Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Na minha ideia os exaustores não funcionam e acho os feios.
    É parvo montar uma cozinha sem exaustor? Alguém decidiu faze lo?
    Desculpem a pergunta parva.
  2.  # 2

!!! então, faz uma chaminé?
    Concordam com este comentário: CMartin, joaosantos
  3.  # 3

Ahahah não não mas não punha nada por cima da placa só o azulejo. ...
  4.  # 4

Pode sempre cozinhar ao ar livre para manter a casa sem cheiros resultantes do acto de cozinhar.
  5.  # 5

Se usar o fogao para fazer algo mais complicado do que ferver agua. Vai precisar de exaustor.
  6.  # 6

Colocado por: silvaferreiraBoa noite

Provavelmente tem comprado um exaustor errado
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 7

Procure na net por exaustor de bancada.

www.gabineteop.com
  8.  # 8

Colocado por: silvaferreiraBoa noite

Na sua ideia, olhe... também na minha. Acho-os inestéticos, barulhentos e não eliminam os cheiros dos cozinhados. São uns verdadeiros sorvedouros de gordura.
    Nós não vamos colocar exaustor e sim fazer uma chaminé tradicional. Nada que seja novidade para nós: em casa dos nossos pais, no inverno, lá estava ela carregadinha de enchidos, na curtição, muito disponível para receber pingas grossas de chuva ou granizo. A sua pergunta é pertinente, a cozinha tem de ser o reflexo de quem lá vive e confecciona comida.
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 9

Colocado por: maria rodriguesmuito disponível para receber pingas grossas de chuva ou granizo.

E uns pardais de quando em vez! :))
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  10.  # 10

Colocado por: silvaferreiraÉ parvo montar uma cozinha sem exaustor? Alguém decidiu faze lo?

É parvo... mas é obrigatório por lei!!!!

Sim, existem n pessoas que o fazem... á sua responsabilidade.

silvafereira, e qual o tipo de fogão que vai meter? Se for a gás, como faz a exaustão dos gases de combustão?( nomeadamente tóxico monoxido de carbono)

NOTA: entenda que sobre a zona da placa tem de meter qq coisa que não um armário normal. Pois rapidamente o vapor de agua e as temepraturas vão destruir esse mesmo móvel. Existem exaustores embutidos nos moveis superiores que não são "feios", opte por esses.

E aqui o de bancada que se falou em cima:

Se a sua zona de cozinhar ficar numa ilha, alem dos exaustores de bancada, tem também de embutir no tecto.
  11.  # 11

Este da miele
  12.  # 12

Colocado por: silvaferreiraNa minha ideia os exaustores não funcionam

Só se for na sua ideia, o meu basta estar ligado na velocidade mais lenta e até chupa os gases do recuperador, se este estiver aceso, para a cozinha e ainda tenho o hall no meio e 2 portas interiores a separar as divisões.
    Concordam com este comentário: eu, ANdiesel
  13.  # 13

Colocado por: Bricoleiro

Só se for na sua ideia, o meu basta estar ligado na velocidade mais lenta e até chupa os gases do recuperador, se este estiver aceso, para a cozinha e ainda tenho o hall no meio e 2 portas interiores a separar as divisões.
    Concordam com este comentário:ANdiesel

E na minha ideia acaba por ser mais importante a qualidade da conduta de evacuação (i.e., lisa e sem curvas abruptas) do que o exaustor propriamente dito.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 14

se ligar o exaustor e não abrir uma frincha de uma janela vai ser dificil ele funcionar bem...
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradasnomeadamente tóxico monoxido de carbono

Tem a certeza disto? Até onde sei, quimicamente falando, a combustão dos gases butano e propano apenas liberta água e dióxido de carbono. Não que isso invalide a necessidade de exaustão de gases, claro está.

Mas indo à questão do/a silvaferreira, posso dar a experiência de uma tia minha que quando aqui há muitos anos montou um exaustor montou algo pouco eficiente. Acabou por nunca o usar e era notório que se fartava de poupar em tratamento da madeira dos móveis da cozinha à conta da camada de gordura que besuntava toda a zona envolvente ao fogão. Já para não falar de que quando um gajo entrava na cozinha em dias de cozido aquilo mais parecia uma sauna.
    Imagine agora o que isso representa em termos de manutenção de móveis, paredes e tetos (adoro o A.O.).

