Se não, pode você fazer o trabalho por metade do preço.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 3

    Jpsilva existe arruamento em frente à sua futura moradia ou ainda será necessário fazer o mesmo?

    Estou a perguntar porque no local onde tenciono construir não tenho arruamento feito, tem um caminho de servidao em terra batida pelo que a distância as infraestruturas existentes é semelhante às suas.
  4.  # 4

    Ricardo33020, sim tem arruamento.
    Trata-se de uma rua até bastante movimentada desta freguesia e as condutas estão a meio dessa rua, a alguns metros do terreno.
    Nesta rua existem já outras casas.
    Possíveis interessadas nesta extensão estão duas casas, mas agora não mostram interesse... Estão à espera que eu faça a extensão para depois aderirem...

    Callinas, eu posso contratar alguém fora da Indaqua para fazer o serviço?
  5.  # 5

    Colocado por: jpsilvaeu posso contratar alguém fora da Indaqua para fazer o serviço?

    Em principio sim. Proponha-lhes isso.
  6.  # 6

    Boa noite JPSilva
    tou a construir e a passar por situação idêntica. O meu terreno faz frente com duas ruas, umas das quais sem saida e sem infraestruturas e em terra batida a aqual serve para mais 2 lotes. a outra rua possui todas as infraestruturas (agua, saneamento, luz, comunicações). pedi orçamento entao para ligação de agua e saneamento as aguas de barcelos e por uma ramal com 3metros pediram-me 1800€ (com iva). em conversa com a junta de freguesia foi-me dada a ideia de falar com os 2 vizinhos da rua sem saída e sermos nos a construir o prolongamento num total de 45m com 3 ramais de agua e 3 ramais de saneamento. eles aceitaram e vai-nos custar 3600€ (1200€ cada um) e de seguida a junta ira encalcetar toda a rua sem saida. como fomos nos a contruir o prolongamento numa futura ligação pagamos apenas uma taxa de 100€. na sua situaçao se tem vizinhos e nao estao servidos fale com eles e construam voces mesmo ou entao peça orçamentos a empresas que o possam fazer e compare
  7.  # 7

    Colocado por: firebladee sermos nos a construir o prolongamento


    Colocado por: firebladeou entao peça orçamentos a empresas que o possam fazer e compare

    Quando diz que são vocês a fazer, quer dizer que são mesmo vocês, ou contratam empresas que o possam fazer?
  8.  # 8

    Picareta peço dclp pois expressei-me mal
    Quero dizer somos nos que pagamos o prolongamento.
    nós, com apoio da junta fizemos o pedido as aguas de barcelos para o prolongamento. eles exigiram uma serie de papeladas (alvara do emprenteiro, seguros, lista de materiais, entre outros..). eles concordaram, marcamos a data para realizaçao da obra (em breve) a qual será fiscalizada por eng das aguas de barcelos
  9.  # 9

    Colocado por: jpsilvaRicardo33020, sim tem arruamento.
    Trata-se de uma rua até bastante movimentada desta freguesia e as condutas estão a meio dessa rua, a alguns metros do terreno.
    Nesta rua existem já outras casas.
    Possíveis interessadas nesta extensão estão duas casas, mas agora não mostram interesse... Estão à espera que eu faça a extensão para depois aderirem...

    Callinas, eu posso contratar alguém fora da Indaqua para fazer o serviço?

    Quase de certeza que pode ser um empreiteiro qualificado a fazer o trabalho fora da indaqua. Se tal não for aceite, esta a haver abuso de posição por parte da indaqua, pelo que pode fazer queixa à entidade reguladora.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CURVAL
  10.  # 10

    Obrigado pelas informações.

    Fireblade, na minha rua existem outras pessoas que podem usufruir desta extensão mas não estão interessadas.
    Estão mesmo à espera que eu avançe com o prolongamento... infelizmente é assim.
  11.  # 11

