Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de saber como é que se calcula (por comparação com outros apartamentos semelhantes) de uma forma simples o valor de um determinado apartamento.

Imaginemos que temos uma rua com prédios todos iguais e com várias habitações à venda:

Se os apartamentos T1 com 40m2 dessa rua forem todos vendidos por um valor médio de 100 mil euros, pois é esse o valor que o mercado está disposto a pagar por eles, então qual é o valor dos apartamentos T1 e T2 de 60m2 que estão à venda nessa mesma rua?

Devemos fazer uma proporcionalidade directa do género:

Se T1 com 40m2 = 100 mil euros, então

T1 com 60m2 = 100.000 x 60/40 = 150 mil euros

T2 com 60m2 = 100.000 x 60/40 + 10 mil euros (por ter mais 1 assoalhada) = 160 mil euros

Este modo de cálculo por proporcionalidade directa da área do apartamento faz sentido?
    Devemos valorizar o facto do apartamento ter mais divisões ou apenas a área é que interessa?
  2.  # 2

Se forem apartamentos da mesma construção (iguais), poderá fazer sentido essa comparação.
    Se a construção for diferente já não faz sentido, pois pode valer mais um T1 que certos T3 (não é só a área que conta).
  3.  # 3

Não pode fazer esses cálculos porque a relação não é linear....

O ideal é ter T2 para comparar ... à falta deles na avaliação imobiliária temos de usar outros métodos, como a HOMOGENEIZAÇÃO.

A conta que fez não pode ser efectuada pois não é só o factor área que influencia o valor...

Um T1 típico tem uma cozinha, uma sala, um quarto e um WC ...

Um T2 típico tem uma cozinha, uma sala, dois quarto e um WC ...

Na construção não é os quartos que acresce mais valor, mas sim o WC e a Cozinha.... e neste caso iam ser iguais o seu custo , seja o T1 ou T2... logo a relação nunca vai ser directa pela área.

e se fosse uma apartamento com 400 m2 ???? pela sua formula seria 1.000.000 €????

aí dou sempre o exemplo das garrafas de água... 1,5 L de agua no supermercado custa 1 €. Uma garrafa de 0.25L custa 0.30 €..... o valor por litro tende a diminuir com a quantidade.

Ou seja o valor por metro quadrado tende a diminuir com o aumento da área......

Por isso a avaliação não é uma ciência exacta... e se deve consultar profissionais com muita experiência na área....
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

João Pais, também eu ando a tentar saber o valor de uns apartamentos. Já pedi a imobiliárias. E constatei o seguinte: Avaliaram por 170 k mas os poucos compradores que apareceram (cerca de 3 em 2 anos) não oferecem mais de 120k. (num dos aparts, porque o outro nunca teve sequer interessados). Então quem faz o preço afinal, a imobiliária ou o mercado? O que pretendem as imobiliárias avaliando assim tão alto? É uma estratégia para descerem o preço? É para "caçarem " o cliente? Como não esclarecem que o valor não é esse mas antes um estratagema, nós não avançamos, principalmente o outro herdeiro quer mesmo convencer-se que o valor correcto é o da imobiliária e não o do mercado, certo é que os compradores têm desistido. Esta fase está muito indefinida, está ou não está a subir? ... Pode estar um pouco mas os proprietários não podem querer voltar aos anos da "bolha"... Isso acabou. Se eu soubesse o valor justo ficava com um destes aparts para mim. Porém, em quem confiar, nos "experts" ou no mercado? Acho com toda a certeza que o mercado é que faz o preço mas quantos anos vamos aqui andar para certificar o valor?
  5.  # 5

Colocado por: FlicaO que pretendem as imobiliárias avaliando assim tão alto?

Regra geral, as imobiliárias avaliam sempre por baixo, para poderem vender mais depressa.
  6.  # 6

Colocado por: FlicaPorém, em quem confiar, nos "experts" ou no mercado?

Lamento mas as imobiliárias não são os Experts nem de perto.... na maioria comerciais sem nenhuma formação na área que ao fim de 3 meses se se acham conhecedores e avaliadores profissionais....

Confie em profissionais da Avaliação Imobiliária... ( preferencialmente inscritos na CMVM) , pois esse para fazerem um bom trabalho vão buscar os dados ao Mercado.

Colocado por: PicaretaRegra geral, as imobiliárias avaliam sempre por baixo, para poderem vender mais depressa.

Isso era antigamente... agora nas imobiliárias que trabalham em exclusivo... os comerciais ganham pela angariação em exclusivo , cerca de 50€... e o cliente quer é ouvir que a casa vale muito, por isso eles usam essa estratégia para angariar e depois com o tempo vão baixando o preço... como a maioria dos comercias não se aguenta muito nestas agências, pelo menos vão ganhando algum....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flica
  7.  # 7

Colocado por: costa3333agora nas imobiliárias que trabalham em exclusivo...

Pois, isso assim já é outra história.
  8.  # 8

Colocado por: costa3333

Lamento mas as imobiliárias não são os Experts nem de perto.... na maioria comerciais sem nenhuma formação na área que ao fim de 3 meses se se acham conhecedores e avaliadores profissionais....

Confie em profissionais da Avaliação Imobiliária... ( preferencialmente inscritos na CMVM) , pois esse para fazerem um bom trabalho vão buscar os dados ao Mercado.

Isso era antigamente... agora nas imobiliárias que trabalham em exclusivo... os comerciais ganham pela angariação em exclusivo , cerca de 50€... e o cliente quer é ouvir que a casa vale muito, por isso eles usam essa estratégia para angariar e depois com o tempo vão baixando o preço... como a maioria dos comercias não se aguenta muito nestas agências, pelo menos vão ganhando algum....

