Bom dia, tenho estado a realizar um projeto em papel e num software de plantas com o intuito de construir uma moradia com R/C e 1º andar, com cerca de 72m2 por piso, caso aprovada.
O terreno em si têm 2 moradias, a principal, com cerca de 70 anos, já remodelada está legalizada, a antiga casa dos caseiros, com cerca de 40 anos, com cerca de 86m2 não foi legalizada de inicio, mas já ouvi dizer que passados 14/15 anos, caso não tenha ocorrido nenhuma reclamação/denuncia, passa a ser legal. O projeto que quero executar é uma reconstrução total desta casa (antiga casa dos caseiros), que já possui electricidade e água.
No entanto existem várias duvidas que penso que me conseguem esclarecer:
1) Sendo o terreno partilhado, e tendo a autorização tanto dos familiares que lá estão a viver, como do representante do terreno, e também dos vizinhos. É necessário também a aprovação da câmara, correto?
2) Onde é que pode ser validado/aprovado o meu projeto?
3) Dado que já se encontra uma casa no local onde quero realizar o meu projeto, será a aprovação mais fácil, relativamente a uma parte descampada do terreno?
4) O valor do IMI irá sofrer alterações significativas?
5) O terreno têm um poço, que segundo o que sei, não foi legalizado (que não é utilizado), caso alguém se desloque ao terreno para avaliar/aprovar o projeto, que consequências posso vir a ter?
6) Dado que não existe uma planta, não sei em que parte do terreno se encontram os canos que levam a água até a essa mesma casa, apenas o esgoto e a instalação eléctrica, será um problema?
Tenho apenas mais uma questão, caso seja eu a desenhar, o projeto em si, sem ter concluído o curso de arquitecto, pode ser utilizado, ou terá de ser realizado por um arquitecto certificado?
embora vivamos hoje em dia na era da internet, parece que está lá tudo, no que toca a construir existem as camaras que tutelam tudo isso. dai que o seu primeiro passo mais acertado seria marcar uma reunião na camara. não tem custos e sai de lá com todas as informações que precisa. desde já por exemplo mesmo que desenhe a sua casa vai ter que pagar a um arquiteto para que ela "entre" na camara assim como todas as partes de engenharia que terá que pagar a um engenheiro.