    jpsilva

    em barcelos e em conversa com o eng das aguas de barcelos numa situaçao com a sua os vizinhos a aquando duma futura ligação teriam de pagar todas as taxas.
    Embora seja o jpsilva a construir o prolongamento, este vai se tornar publico. mas como os seus vizinhos nao tiveram «colaboração» na construção, terão de pagar todas as taxas de ligação pois não fazem prova de que «colaboraram» na construção
    No meu caso, não preciso da obra que se vai realizar, pois numa das ruas tenho as infrastuturas. o que fiz foi falar com os vizinhos e expliquei-lhes que vou ligar agua e saneamento e se eles quiserem fazer a obra na outra rua dividimos os custos por tres, se nao quiserem no futuro dividem o custo entre eles os 2s ou então pedem as aguas para realizar a obra. eles foram as aguas e pediram o custo de ligaçao e ficaram abismados com o preço (eu por 3m ía pagar 1800€, imagine eles por 45m). eles concordaram de imediato
    No fundo, num caso como o seu aqui em barcelos mesmo que voçe faça o prolongamento, os seus vizinhos não vão ter um custo reduzido. voçê faz prova do custo que teve mas eles não. mas repito isto se fosse em barcelos
  12.  # 12

    Depois de o colector se tornar público, Os vizinhos pagam as taxas de ligação, como paga qualquer municipe, incluído aquele que por exemplo teve de fazer 45 metros de extensão à rede. Os que se ligarem pagam o ramal ao novo colector, que provavelmente estará a uns 3 metros talvez, e não pagam nada que tenha a ver com a extensao da rede.
  13.  # 13

    Callinas eu vou pagar parte do prolongamento e as taxas de ligaçao pago cerca de 100€ mais iva.
    Se ligasse onde ja existe (3m do meu muro) pagava 1800€
  14.  # 14

    Coloque aqui o orçamento e carta recebida para justificar 1800 euros de um ramal de 3 metros
  15.  # 15

    nao fala em distancias mas sao cerca de 3m
      20160520_205122.jpg
  16.  # 16

    Caso ainda não tenha reparado a conta é para um ramal de água, mais um de sanemaneto de 125 metros
  17.  # 17

    ramal de saneamento com tubo de 125mm (125 milimetros)
  18.  # 18

    Ok vi mail.
    A carta deveria referir a extensão do ramal.
  19.  # 19

    Colocado por: callinasProvavelmente no regulamento diz que locais não servidos por agua ou saneamento , a entidade gestora faz a analise à viabilidade de extensão da.rede. Como o tempo das vacas gordas já passou, nunca há viabilidade.
    Assim cabe ao interessado fazer a extensão da rede, sendo que essa extensão passará para o domínio da entidade gestora podendo quem quiser servir_se dela.
    Como para o ano são autárquicas, pode ser que lhe façam o jeito se bater o pé aos políticos, em troca de abanar umas bandeirinhas no próximo ano.

    Se não, pode você fazer o trabalho por metade do preço.
    Concordam com este comentário:maria rodrigues


    Li o regulamento da Indaqua e é como dizes Callinas.
    Em relação ao saneamento acrescenta ainda que reserva-se o direito à Indaqua de impor ao interessado o pagamento total ou parcial das despesas, em função do eventual alargamento do serviço a outros utilizadores.

    Talvez possa explorar esta alínea juntamente com a opção de eu contratar alguém para realizar os serviços, para reduzir os custos.

    Vou ainda fazer uma visita ao Presidente da Junta para fazer pressão e manifestar os seguintes argumentos:
    (Abordagem pacífica)
    - para fim de mandato seria uma obra de mais valia e de destaque nos jornais locais (a conclusão das infra-estrutura nesta rua principal da freguesia). Ótima representação dos interesses dos munícipes.

    (Abordagem agressiva)
    - denunciar/ relatar custos inaceitáveis ao jornal local
    - denunciar comportamento incompreensível e lamentável da Junta/Câmara na não conclusão de infra-estruturas básicas numa das suas ruas principais: ruas adjacentes possuem as infra-estruturas básicas; a maior parte desta rua principal está coberta com infra-estruturas básicas faltando uns lamentáveis 100 metros (para mim são: 20m para a água e 40m para o saneamento)
    - lamentar como numa freguesia vizinha que pertence ao mesmo município possui infra-estruturas básicas praticamente em toda a parte e nesta freguesia de bastante menor dimensão, mas não menos importante, não possui.
    - denunciar comportamento e passividade da Junta/Câmara nas redes sociais, referir a falta de zelo e passividade na garantia dos interesses e de melhores condições aos seus contribuintes e munícipes.

    Darei notícias, mas presumo que não tenha sorte.
  20.  # 20

    jpsilva boa sorte
    se necessitar de alguma ajuda disponha
 
0.0213 seg. NEW