Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu e o meu namorado estamos a comprar casa. Entregamos todos os documentos pedidos e mais alguns. Somos ambos solteiros e nunca vivemos juntos, estando atualmente, cada um na casa dos pais. Avancamos para a compra da nossa primeira casa, e pretendemos casar para o ano, quando tivermos tudo em condições. No entanto, e apesar de todos os papeis e documentos estarem com a informação de que somos solteiros e com moradas diferentes, a senhora do balcao que contem o nosso processo, diz ter recebido um e.mail da administração a solicitar uma declaração em como vivemos em uniao de facto, terei de a pedir na junta de freguesia... no entanto...e como informei tal nao é real!! A mesma diz que nao ha problema que basta dar uma das nossas duas moradas e que eles passam...mas tudo o que ja pesquisei diz o contrario... ja alguma vez aconteceu isto a alguem?
  2.  # 2

Têm conta conjunta? Use essa morada e pronto. A mim já aconteceu, mas como moravamos na mesma casa, quando compramos outra foi fácil. Sempre entregámos declarações de IRS enquanto solteiros.

(a junta passa-lhe isso sem problema)
  3.  # 3

Colocado por: Flavia07
    Eu e o meu namorado estamos a comprar casa. Entregamos todos os documentos pedidos e mais alguns. Somos ambos solteiros e nunca vivemos juntos, estando atualmente, cada um na casa dos pais. Avancamos para a compra da nossa primeira casa, e pretendemos casar para o ano, quando tivermos tudo em condições. No entanto, e apesar de todos os papeis e documentos estarem com a informação de que somos solteiros e com moradas diferentes, a senhora do balcao que contem o nosso processo, diz ter recebido um e.mail da administração a solicitar uma declaração em como vivemos em uniao de facto, terei de a pedir na junta de freguesia... no entanto...e como informei tal nao é real!! A mesma diz que nao ha problema que basta dar uma das nossas duas moradas e que eles passam...mas tudo o que ja pesquisei diz o contrario... ja alguma vez aconteceu isto a alguem?
    Artigo 2.º-A
    Prova da união de facto
    1 - Na falta de disposição legal ou regulamentar que exija prova documental específica, a união de facto prova-se por qualquer meio legalmente admissível.
    2 - No caso de se provar a união de facto por declaração emitida pela junta de freguesia competente, o documento deve ser acompanhado de declaração de ambos os membros da união de facto, sob compromisso de honra, de que vivem em união de facto há mais de dois anos, e de certidões de cópia integral do registo de nascimento de cada um deles.
    3 - Caso a união de facto se tenha dissolvido por vontade de um ou de ambos os membros, aplica-se o disposto no número anterior, com as necessárias adaptações, devendo a declaração sob compromisso de honra mencionar quando cessou a união de facto; se um dos membros da união dissolvida não se dispuser a subscrever a declaração conjunta da existência pretérita da união de facto, o interessado deve apresentar declaração singular.
    4 - No caso de morte de um dos membros da união de facto, a declaração emitida pela junta de freguesia atesta que o interessado residia há mais de dois anos com o falecido, à data do falecimento, e deve ser acompanhada de declaração do interessado, sob compromisso de honra, de que vivia em união de facto com o falecido há mais de dois anos, à mesma data, de certidão de cópia integral do registo de nascimento do interessado e de certidão do óbito do falecido.
    5 - As falsas declarações são punidas nos termos da lei penal.
    Fonte:http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=901&tabela=leis

Ps: Diga a verdade e só a verdade. Tenha atenção ao que coloquei a negrito!
  4.  # 4

Declaração da junta de freguesia...
  5.  # 5

Não compreendo, se não vivem juntos e se disseram ao banco isso porque é que vos estão a pedir uma declaração de união de facto?

Eu fui pedir uma à junta de freguesia e só me deram passado dois anos de estar a viver com o meu namorado. Tivemos que pedir a duas testemunhas que viviam na mesma freguesia que nós para também assinar o documento, em como testemunhavam que viviamos juntos há dois anos, mas esse pedido foi para efeitos de ficar agregada ao seguro de saúde do meu namorado.

Agora não me faz muito sentido o banco ou a agência pedirem esse documento, se é a primeira casa onde vão estar a viver juntos pela primeira vez.
  6.  # 6

por acaso..... só por mero acaso questionou a senhora do balcão acerca desse pedido? qual a resposta da mesma? ( nao me responda que foi a administração que pediu por email) esse pedido tem que ter um proposito....gostava de saber qual??!!
    Concordam com este comentário: mfigu

0.0080 seg. NEW