Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

É fácil.
    Erro é de 5 metros em planimetria e ate 10 metros em altimetria.
    Por isso pode ter um terreno a descer quando é a subir, Um terreno plano quando é inclinado.
    Basta saber por exemplo que uma estação total a trabalhar sem correção activada, pode levantar uma caixa no meio da rua e está aparece dentro dó terreno no levantamento.
    Por isso , para ir para lá de tlm, mais vale aldrabar umas curvas de nível em gabinete que deve sair algo bem melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 22

Colocado por: Pedro BarradasEssas coisas... tem erros que não são compatíveis com trabalhos profissionais...

Tal qual esta porcaria, tem um erro de 7cm em 10m
      1-77-910-e1306956679997.png
  3.  # 23

Colocado por: C.SilvaTal qual esta porcaria, tem um erro de 7cm em 10m

comprou isso?
  4.  # 24

Comprei á 2 anos!
  5.  # 25

Boa noite Miguel 12,

É um município com o qual estamos habituados a trabalhar, o Levantamento topográfico é em DATUM73.
    Relativamente á questão do abate das arvores, não o faça sem antes consultar o topografo, já tivemos situações em que a rede de satélite tinha um sinal razoável e foi possível fazer o levantamento sem que houvesse a necessidade de fazer a limpeza do terreno, devo mesmo dizer que não me lembro de nenhuma em que tivesse sido necessário.
    Relativamente á questão que coloca da marcação de obra, muito poucos empreiteiros estão equipados com maquinaria adequada para este tipo de trabalho, recorrendo a fita métrica e medidas da planta de implantação. Para haver um maior rigor é bom que seja realmente o topografo a fazer a marcação, com base em ficheiro a fornecer pela equipa de projecto. Sendo que pela experiência, o topografo que faz o levantamento apresenta melhor preço para a implantação da obra.

Cumprimentos,
    Rui Rodrigues
    Visite-nos no Facebbok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel12
  6.  # 26

Colocado por: callinasEsses equipamentos custam muito dinheiro, tendo o problema de visibilidade posicional no meio do eucaliptal =)

questões técnicas não sei, mas andei com um topografo que em menos de uma hora fez o levantamento de um terreno commais 30.000m2, e não era plano e tinha mato com fartura. claro que andamos uns dias antes à procura dos marcos para facilitar depois o trabalho.
  7.  # 27

O problema é que não se valoriza o trabalho do Topógrafo.
    Se o topógrafo fizer o levantamento com estação total e demorar uma semana, o trabalho é bem pago por 600 euros.
    Se o topógrafo investir 18 mil numa antena GPS para a estação total, e fizer o que fazia numa semana, num dia, então 150 euroa já é muito bem pago.
  8.  # 28

Colocado por: callinasHá, mas provavelmente em vez de pagar 150 euros por um levantamento, terá de pagar 600.
    É que para coisas básicas, servem os aparelhos básicos, para levantamentos como o que fala já tem ser alguém que investiu 18mil euros num equipamento, e esse custo de aquisição tem de se reflectir nalgum sitio.
    Concordam com este comentário:Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel12

Há pouco tempo necessitei dum levantamento topográfico para um terreno com 6000 m2, dividido em duas parcelas e que é para dividir em 4 (teoricamente), num local acidentado (diferenças de 5 metros de altura em 15 de comprimento), com duas moradias existentes e um grande número de arrumos de todo o tipo (cozinhas de forno, arrumos agropecuários, etc).

O topógrafo levou-me o preço de tabela mais 20%, fez algumas 9 estações e perdeu lá à vontade 3 horas ou mais. Era engraçado se ele me dissesse que tinha que deitar abaixo as casas e/ou os barracos para fazer o levantamento... essa de ter que deitar abaixo o eucaliptal é uma boa dica para você procurar alguém que realmente perceba alguma coisa da poda. Digo eu.
  9.  # 29

E quanto foi preço de tabela mais 20%?
  10.  # 30

Colocado por: C.Silva
    Tal qual esta porcaria, tem um erro de 7cm em 10m
      1-77-910-e1306956679997.png

Isso é medidor de laser ou por ultra-sons?
  11.  # 31

É laser. 7cm é muito, no entanto se quem o usa estiver ciente disso.?!
  12.  # 32

Colocado por: callinasE quanto foi preço de tabela mais 20%?

Foi preço de amigo :-)

Tenho relação pessoal e profissional com ele, levou-me menos de metade do que o trabalho valia, garantidamente, até porque o mais importante ali eram mesmo as curvas de nível para aferir o potencial construtivo da parcela, que era/será a destacar das parcelas onde estão as construções existentes mais antigas.

Mas também entregou o trabalho e levou o dinheiro e isso é mais importante do que ter boas margens mas ter que andar a mendigar aquilo que se deveria receber por direito :-)
  13.  # 33

Colocado por: SkinkxIsso é medidor de laser ou por ultra-sons?

