Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Ando a fazer uns regos para uma instalação eléctrica exterior para 4 candeeiros. As ligações eléctricas vão ser feitas por um electricista mas queria já adiantar trabalho e ser eu a colocar as caixas derivação e o tubo anelado.

    A minha duvida é que caixas derivação devo usar? Uma IP55 como esta? http://www.aki.pt/electricidade/caixas-derivacao-e-encastre/caixas-de-derivacao/caixas-de-derivacao/CaixadederivacaoPLEXO-P34021.aspx
  2.  # 2

    tubo anelado, como diz no chão?
  3.  # 3

    Colocado por: AMCPtubo anelado, como diz no chão?


    Não é esse que se usa?
  4.  # 4

    Porque quer por uma caixa de dirivação?

    Se colocar caixas fundas em cada ponto dá perfeitamente para derivar.

    Use tubo liso o de argola é uma porcaria.

    Você vai colocar a caixa no chão ou o título está a enganar?
  5.  # 5

    Efetue derivações nos pontos de luz. Mais fácil para reparações.

    Existe tubo específico para enterrar no solo. Maior resistência e mesmo assim leva uma cavadela.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
  6.  # 6

    Colocado por: AlexMontenegroEfetue derivações nos pontos de luz. Mais fácil para reparações.

    Existe tubo específico para enterrar no solo. Maior resistência e mesmo assim leva uma cavadela.
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Agradeceram este comentário:Dos Santos


    Plenamente de acordo.
  7.  # 7

    Colocado por: AlexMontenegroEfetue derivações nos pontos de luz. Mais fácil para reparações.

    Existe tubo específico para enterrar no solo. Maior resistência e mesmo assim leva uma cavadela.
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Agradeceram este comentário:Dos Santos


    Esse tubo que fala é o tubo que se usa na rega?
    A caixa de derivação tem que ficar a vista é isso? pensava que dava para ficar escondida debaixo da terra. Ou então sou eu que estou a fazer confusão com isto tudo. Não tarda faço só os regos e o electricista que faça o resto, o problema e que assim deve ficar muito mais caro e não deve ser algo difícil de fazer.

    Este esquema faz algum sentido? :)


    Em relação a escavação dava-me muito mais jeito este esquema:

  8.  # 8

    O tubo que falo é este atenção que à uns baratos que não dão para exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
      gris2.jpg
  9.  # 9

    Esqueça essas caixas enormes de derivação, use destas que dá para derivar perfeitamente e fica escondida atrás do candeeiro.

    E livre-se de colocar caixas no chão ok tire essa ideia da cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
      7f40dea6e00b4b4f.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: Dos SantosEsqueça essas caixas enormes de derivação, use destas que dá para derivar perfeitamente e fica escondida atrás do candeeiro.

    E livre-se de colocar caixas no chão ok tire essa ideia da cabeça.
    Agradeceram este comentário:coisascasa
      7f40dea6e00b4b4f.jpg


    O erro foi meu por nao fazer a legenda, mas os quadrados castanhos sao os candeeiros.

    Deixem ca ver se estou a perceber a coisa:
    1) as caixas derivaçao ficam atras do poste candeeiro, nunca enterradas.
    2) o tubo vai sempre direito ate as caixas derivaçao atras dos candeeiros . Sendo assim o esquema do 2º desenho não é possível correcto?
    3) posso usar uma caixa derivaçao normal IP55 tipo isto : http://www.aki.pt/electricidade/caixas-derivacao-e-encastre/caixas-de-derivacao/caixas-de-derivacao/CaixadederivacaoPLEXO-P34021.aspx
  11.  # 11

    Desculpe o desenho foi à pressa pois estou a trabalhar
  12.  # 12

    Poder usar essa caixa pode mas não fica bem esteticamente, e não tem necessidade disso. Se quiser quando chegar a casa faço-lhe um esquema no computador.
  13.  # 13

    Esqueça caixas de derivação enterradas. A única coisa que vai andar pelo chão é o tubo, depois de subir a parede répica de umas caixas para as outras mesmo pelas paredes.
  14.  # 14

    Como dito anteriormente tente fazer as derivações no interior do próprio candeeiro.

