Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Vou construir uma moradia na zona de Gaia e gostava da vossa opinião á cerca de orçamentos para ter uma ideia de qual o valor que necessito para a construção.


    Pedreiro:
    Trolha:
    Electricista:
    Picheleiro:
    Serralheiro:


    Deixo em anexo fotos do projecto



    Obrigado e Cumprimentos
      Piso 0.jpg
      Piso 1.jpg
      Anexo (garagem).jpg
  2.  # 2

    Projecto interessante.
    O seu arquiteto não lhe adianta um valor?
    Qual a área bruta da casa?
  3.  # 3

    Colocado por: callinasProjecto interessante.
    O seu arquiteto não lhe adianta um valor?
    Qual a área bruta da casa?


    Area do terreno 768m2
    Area por piso 105m2 + 35m2 garagem

    O arquitecto deu me o valor orçamental de 118.000€
  4.  # 4

    e voçe acreditou ,parece muito pouco
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, emad
  5.  # 5

    Desculpem -me os arquitectos, mas eles acertam pouco. Pelo menos o meu nao acertou.
    Se calhar ele disse-lhe 118000€ sem capoto, caixilharia sem ser xpto, chão em ceramico e sem flutuante ou soalho, carpintaria sem lacados e cozinha com poucos caixotes, etc.
    A minha tem 240 m2 (rc+1 piso) + 47 m2 (garagem) e nem lhe digo em quanto vai, senão voce perde a ideia. Tambem disse ao arquitecto que queria uma casa de 125000€. Mas depois ele colocou capoto, caixilharia xpto, soalho em toda a casa, carpintaria lacada, portas interiores pivotantes e de correr, cozinha com muitos caixotes, etc. E so lhe digo que 175k nao vao chegar (iva incluído).
    Concordam com este comentário: Alexandre Viana, Bru92
  6.  # 6

    Olá Alexandre!

    Pelo que ando a procurar e pela informação que as vezes anda espalhada por aqui, o "consenso" do pessoal é que em custo por m2 fique por uma média de 750€, portanto :

    105x2 + 35 = 245m2 x 750 = 183750,00€

    Lembrando que isso seria um preço "médio", isso varia de situação para situação, de tipo de construção e principalmente de acabamentos!

    Não estou falando que isso seja uma regra!

    Só, infelizmente, não consigo lhe dizer quanto desse valor pode atribuir a cada "especialidade"!

    Outra informação, dentro dos resumos, é de consenso também uma reserva de 10mil€ para o pagamento de taxas, taxinhas e taxonas que podem aparecer no meio do caminho!

    Espero ter dado alguma informação útil e vou seguir o tópico para ver o que mais lhe falam!

    Cumps!
    Concordam com este comentário: Bru92
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Viana
  7.  # 7

    Pelo que me tenho informado não está muito longe do valor que pretendo gastar, estamos em 2016 onde a oferta para construtores é pouca e devido a isso temos que ver bem a quem entregamos a obra porque não faltam bons artistas que querem trabalho.

    E claro depois depende muito da qualidade dos materiais, mas 175k axo que tinha que ser tudo de topo, mas tb tenho pouca experiência para ter a certeza do que digo, apenas falo pelo que vi ate agora :)
  8.  # 8

    Há muitos artistas a querer trabalho, mas as coisas têm de dar lucro mínimo. Portanto bom e barato não há...
  9.  # 9

    E caderno de encargos e mapa de quantidades tem? Iria ajuda-lo a apurar um preço mais real.
  10.  # 10

    A garagem em principio não conta com esse valor pois é mais barata. Conte com metade do preço para acgaragem, sendo assim tire uns 10k€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Viana
  11.  # 11

    Colocado por: pc ferreiraE caderno de encargos e mapa de quantidades tem? Iria ajuda-lo a apurar um preço mais real.


    Caderno de encargos o arquitecto disse me que so utilizo depois de escolher o "artistas " que vão fazer a obra.

    No momento ando mesmo á procura de orçamentos para depois não haver falhas no valor a pedir no banco etc
    • zeto
    • 20 maio 2016 editado

     # 12

    Colocado por: Alexandre Viana

    Caderno de encargos o arquitecto disse me que so utilizo depois de escolher o "artistas " que vão fazer a obra

    Mentira:
    O caderno de encargos serve para pedir orçamentos, portanto a primeira coisa que deve ter é., o caderno e o mapa de quantidades
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  12.  # 13

    Colocado por: Alexandre VianaCaderno de encargos o arquitecto disse me que so utilizo depois de escolher o "artistas " que vão fazer a obra.

    Grande "artista" que esse arquiteto é!
    Concordam com este comentário: alc, tozepalma
  13.  # 14

    Grande artista de facto! (então põe a sala num lado e a cozinha no outro oposto da casa?!)

    Adiante, para além do preço que já foi aqui falado (apenas da construção da casa e garagem), é importante não se esquecer de uma verba para os arranjos exteriores (estou a ver aí muita pavimentação exterior), já para não falar dos muros, jardins, etc.
    Concordam com este comentário: BE.arquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BE.arquitectos
  14.  # 15

    Colocado por: MrcsMglhsGrande artista de facto! (então põe a sala num lado e a cozinha no outro oposto da casa?!)