Lazer!

Colocado por: callinasÉ laser. 7cm é muito, no entanto se quem o usa estiver ciente disso.?!

O problema é depois nas conversões!
  14.  # 34

Já me disseram que aquilo se podia calibrar, verdade ou não, não sei!
  15.  # 35

Colocado por: C.SilvaJá me disseram que aquilo se podia calibrar, verdade ou não, não sei!

Esqueça. Mais vale comprar um decente.

Vou ter um BOSCH GLM80 (80m/ erro de 3mm) à venda brevemente, se estiver interessado, apite.( estou a pedir 125€ com IVA e portes para PTcontinental)
  16.  # 36

1-O LT que se exige para esse fim é igual (especificidades) para todas as Câmaras Municipais no País ou terei que consultar a minha Câmara para alguma informação (por exemplo a escala que se usa ou o método? do LT)?

Cada câmara trabalha de forma diferente e algumas nem exigem a georeferênciação. O ideal será consultar o site da câmara, e na parte do urbanismo ler o RMUE e ver se pedem ou não, caso não consiga um telefonema resolve o caso. A escala varia conforme a finalidade do trabalho, mas sendo este um levantamento para um projecto de uma moradia peça o trabalho para a escala 1/200.

2-O Técnico que fará o levantamento pode/deve ser o mesmo que depois fará a implantação (penso que é isto que se diz) na altura da construção?

Só terá vantagem em ser o mesmo técnico a fazer a implantação, primeiro porque já terá rede de apoio que deixou quando fez o levantamento e isso é necessário para o trabalho ficar bem feito, e segundo porque já sabe o terreno/local que vai encontrar. Existem alguns técnicos que quando o terreno o permite fazem o levantamento a GPS e nem rede de apoio lá deixam, o que na minha forma de trabalho não é o correto.

3-O orçamento que me será dado pelo LT deverá incluir essas duas partes ou costuma ser o empreiteiro a incluir no seu orçamento a parte da verificação/demarcação da obra do terreno?

Peça o orçamento apenas para o levantamento topográfico porque até à fase de implantação ainda vai passar algum tempo, em alguns casos meses ou até mais de um ano. Falou-se num outro comentário que o arquitecto tem a obrigação de fazer uma planta de implantação com todas as cotagens suficientes para o empreiteiro marcar a obra, tem, mas existem casos em que nem com tudo isso é fácil fazer uma correta implantação. Cada vez os projectos são mais específicos, com ângulos e alinhamentos complicados, e nesse caso arriscar numa má implantação depois trás custos muito mais elevado do que contratar esse serviço a um topógrafo. Outro questão também muito importante na implantação da obra é a marcação correta da cota de soleira para ao fazer o movimento de terras nem cortar ou aterrar em demasia
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel12
  17.  # 37

Colocado por: Pedro BarradasEssas coisas... tem erros que não são compatíveis com trabalhos profissionais... atenção a isso!!! não se iludam.
    Mas era interessante ver um comparativo entre os dados recebido pela APP e uma estação total.

Não aconselho para uso profissional, é evidente.
    Mas acho piada existirem APPs para tudo.
    Smartfones & stupid people
  18.  # 38

Mas não há mal nenhum haver app para tudo. No mundo de hoje está a convergir para software livre e Android. São cada vez mais os dispositivos android com aplicações Android pro e semi pro, que interagem com aparelhos de alta precisão.
    Há antenas GPS Leica glonsass e Galileu com precisão submetrica que podem ser ligadas a um tlm e fazer um levantamento.
  19.  # 39

Colocado por: pauloagsantosexistem topógrafos que tem equipamentos que funcionam por GPS basicamente colocam uma estação num ponto que capta o sinal GPS e depois andam com uma vara pelo terreno que comunica com a estação e calcula os pontos todos. É muito rápido fazer o levantamento topográfico dessa forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel12

Bom dia Pauloagsantos.

E se o LT for feito dessa forma estará mal feito?

Obrigado

Miguel 12
  20.  # 40

Colocado por: callinasO problema é que não se valoriza o trabalho do Topógrafo.
    Se o topógrafo fizer o levantamento com estação total e demorar uma semana, o trabalho é bem pago por 600 euros.
    Se o topógrafo investir 18 mil numa antena GPS para a estação total, e fizer o que fazia numa semana, num dia, então 150 euroa já é muito bem pago.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Se faz o trabalho num dia fica com mais 4 para fazer outros trabalhos. Chama-se a isso ser produtivo, automatizar....automatizar para fazer mais baixando o preço ao cliente final mas tendo mais clientes. Há é muita gente que não sabe que num mercado globalizado os custos têm de ser baixados exactamente com o exemplo que deu, fazer mais no mesmo tempo.

0.0257 seg. NEW