Iniciar sessão ou registar-se
    • h2o
    • 20 maio 2016 editado

     # 1

    Boas tardes,
    Geralmente sou mais leitor e pesquisador que escritor activo, mas surgiu uma duvida que talvez alguém possa ajudar.
    Adquiri á pouco tempo uma quintinha constituída por 2 artigos, um rústico e outro urbano, dos quais seriam respectivamente as áreas de 12600m e 315m
    Imóvel de banco pelo que não há donos para mostrar ou explicar alguma duvida.

    Na zona não há que eu veja na net cadastro predial, nem marcos oficiais, nem tenho plantas, perguntei a vizinhos e determinei assim alguns limites do terreno em que tinha duvidas -pareceu-me estranho mas enfim e ao medir o terreno através da ferramenta de medição do google maps, terreno mais casa resulta em cerca de 9800m mais coisas menos coisa, menos uns consideráveis quase 3000 m que fazem uma significativa diferença se eu quiser rentabilizar a quinta.
    Questões:
    Embora seja uma teoria rebuscada, será que o calculo da área de um terreno leva em conta a sua inclinação?
    Ainda assim teria de ter praticamente 40%inclinação o que não me parece de todo, embora tenha declive, é no Douro com patamares largos escorados por rocha.

    Posso falar com alguém (câmara/junta de freguesia, ou alguém que faça topologia) ou verificar nalgum site mapas do artigo rústico? O espaço é no meu ver agradável mas se paguei um valor e vou pagar impostos talvez para o resto da vida pela área que esta nos registos gostava de perceber o que se passa, algum entendido ou que já tenha passado por semelhante me pode elucidar ficava agradecido.

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Já falou com a vizinhança?
    Pode ir á Câmara e nos serviços de urbanismo consultar o cadastro, se houver.

    Pode contactar um topografo, para realizar um levantamento topografico da propriedade.
    Já pereu tempo a localizá-lo no google earth, ou no Bing Maps?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
    • h2o
    • 20 maio 2016

     # 3

    Como eu tinha dito foi a falar com a vizinhança(alguns pelo menos) e a calcular a área no google maps(o Earth deve ser igual) que tenho estes dados contraditórios com os documentos do terreno.
    Se fizer um levantamento topográfico e for diferente dos registos o que acontece? Só vejo que, ou vou gastar dinheiro para a frente e para traz para ter de alterar os documentos para pagar menos IMI, ou então(o perfeito) era auferir se há uma parte do terreno que eu não estou a considerar que me pertença para rentabilizar.
    Vou perguntar na câmara mas se não existe nada nos cadastros online existirá em papel?
  2.  # 4

    Normalmente as areas de terrenos e até de edificações mais antigas, não batem certo com os registos. É mesmo assim. Se puder, deve rectificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o, Enf1
    • h2o
    • 21 maio 2016 editado

     # 5

    Mas eles foram buscar os dados(m2) a algum lado?!
    Gosto de perceber as coisas, se fosse algumas centenas de metros mas cerca de 2000 m2 não desaparecem com o tempo!
    Pode haver intenções duvidosas de alguém, não acredito muito em coincidências, especialmente estas que somos prejudicados, é como os artigos do supermercado, chegamos á caixa e o valor é mais alto...foi engano..sempre a favor do mesmo...

    Nessa lógica, vedava 2000m2 á parte, vendia o resto com -2000m2 e esta tudo bem porque os registos não batem certo, temos de ser minimamente exigentes para as coisas funcionarem, não sendo a minha prioridade, vou tentar profundar esta questão.
    Que país...o próximo imóvel que comprar (se houver um próximo) tenho de andar de fita métrica atrás..
    Desculpem o desabafo, mas o dinheiro custa a ganhar.
    Cump.
  3.  # 6

    Colocado por: h2oEmbora seja uma teoria rebuscada, será que o calculo da área de um terreno leva em conta a sua inclinação?

    Não, é medição planimétrica. Mas isso não quer dizer que tenham medido o seu terreno tendo em consideração a inclinação, como é no Douro.. Deve fazer uma grande diferênças.

    Eu contactaria um topografo da zona, para ser ele a averiguar essas questões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  4.  # 7

    Colocado por: h2o (...) Que país...o próximo imóvel que comprar (se houver um próximo) tenho de andar de fita métrica atrás..

    De fita métrica não direi, mas com um topógrafo, atrás de si, deverá andar, para seu governo. Falando do caso: se são dois artigos cada um tem, com certeza, um número de matriz que os identifica, quer nas finanças quer no registo predial. Para tanto dirija-se a uma conservatória do registo predial, munido dos respectivos números - aliás tem de registar os imóveis, caso ainda não o tenha feito - e peça para consultar a descrição no predial. Para além da área (se tiver dúvidas tem de recorrer aos serviços do topógrafo), terá também as confrontações. Por aí - pode haver proximidade de números matriciais dos confrontantes - fica logo a saber (?)quem são os outros proprietários, se bem que me pareça que já sabe quem são. Havendo discrepância entre a área correcta e a que lhe foi vendida, deve fazer pedido, nas finanças, de rectificação de área. Se a área for menos de dez por cento ou superior a dez por cento do (antes) registado vai ter custos.