    Depende da vivência de cada família, mas é uma solução que há partida não me choca. Cozinha suficiente que dê para jantaradas e sala de estar noutro lado.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, mhpinto
  15.  # 16

    Colocado por: emadDesculpem -me os arquitectos, mas eles acertam pouco. Pelo menos o meu nao acertou.
    Se calhar ele disse-lhe 118000€ sem capoto, caixilharia sem ser xpto, chão em ceramico e sem flutuante ou soalho, carpintaria sem lacados e cozinha com poucos caixotes, etc.
    A minha tem 240 m2 (rc+1 piso) + 47 m2 (garagem) e nem lhe digo em quanto vai, senão voce perde a ideia. Tambem disse ao arquitecto que queria uma casa de 125000€. Mas depois ele colocou capoto, caixilharia xpto, soalho em toda a casa, carpintaria lacada, portas interiores pivotantes e de correr, cozinha com muitos caixotes, etc. E so lhe digo que 175k nao vao chegar (iva incluído).


    Oh amigo emad.. ter-lhe-ia dito precisamente isso na 1ª reunião... que isso mandar-se-ia para uns 200.000€.... que raio.
    ou para cumprir o orçamento, teriamos de reduzir a area da casa para os 120m2 ;)
    Concordam com este comentário: emad
  16.  # 17

    Pedro você é dos que acerta. Não vai andar muito longe disso.
    A diferença é que eu queria reformar-me aos 55 anos e agora vou ter de trabalhar até aos 75 para pagar a hipoteca.
    Concordam com este comentário: Bru92
  17.  # 18

    Colocado por: emadDesculpem -me os arquitectos, mas eles acertam pouco. Pelo menos o meu nao acertou.
    Se calhar ele disse-lhe 118000€ sem capoto, caixilharia sem ser xpto, chão em ceramico e sem flutuante ou soalho, carpintaria sem lacados e cozinha com poucos caixotes, etc.
    A minha tem 240 m2 (rc+1 piso) + 47 m2 (garagem) e nem lhe digo em quanto vai, senão voce perde a ideia. Tambem disse ao arquitecto que queria uma casa de 125000€. Mas depois ele colocou capoto, caixilharia xpto, soalho em toda a casa, carpintaria lacada, portas interiores pivotantes e de correr, cozinha com muitos caixotes, etc. E so lhe digo que 175k nao vao chegar (iva incluído).


    Colocado por: emadPedro você é dos que acerta. Não vai andar muito longe disso.
    A diferença é que eu queria reformar-me aos 55 anos e agora vou ter de trabalhar até aos 75 para pagar a hipoteca.


    emad, eu estou na mesma situação que você, também estou a construir casa neste momento, por isso percebo perfeitamente quais são as dificultdades encontradas durante a construção.
    No entanto deixe-me que lhe diga, você não acha que 125 mil euros para as areas que apresenta, não era demasiado optimista, para não dizer ingénuo!?
  18.  # 19

    Tambem aponto para mais de 160+iva numa zona mais rural
  19.  # 20

    Não acho demasiado optimista e nem ingénuo. Estou a falar de 125.000€ + IVA (cerca de 154.000€).
    Se lhe tirar a qualidade como capoto, caixilharia xpto, soalho, granitos na rampa da garagem e varandas, 3000€ de pré- instalação de AC, ,1500€ em piso radiante eléctrico nos WC´s, portões de entrada de 2750€, rufos com qualidade 3200€, brisas solares 4200€, 2400€ no alarme, 1200 em claraboias fixas e extras em alumino que a casa tem. Como tenho algumas paredes forradas em placas de alumínio, que só aqui estão cerca de 10.000€.
    Vamos fazer as contas: eliminando pre-instalação de AC, PRE, Alarme, granitos e reduzindo a qualidade dos rufos, e dos portões de entrada que são em alumínio eu reduzia nestas pequenas coisas cerca de 25.000€. Se poupasse na caixilharia reduzia a vontade 5000€, se não colocasse soalho e colocasse cerâmico, poupava cerca de 4000€. Se reduzisse à qualidade e quantidade de carpintaria, poupava cerca de 9.000€.
    Somatório: 25.000€ +5000€+4000€+9000€= 43.000€
    Então 200.000€ -43.000€= 157.000€. Derrapagem de 3.000€.
    Conclusão: a diferença em construir uma casa de arquitectura e com qualidade são 50.000€.
    A questão não é conseguir dizer que não à qualidade ou às ideias do arquitecto. A questão é que eu só vou construir uma vez na vida. E depois não tenho oportunidade de corrigir. Ou se corrigir vai ficar muito mais caro no futuro.
    Porque agora 50.000€ é muito dinheiro e o esforço é muito grande. Mas não fazer as coisas como deve ser e com qualidade agora, no futuro é muito mais caro.
    Concordam com este comentário: Alexandre Viana, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Viana
 
0.0195 seg. NEW