Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, tenho estado a realizar um projeto em papel e num software de plantas com o intuito de construir uma moradia com R/C e 1º andar, com cerca de 72m2 por piso, caso aprovada.

O terreno em si têm 2 moradias, a principal, com cerca de 70 anos, já remodelada está legalizada, a antiga casa dos caseiros, com cerca de 40 anos, com cerca de 86m2 não foi legalizada de inicio, mas já ouvi dizer que passados 14/15 anos, caso não tenha ocorrido nenhuma reclamação/denuncia, passa a ser legal.
    O projeto que quero executar é uma reconstrução total desta casa (antiga casa dos caseiros), que já possui electricidade e água.

No entanto existem várias duvidas que penso que me conseguem esclarecer:

1) Sendo o terreno partilhado, e tendo a autorização tanto dos familiares que lá estão a viver, como do representante do terreno, e também dos vizinhos. É necessário também a aprovação da câmara, correto?

2) Onde é que pode ser validado/aprovado o meu projeto?

3) Dado que já se encontra uma casa no local onde quero realizar o meu projeto, será a aprovação mais fácil, relativamente a uma parte descampada do terreno?

4) O valor do IMI irá sofrer alterações significativas?

5) O terreno têm um poço, que segundo o que sei, não foi legalizado (que não é utilizado), caso alguém se desloque ao terreno para avaliar/aprovar o projeto, que consequências posso vir a ter?

6) Dado que não existe uma planta, não sei em que parte do terreno se encontram os canos que levam a água até a essa mesma casa, apenas o esgoto e a instalação eléctrica, será um problema?

Desde já obrigado,
    Ricardo.
  2.  # 2

Passa a ser legal passados 14 / 15 anos???

Olhe que não... Olhe que não...
  3.  # 3

Bom dia,

isso dos 14 ou 15 anos nao existe e deram-lhe informações erradas, a casa continua ilegal.

1) sim

2) dependendo do plano diretor municipal de onde está a casa, isso pode ter influencia nas entidades a consultar, mas tudo começa na câmara.

3)Não tem nada haver uma coisa com a outra

4)depende de muitos fatores, mas sofrerá alterações sim

5)podem-lhe pedir que proceda à sua legalização

6)é um problema, mas não deverá ser de muito dificil resolução.

deve consultar um gabinete de projetos uma vez que o que pretende fazer necessita de projetos.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  4.  # 4

Grato pelas respostas,

Tenho apenas mais uma questão, caso seja eu a desenhar, o projeto em si, sem ter concluído o curso de arquitecto, pode ser utilizado, ou terá de ser realizado por um arquitecto certificado?
  5.  # 5

RicardoJCP

embora vivamos hoje em dia na era da internet, parece que está lá tudo, no que toca a construir existem as camaras que tutelam tudo isso. dai que o seu primeiro passo mais acertado seria marcar uma reunião na camara. não tem custos e sai de lá com todas as informações que precisa.
    desde já por exemplo mesmo que desenhe a sua casa vai ter que pagar a um arquiteto para que ela "entre" na camara assim como todas as partes de engenharia que terá que pagar a um engenheiro.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos

0.0115 seg. NEW