Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Alguém me pode dar uma ideia aproximada de quanto encarece uma obra cada m2 de vão? Isto para caixilharias em PVC e vidros duplos.

    O meu arquiteto é fã de portas-janelas em vez de janelas nos quartos, optando por vãos mais estreitos. Está também a sugerir dois pátios interiores (justificado pela necessidade de ter entradas de luz do lado da casa que vai ficar encostada à estrema) que ficarão cada um deles com uma das paredes completamente vidrada, coisa para aí uns 5 ou 6 m2 cada uma.
    Estou com receio que tanto vidro me estique demasiado o orçamento.

    Como é que, nos orçamentos "chave na mão", isto é tomado em consideração? A parte de calcular o preço das caixilharias e vidros parece-me óbvia, mas é descontado aquilo que se gasta a menos em paredes?
  2.  # 2

    Grosso modo uma parede opaca custa 50€/m2, e um envidraçado 250€/m2
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 3

    Colocado por: mhpintoO meu arquiteto é fã de portas-janelas em vez de janelas nos quartos, optando por vãos mais estreitos. Está também a sugerir dois pátios interiores (justificado pela necessidade de ter entradas de luz do lado da casa que vai ficar encostada à estrema) que ficarão cada um deles com uma das paredes completamente vidrada, coisa para aí uns 5 ou 6 m2 cada uma.

    Parece-me uma solução interessante...
    Há coisas que tem de ser equacionadas pleo conjunto e não somente pelo lado económico. Há que ponderar todos os factores.



    Colocado por: mhpintoComo é que, nos orçamentos "chave na mão", isto é tomado em consideração?

    O que é tomado em consideração, são as especificações dos projectos apresentados ao empreiteiro.
    Ou já contratualizou com o Arquitecto um preço com tudo "chave na mão"!!? Se sim.. isso é problema dele.
  4.  # 4

    Colocado por: mhpintoO meu arquiteto é fã de portas-janelas em vez de janelas nos quartos, optando por vãos mais estreitos.

    Eu também gostei bastante do que estava inicialmente previsto para os envidraçados de uma moradia que gostava de construir, mas assim que comecei a ver orçamentos rapidamente tirei o cavalinho da chuva!
    Basicamente a caixilharia seria 1/4 do preço total ta obra, devido a esses grandes vãos de vidro
  5.  # 5

    mhpinto, em PVC não consigo dizer mas posso dizer-lhe pelo orçamento que tenho em alumínio 8/cx 16/6 o preço em m2.
    O meu caso é diferente por ter uma fachada de 4m x 7m mas dá para ficar com uma ideia.
    Abraço,
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresBasicamente a caixilharia seria 1/4 do preço total ta obra, devido a esses grandes vãos de vidro

    Bolas!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rjmpires
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasOu já contratualizou com o Arquitecto um preço com tudo "chave na mão"!!? Se sim.. isso é problema dele.

    Não com ele. Mas pretendo fazê-lo com o construtor.
    Eu também acho a solução muito interessante, tanto mais que fui eu que a sugeri! ;)
    O que eu queria era ter uma ideia de em quanto é que isso me pode encarecer as estimativas por m2 que já recebi, para ver se, para não me dar cabo do orçamento, temos de pensar em soluções alternativas ou pelo menos moderar o tamanho dos vãos.

    Por exemplo, os pátios interiores: a parte da iluminação para as divisões que não têm outras entradas de luz será assegurada por janelas normais. As paredes todas em vidro de que falei darão para o corredor, iluminando-o, mas a ideia essencial é melhorar a estética e dar uma sensação de maior abertura. Essas funções poderão ser asseguradas mesmo só com metade dessa parede envidraçada (ainda que perdendo parte do efeito, é claro). Fazendo isso a poupança seria relevante ou aquilo que gasto a mais em vidro acabo por poupar em parede?
  8.  # 8

    Colocado por: Victor Ribeiromhpinto, em PVC não consigo dizer mas posso dizer-lhe pelo orçamento que tenho em alumínio 8/cx 16/6 o preço em m2.

    Agradeço a disponibilidade, mas mais que o valor do m2 de caixilharia queria a diferença entre caixilharia e parede. O Pedro Barradas já me deu uma ideia.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasGrosso modo uma parede opaca custa 50€/m2, e um envidraçado 250€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto

    Devo referir que pedi já vários orçamentos para envidraçados grandes/gigantes e o preço por m2 é bastante superior que os 250€ m2.
    No meu caso foi basicamente o dobro desse valor + iva
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasGrosso modo uma parede opaca custa 50€/m2, e um envidraçado 250€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto

    Ou seja, mesmo que fizesse uns cortes nas dimensões dos diferentes vãos e conseguisse cortar 10m2 de envidraçado estaria a poupar 2500€. É dinheiro, mas por aquilo a que teria de abdicar (menos luz, menos estética, menos entrada de sol), não me parece que justifique.
    Obrigado!
  11.  # 11