    Nos casos onde não conseguir utilize uma caixa de derivação nas costas do candeeiro, existem caixas bem mais pequenas e esteticamente mais em conta.

    Pode sempre optar pelos chamados "submarino" ou pela caixa de derivação com resina no caso de querer enterrar as caixas.

    Quanto ao tubo ou utiliza o GRIZ (conforme indicou o Dos Santos) ou compra tubo corrugado na cor vermelha, este último tem diâmetros maiores o que pode dificultar a chegada às caixas de deirivacao/candeeiros. Contudo são os mais adequados para andarem enterrados no exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
  15.  # 15

    Colocado por: ricardo33020Como dito anteriormente tente fazer as derivações no interior do próprio candeeiro.

    Nos casos onde não conseguir utilize uma caixa de derivação nas costas do candeeiro, existem caixas bem mais pequenas e esteticamente mais em conta.

    Pode sempre optar pelos chamados "submarino" ou pela caixa de derivação com resina no caso de querer enterrar as caixas.

    Quanto ao tubo ou utiliza o GRIZ (conforme indicou o Dos Santos) ou compra tubo corrugado na cor vermelha, este último tem diâmetros maiores o que pode dificultar a chegada às caixas de deirivacao/candeeiros. Contudo são os mais adequados para andarem enterrados no exterior.
    Agradeceram este comentário:coisascasa


    Esses "submarinos" são muito caros e parece ser complicado a instalação.
    Vou então seguir os vossos conselhos e montar a caixa derivação no interior do candeeiro.
    Os candeeiros vão ser algo tipo isto : https://www.vidaxl.pt/p/40247/preston-candeeiro-de-pe-para-jardim-215-cm

    Já agora, sabem se essa loja é de confiança?

    Em relação ao tubo gris, qual o diâmetro necessário? Disseram-me que para iluminação só é necessário um cabo electrico de 1,5mm2, para tomadas e bombas água/ar já teria de ser 2,5mm2. É assim?
  16.  # 16

    Colocado por: coisascasa

    Esses "submarinos" são muito caros e parece ser complicado a instalação.
    Vou então seguir os vossos conselhos e montar a caixa derivação no interior do candeeiro.
    Os candeeiros vão ser algo tipo isto :https://www.vidaxl.pt/p/40247/preston-candeeiro-de-pe-para-jardim-215-cm

    Já agora, sabem se essa loja é de confiança?

    Em relação ao tubo gris, qual o diâmetro necessário? Disseram-me que para iluminação só é necessário um cabo electrico de 1,5mm2, para tomadas e bombas água/ar já teria de ser 2,5mm2. É assim?



    Ei lá sendo esses candieiros de pé o caso muda de figura, por norma esses tem espaço suficiente dentro do candieiro para derivar, sendo assim já não será necessário caixas e apenas tubo de candeeiro para candeeiro.

    Um tubo de 25mm no mínimo, pois você para o exterior vai ter de usar cabo revestido.


    Quanto às medidas de cabo por mm2 esta correcto.

    1.5mm2 para iluminação e 2.5mm2 tomadas.
  17.  # 17

    De que zona você é?
  18.  # 18

    Colocado por: Dos SantosDe que zona você é?


    Perto Santarém
  19.  # 19

    Colocado por: coisascasa

    Perto Santarém



    Muitos km daqui senão ia aí ajudado a fazer asneiradas 😆
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisascasa
  20.  # 20

    Colocado por: Dos Santos


    Ei lá sendo esses candieiros de pé o caso muda de figura, por norma esses tem espaço suficiente dentro do candieiro para derivar, sendo assim já não será necessário caixas e apenas tubo de candeeiro para candeeiro.

    Um tubo de 25mm no mínimo, pois você para o exterior vai ter de usar cabo revestido.


    Quanto às medidas de cabo por mm2 esta correcto.

    1.5mm2 para iluminação e 2.5mm2 tomadas.


    Também vou fazer umas ligaçoes para uma bomba agua e bomba ar, como neste caso é necessario o cabo de 2,5mm2 revestido qual o diametro do tubo gris que devo comprar? 32mm?
 
0.0229 seg. NEW