Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ando curioso quanto às técnicas de execução de uma fundação e vi este filme que me elucidou verdadeiramente!
    São trabalhos exemplares com medidas de segurança extremas.
    Vejam só o filme ao minuto 1:00. Espectacular. Eu quero um construtor assim!

https://www.youtube.com/watch?v=Tqqzd1-sRy8
  2.  # 2

lolol....
    Concordam com este comentário: Dj_C
  3.  # 3

"use botas"
    muito bom!
    Concordam com este comentário: Dj_C
  4.  # 4

Agora a sério:

É necessário preencher os espaços entre as sapatas e VLF com brita ou toutvenant ou é preferível deixar vazio e permitir que as humidades sejam drenadas ao nivel do betão de limpeza?

As duas opções:
    A de cima, com os espaço vazio e tela pitonada entre o betão de limpeza e a sapata
    A de baixo com impermeabilização e drenagem ao nível das sapatas.
      fundacao.jpg
  5.  # 5

Eu prefiro a de baixo, tendo o cuidado de antes de aplicar a camada de brita, proteger aquela pintura asfáltica com tela pitonada.
    Esta solução evita-me a existência de condensados no desvão sanitário.
  6.  # 6

Mas no caso de baixo, pode-se usar a mesma tecnica de corte com tela pitonada entre o betão de limpeza e a sapata? Não aumentará o risco de infiltração sobre essa tela?
  7.  # 7

Sim!
    Mas para evitar isso ao máximo faz-se uns drenos interiores caso o nível freático da zona seja muito alto
    •  
      Mk Pt
    • 24 maio 2016 editado

# 8

Eu julgo ser preferível fazer viga de fundação no perímetro da casa, devidamente impermeabilizada, e deixar caixa de ar devidamente ventilada sob a casa.

Teoricamente, além do dreno no perímetro exterior da casa, também devia haver dreno no interior da caixa de ar sob o pavimento, embora praticamente ninguém o faça - mas também em alguns casos não será necessário.

Se não envolver custos muito acrescidos [consoante a pendente do terreno, por exemplo, pode facilitar], diria que seria bom criar acesso pelo exterior a essa caixa de ar sob o pavimento e que a mesma tenha pelo menos uns 0.90/1m de altura.
  8.  # 9

Colocado por: Mk Ptdeixar caixa de ar devidamente ventilada

O problema é mesmo esse conseguir deixar a caixa de ar devidamente ventilada
  9.  # 10

Colocado por: Mk PtÉ preferível fazer viga de fundação no perímetro da casa, devidamente impermeabilizada, e deixar caixa de ar devidamente ventilada sob a casa

A caixa de ar devidamente ventilada evitaria a existência de condensados no desvão sanitário?
  10.  # 11

Colocado por: jfsmoreiraA caixa de ar devidamente ventilada evitaria a existência de condensados no desvão sanitário?

Teoricamente sim, na prática requeria uma elaborada obra de engenharia para efetivamente ser assim
  11.  # 12

Colocado por: zedasilva
    O problema é mesmo esse conseguir deixar a caixa de ar devidamente ventilada

Julgo que se for minimamente pensado, e devidamente executado, não é tão difícil assim.
  12.  # 13

Colocado por: Mk Ptminimamente pensado, e devidamente executado

Ó homem de Deus, isso existe nas nossa obra?
    :)
  13.  # 14

Ó homem de Deus, isso existe nas nossa obra?

Para aí 2 em 100.
    Mas existe.

Isto é um pouco a brincar, um pouco a sério - baseado na experiência. Incluindo as de técnicas de 'construção alternativa'.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 15

Uns tubos de ventilação serviriram? Ou teria de ser algo com ventilação forçada?
  15.  # 16

Colocado por: jfsmoreiraUns tubos de ventilação serviriram? Ou teria de ser algo com ventilação forçada?

Teria que ser algo que conseguisse "barrer" toda a superfície da laje, coisa que não é fácil de conseguir
  16.  # 17

Teria que ser algo que conseguisse "barrer" toda a superfície da laje, coisa que não é fácil de conseguir

Depende da configuração das sapatas/vigas de fundação.
    É garantir ventilação entre os compartimentos e duas entradas de ar em cada fachada, pelo menos.

Isto tudo depende das fundações, se ficar apenas algo tipo 3 ou 4 compartimentos cada um deles com 2 frentes em fachadas opostas até é fácil [lá está, dependendo da arquitectura também].

Ou, se a caixa de ar sob a laje ficar alta pode mesmo ter aberturas 'generosas' e ser questão de apenas garantir ventilação cruzada nas fachadas.
  17.  # 18

Uma caixa de ar ventilada, Tem ventilações dim 90 a cada 5 m nos 4 alçados
    Na foto 1 é possível ver os condensados até pelo menos 3 m da parede, depois disso o teto está seco.
    Na foto 2 é possível ver um dos tubos de ventilação que se encontra logo abaixo da viga.
    Estas fotos foram tiradas em pleno Agosto, a temperatura deste desvão deveria rondar os 30 graus à vontade, com um teor de humidade de mais de 80%
    5 minutos ali debaixo é o suficiente para ficar com a roupa completamente encharcada de suor.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
      lixo7.JPG
  18.  # 19

eu fazia um alçapão no piso térreo da casa e escondia aí as notas de 500 euros;) uma nota: "eu " costumo deixar a base do desvão coberta por betão pobre.
  19.  # 20

Colocado por: riscoseu fazia um alçapão no piso térreo da casa e escondia aí as notas de 500 euros;)

Ó criatura aquilo fica tudo cheio de bolor.

0.0204 seg. NEW