    Colocado por: rjmpiresenvidraçados grandes/gigantes

    Isso corresponde a que tamanho de vão, mais ou menos?
  12.  # 12

    As maiores são de
    7m x 2.4m
    5m x 2.4m
    4m x 2.6m

    Inicialmente tinha de 10m x 2.8m... mas ia para preços a peso de ouro. Descobri que tudo o que é mais alto que 2.6m fica a preços exorbitantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasGrosso modo uma parede opaca custa 50€/m2, e um envidraçado 250€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mhpinto


    Daria um pouco mais para a parede exterior (valores aproximados), composta por Alvenaria de tijolo de termoargila (25€), estuque interior (10€) , pintura interior (7€), Sistema ETICS com acabamento completo (38€) = 80€/m2

    Quanto às caixilharias, 250€/m2 é um valor exequível, que poderá subir bastante tendo em conta os tipos de caixilhos/vidros utilizados e o tamanho dos mesmos.

    Depois é uma questão de ponderar a utilidade e benefício dos vãos (paisagem, vistas, iluminação natural, aproveitamento para aquecimento solar passivo, etc)
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    • emad
    • 25 maio 2016 editado

     # 14

    Colocado por: mhpinto
    Ou seja, mesmo que fizesse uns cortes nas dimensões dos diferentes vãos e conseguisse cortar 10m2 de envidraçado estaria a poupar 2500€. É dinheiro, mas por aquilo a que teria de abdicar (menos luz, menos estética, menos entrada de sol), não me parece que justifique.
    Obrigado!

    Excelente questão aqui colocada por si nesta fase. Contudo, 2500€ nao e muito agora. No fim da obra multiplique 2500€x 5 indecisoes deste montante durante toda a construção e já não tera a mesma opinião. No valor de 250€ que o Pedro estimou está o custo com estores, blackouts e cortinados?
    Se eu soubesse o que sei hoje, estava menos pobre agora.
    O controlo dos gastos começa no projecto.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  14.  # 15

    Colocado por: emad. No valor de 250€ que o Pedro estimou está o custo com estores, blackouts e cortinados?

    Não. e o valor é mais IVA.
  15.  # 16

    Colocado por: emadO controlo dos gastos começa no projecto.

    Exacto.
  16.  # 17

    Colocado por: emadO controlo dos gastos começa no projecto.

    Não poderia concordar mais e se vir o que tenho escrito por este fórum fora sou um acérrimo defensor de que devemos resistir a este tipo de cedências. Aliás, foi por isso mesmo que abri este tópico, para perceber bem o grau de cedência que estava a fazer.
    Mas há que distinguir entre aquilo que faz mesmo muita diferença, ao ponto de prejudicar em muito a vivência da casa, e aquilo que não é essencial.
    Neste caso em concreto, prefiro claramente investir mais 2500 euros ou até algo mais para permitir uma melhor autosuficiência energética da casa e assim não ter de investir em aquecimento central.

    Colocado por: emadNo valor de 250€ que o Pedro estimou está o custo com estores, blackouts e cortinados?

    Pergunta muito pertinente, mas para esta situação em concreto não é relevante, já que os vãos que mais me incomodam (dos pátios para o corredor) dispensam isso tudo.
  17.  # 18

    Mas concluindo e agradecendo todos os inputs, o que vou fazer é insistir com o arquiteto para ele reduzir os tamanhos dos vãos ao máximo sem com isso comprometer uma boa entrada de luz e sol. Alguns ajustes que já lhe pedi para fazer tiveram isso em conta.
    Este tópico permite-me concluir que vale a pena manter um esforço nesse sentido mas sem ser demasiado radical.
    Mais uma vez obrigado a todos.
  18.  # 19

    Tem que gerir bem as necessidades e as possibilidades €€€ dos vãos.
    Pessoalmente, tento ter dois vãos em cada espaço (melhora bastante a ventilação natural).
    Também gosto de portas-janelas por permitirem o acesso ao exterior.
    Fachadas quase contínuas em vidro já fascinaram mais. Têm um custo relevante, problemas de segurança acrescidos, e por vezes não acrescentam muito aos ambientes interiores. Por vezes é preferível ter1 ou 2 vãos de maior dimensão nos espaços sociais e os restantes mais controlados.

    Tudo depende da relação interior/exterior pretendida.

    Se possível experimente uma simulação 3d no Skecthup para ver a entrada do sol nas várias fases do ano. é bastante útil na fase de projecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto
  19.  # 20

    250 euros é um valor optimista.
    Convém ter em conta, remates, soleira, dobras, estores que não estão previstos nesse preço, com certeza.
    Agora você é que decide, quer viver num cubo com umas janelinhas para o exterior ou quer viver num espaço aberto para a envolvente.
    O conceito de janela depende do espaço. Por um lado numa zona de estar um janelão de 4*2,10 até é apelativo, já numa dispensa uma janela assim pode-se dispensar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mhpinto
 
0.0243 seg. NEW