Mas isso está a anos-luz do que se vê hoje em dia. As opções são inúmeras e não só não as acho inestéticas como, pelo contrário, em muitos casos até acrescentam estética à cozinha.
    Quando à eficácia pois tudo depende do investimento que fizer. Para a minha casa, o exaustor será coisa onde não olharei muito ao preço. Um primo meu comprou o motor de um exaustor de restaurante que mandou instalar bem alto na chaminé de exaustão. Não se houve nada e vêem-se as portas da cozinha a oscilar quando ele põe aquilo a "bombar".

Resumindo e concluindo eu diria que sim, que "é parvo", a menos que faça uma chaminé daquelas bem grandes à antiga mas depois não se queixe se não conseguir manter a cozinha quente.

Quanto a isto:
    Colocado por: maria rodriguesSão uns verdadeiros sorvedouros de gordura.

Pois ainda bem que o são pois caso contrário essas gordura iria ter de ser tirada à mãozinha dos móveis, paredes e tetos (viva o A.O. outra vez). O meu atual exaustor, nada de especial que já vinha com a casa, tem umas grelhas que captam a maior parte da gordura que dão para meter na máquina de lavar loiça. Quando ficam mais gordurosos, bota lá para dentro e saem impecáveis!
    Concordam com este comentário: treker666
  16.  # 16

Colocado por: mhpintoTem a certeza disto? Até onde sei, quimicamente falando, a combustão dos gases butano e propano apenas liberta água e dióxido de carbono.

Depende se a reacção é completa ou não, mas o que é certo é que esses gases/fumos deviam ser extraídos.
    Já há modelos pequenos e bastante funcionais (e alguns estupidamente caros, que as mulheres costumam gostar bastante)
  17.  # 17

Colocado por: mhpintoPois ainda bem que o são pois caso contrário essas gordura iria ter de ser tirada à mãozinha dos móveis, paredes e tetos (viva o A.O. outra vez). O meu atual exaustor, nada de especial que já vinha com a casa, tem umas grelhas que captam a maior parte da gordura que dão para meter na máquina de lavar loiça. Quando ficam mais gordurosos, bota lá para dentro e saem impecáveis!

Mai nada!
    Ou então basta pulverizar com spray anti gorduras e deixar 2 minutos ao sol directo, a seguir é passar debaixo da torneira e está impec.
  18.  # 18

Eu escolhi um banalíssimo e barato exaustor da Teka(será que as mulheres podem gostar de exaustores baratos?humm...), encastrado no móvel, e cumpre bem a sua função. Não será potentíssimo, mas a menos que se goste muito de fritos ou se queira assar sardinhas dentro de casa, não vejo necessidade de mais. (Sim, quando grelho peixe fica o cheiro, mas paciência...atenua bastante se acender uma vela, fica a dica)
  19.  # 19

Colocado por: becasEu escolhi um banalíssimo e barato exaustor da Teka(será que as mulheres podem gostar de exaustores baratos?humm...), encastrado no móvel, e cumpre bem a sua função. Não será potentíssimo, mas a menos que se goste muito de fritos ou se queira assar sardinhas dentro de casa, não vejo necessidade de mais. (Sim, quando grelho peixe fica o cheiro, mas paciência...atenua bastante se acender uma vela, fica a dica)

Não faça fritos, a saúde agradece :)
    Grelhe peixe no churrasco na brasa ou carvão vai ver que até fica melhor ao paladar.
  20.  # 20

Colocado por: BricoleiroNão faça fritos, a saúde agradece :)
    Grelhe peixe no churrasco na brasa ou carvão vai ver que até fica melhor ao paladar.

Fritos é raríssimo...
    Grelhar peixe no carvão é um sonho incompatível com a falta de tempo... geralmente ponho o grelhador no terraço, mas este ano está difícil...

0.0177 seg. NEW