Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Solução para AQS para T2

Boa tarde

Peço informação e ajuda o sobre qual solução de escolha para agua quente sanitária tenho um T2 no porto com termoacumulador eléctrico para 3 pessoas que gasta cerca de 2200KWH ano, escolhi dois equipamentos que gostava de instalar mas estou indeciso entre os dois podem-me ajudar. Não tenho gás em casa, tenho todo eléctrico. Nem todos os dias gastamos agua para banhos Os dois são:

Termossifão junkers de 150 litros posso instalar não tenho condomínio moro ultimo andar tenho telhado virado a sul

https://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_3456

Bomba de calor Gorenje TC100ZNT para instalar num sotão onde de inverno tenho temperatura 10C e verão 30C. Segundo ficha da etiqueta energética a bomba de calor gasta 391KWh ano.

https://partners.gorenje.si/fts/EnLabel.ashx?ident=403752&jezik=pt

http://www.gorenje.com.pt/produtos/aquecimento-e-refrigercao/bombas-de-calor-para-aqs/tc100znt/403752
  2.  # 2

Contas de merceeiro:

Sabemos que consome actualmente 2200 kWh. O sistema solar poderá fornecer-lhe cerca de 70% das necessidades (depende do modelo, instalação, etc...)
    Se instalar o termossifão vai ainda gastar em electricidade cerca de 30% ou seja 0.3 x 2200 = 660 kWh/ano

Em relação à bomba de calor:

Colocado por: smoreiraSegundo ficha da etiqueta energética a bomba de calor gasta 391KWh ano.
    Não ligue a isto, o consumo na etiqueta é para um perfil de consumo específico que não é o seu de certeza. Isto serve apenas para comparar equipamentos com a mesma etiqueta.

Pela ficha técnica temos um COP de aprox. 3.3 (menor no inverno, maior no verão)
    Logo podemos dizer que vai gastar em electricidade 2200/3.3 = 666 kWh/ano

Como podemos ver com ambos os sistemas gasta quase o mesmo.
    Falta saber qual o preço inicial de cada um
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Fontão
  3.  # 3

Não será melhor equacionar relativamente à circulação forçada vs bomba calor + kit solar?
  4.  # 4

Atão e os €€€€!!!?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 5

Por 2500 euros não dará para as 2 opções?
    Entre os 2 também não sei qual é a melhor opção...
  6.  # 6

Colocado por: Nuno FontãoPor 2500 euros não dará para as 2 opções?
    , nãonem com equipamentos de baixa gama
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  7.  # 7

Aqui alguns exemplos de CF
      Screenshot_2016-05-23-00-56-42_com.android.chrome.png
  8.  # 8

Não tem condomínio, como assim? O prédio é todo seu?
    Se o prédio não for todo seu o telhado é parte comum a todos os comproprietários, e você necessita de autorização para a instalação dos painéis.
  9.  # 9

Não tenho condomínio posso instalar no telhado que tenho virado a sul.
    A bomba de calor custa 1300 euros da Panasonic DHW100. E tenho preço de uma termossifao junkers 150 litros tudo incluído para montagem sem instalação de 1070 com campanha de 6 meses sem juros no Leroy merlin. A instalação ia ser feita por mim que fica +/- 1150 instalado, mas a minha duvida é que o termossifão poupa cerca de 70% anual mas com resistência eléctrica a funcionar tenho as minha duvidas com dias inublados, e com chuva é capaz de gastar mais electricidade duvido que ande por volta dos 30% anuais. Mas se ao fim de um ano for mais caro tenho um sitio fora de casa para instalar um esquentador. Penso que este solução ficara muito mais barato de solar de circulação forçada sendo termossifao + esquentador termostatico.

Qual a vossa opinião

0.0139 seg. NEW