    Quando diz que é «mais leitor e pesquisador do que escritor activo» isso não o desobriga de - a ter passado aqui pelo Fórum - saber que por cá já apareceram n-situações parecidas com a sua, principalmente em compras de imobiliário, aos Bancos e às Finanças. E não são assim tão poucas. Posso dar-lhe um conselho (desculpe o atrevimento) sem lhe cobrar nada? Quando perspectivar uma compra nestes moldes, ponha como hipótese exigir - ou pagar do seu bolso - uma medição topográfica antes de fechar negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
    • h2o
    • 23 maio 2016 editado

     # 8

    Obrigado a todos pelas opiniões/conselhos percebe-se que tem experiência/profissionalismo em áreas relativas ao assunto.

    Mas nem sempre o ponto fulcral foi o opinado. A questão é mais a discrepância negativa da área, ter pago por X e ter na realidade +-80% da área suposta.

    Se for um topografo ao local será um custo -com reconhecido valor- não me permitirá saber se haverá algum limite errado do terreno(o importante), se á 10-20-30 anos alguém moveu um muro, deu de boca a um vizinho uma parcela de terreno(para não dizer que possam haver intenções duvidosas) De onde foram buscar as medições para chegar á area?Se a topografia agora é o State of the art- alguma técnica havia na altura...até os mapas na altura dos descobrimentos tinham uma parecença intencional com a realidade... se um dia o vender digo: olhe....não sei dos outros 2000m mas tenho um lindo levantamento do que restou!

    Já sei posso mais uma vez engolir a pedra e gastar ainda mais dinheiro para rectificar a situação com as finanças/registos...que ás tantas ainda me aproveitam para aumentar mais ainda o valor patrimonial...não vejo vantagens, e não é por atirar mais do pouco que tenho para impostos que coloquei a duvida.Esta resposta é correcta moralmente, mas descentrada do tópico.
    Percebam a analogia: compram um carro de 100cv, suspeito que tem pouca força e o mecânico no dinamómetro comprova "sim senhor só tem 80cv" isso não resolve onde foram os cavalos, apenas confirma que desapareceram. Compram uma casa que diz 100m2 nos registos e medem que tem 80 e o conselho que recebem é: engole que devias ter visto antes, vai rectificar nas finanças!

    Não deixam de ter razão mas o difícil de responder fica em aberto, como saber se posso ir buscar os 2000m2 físicos a algum lado? Ou ser ressarcido pelos vendedores?(não me interessa litígios por isto na verdade) ou posso vender a torre Eifell** que depois de assinado já faz com que o comprador seja o culpado por ter caído na esparrela? (se a existir intencionalmente) Isso parece a filosofia de admirar o chico esperto que ás vezes temos em Portugal, foste enganado? É porque mereceste se-lo!O gajo que ta vendeu é que foi inteligente! Muito obrigado, essas atitudes são um incentivo a quem engana, que se ler isto se deve rir.

    Maria Rodrigues:Obrigado pelos conselhos foi uma compra de um artigo modesto, e de um intermediário modesto*, e por um valor modesto, casa em ruínas, com terreno 12600m longe de cidade ou algo que o especialmente o valorize, com o intermediário ....um banco! Que é o mesmo que dizer, valor baixo pelo que os possíveis compradores terão especial afinidade ou poder financeiro para largarem mais em compras de artigos modestos como é o caso, compreendo a sua bitola de pensamento para um plano de investimento de outras dimensões, o que neste caso é menos aplicável, ainda assim é o "que deveria ter feito" não o que posso agora fazer.
    Quanto aos registo estão todos já em meu nome e não há mapas nem plantas, apenas na descrição como "confrontação com fulano de tal e com fulano de tal" o meu próximo passo como ja aqui me aconselharam bem -obrigado mais uma vez- é ver se há algum registo visual, (mapa,planta?) na câmara, e por gps saber a diferente altitude para fazer a hipotenusa do terreno, virei aqui dar o desenvolvimento.

    Irei com palavras mais sucintas(menos testamento) abrir um tópico próprio nas experiências relativas á pequenas obras e agricultura a iniciar no espaço, no intuito de partilhar tal como também usufruo do que aqui é escrito, pois vejo os fóruns como uma parte importante da fonte de conhecimento fantástica que a internet nos proporciona hoje em dia.
    E em especial este forum, "Tuga" :)


    *Um banco é um mau mediador imobiliário - (também não é suposto se-lo) :P

    **Aconteceu
  5.  # 9

    Colocado por: h2o (...) Não deixam de ter razão mas o difícil de responder fica em aberto, como saber se posso ir buscar os 2000m2 físicos a algum lado? (...)

    Caro h20, em 2012 utilizámos os serviços de um topógrafo devido a partilhas entre herdeiros. No registo predial constava uma determinada área, todavia, aquando da medição da propriedade, verificou-se quase o dobro da superfície coisa que, a olho nu, dificilmente poderíamos prever. Por comparação, digo eu, nada obvia que não se venha a verificar o mesmo na sua quintinha com as devidas diferenças. Por mais processos modernos de medição que haja, a verdade é que só o levantamento topográfico é aceite, pelos municípios, para licenciamentos. Onde é que eu quero chegar? Talvez a medição topográfica o deixe - ou não - mais aquietado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
 
0.0140 seg. NEW