Sim, fiquei com a ideia que a senhora da imobiliaria avaliou por cima para nós ficarmos entusiasmados. Mas na altura nao disse nada. Levou cadernetas prediais para fazer um estudo detalhado e em cerca de 15 dias deu-nos aquele valor que seria bom se houvesse mercado para esses valores. Num apartamento que esta agencia tem a venda por 225 k disse logo que os proprietarios baixariam ate 180k. Entao para que empolar?
    (Desculpem que agora nao estou a conseguir colocar acentos, tem de usar a imaginacao).
    Mas diga-me, a CMVM nao avalia so para os bancos?
    Contactamos a sede da CMVM em Lisboa e eles deslocam-se a qlq parte do pais?
    Destesto ver as palavras sem os acentos... que macada! E cedilhas... !
  9.  # 9

Colocado por: FlicaSim, fiquei com a ideia que a senhora da imobiliaria avaliou por cima para nós ficarmos entusiasmados.

O contrato foi com exclusividade?
  10.  # 10

Colocado por: Picareta
    O contrato foi com exclusividade?

Nos ainda nao decidimos entregar nada, por isso nao chegamos aos detalhes. Os apartamentos estiveram no mercado com outra imobiliaria nos 2 veroes anteriores, com exclusividade pois so aceitava assim. Tirou-se de la contra minha vontade porque eu quero arrumar este assunto quanto antes. Quando ha mais do que 1 proprietario ainda se torna mais dificil saber como proceder.
  11.  # 11

A cmvm não avalia imóveis. ... apenas regula.

Quem avalia são peritos ou empresas... sendo que se estiverem inscritos na cmvm à partida garante que está a escolher um profissional que tem formação na área, pois para estar lá é preciso possuir um curso certificado pela própria cmvm , seguro, registo criminal limpo, e mais umas coisinhas....

No site da cmvm tem e a lista dos peritos lá escritos e os contactos. .. Depois contacta quem quiser....

Eu estou lá inscrito ... por isso se avancar com a avaliação e for na zona Norte pode contactar.

Cumps

Nuno Costa
  12.  # 12

Já agora avaliar um apartamento (para antes de o colocar á venda poder dizer a um interessado que foi avaliado por um avaliador ) neste momento custa em média quanto ( no meu caso é para um apartamento em Lisboa que tenciono colocar á venda a curto prazo) ?

Colocado por: costa3333A cmvm não avalia imóveis. ... apenas regula.

Quem avalia são peritos ou empresas... sendo que se estiverem inscritos na cmvm à partida garante que está a escolher um profissional que tem formação na área, pois para estar lá é preciso possuir um curso certificado pela própria cmvm , seguro, registo criminal limpo, e mais umas coisinhas....

No site da cmvm tem e a lista dos peritos lá escritos e os contactos. .. Depois contacta quem quiser....

Eu estou lá inscrito ... por isso se avancar com a avaliação e for na zona Norte pode contactar.

Cumps

Nuno Costa

Colocado por: costa3333A cmvm não avalia imóveis. ... apenas regula.

Cumps

Nuno Costa
  13.  # 13

O valor depende de perito para perito... mas deve rondar os 150.00€....
  14.  # 14

As avaliações que tenho visto nas empresas (pavilhões industriais) rondam os 300,00€, portanto uma casa deverá ser bastante inferior.

O valor cobrado pela banca ronda os 200€, acredito que ainda tenham margem mas, os peritos não são reconhecidos pela CMVM (acho eu...).
  15.  # 15

É no Algarve.(150€ não paga a viagem) Só estarei lá no Verão e tb teria de contactar o outro herdeiro que também só estará no Verão, frequentemente em alturas diferentes das minhas. Por isso teria de ser combinado e seria uma possibilidade caso se desloque... Eu vi a lista dos peritos da CMVM mas só com os nomes, não vi a região . Terei de observar melhor. Muito obrigada
  16.  # 16

Colocado por: SupporterO valor cobrado pela banca ronda os 200€, acredito que ainda tenham margem mas, os peritos não são reconhecidos pela CMVM (acho eu...).

As avaliações para o banco tem de ser por peritos da CMVM ... agora as vezes quem vai ao local não e o perito... ou não era,... porque com a nova lei já tem de ir...

Colocado por: FlicaÉ no Algarve.(150€ não paga a viagem) Só estarei lá no Verão e tb teria de contactar o outro herdeiro que também só estará no Verão, frequentemente em alturas diferentes das minhas. Por isso teria de ser combinado e seria uma possibilidade caso se desloque... Eu vi a lista dos peritos da CMVM mas só com os nomes, não vi a região . Terei de observar melhor. Muito obrigada

Há peritos em todas as regiões.... é uma questão de procurar.... e claro que se levar um perito de lisboa fica muito caro... tente arranjar algum lá de perto... pesquise na lista.... só em faro tem mais de 10....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39, Flica
  17.  # 17

Se entender, eu arranjo-lhe um contacto de um perito avaliador para o Algarve. Este também lhe executa o Certificado Energético, para a venda do imóvel.
    Se tiver interesse, contacte-me por MP.
  18.  # 18

Outra estratégia que as imobiliárias (e não só usam) é ter uns quantos apartamentos com valores ridiculamente altos, não para os venderem, mas para venderem os outros que comparativamente parecem estar baratos.
    É como os restaurantes finos: têm sempre um vinho estupidamente caro que tipicamente não vendem, mas depois os meio da tabela parecem comparativamente mais baratos mas na realidade, se não tiverem aquela baliza psicológica o cliente percebe que estão com um valor inflacionado.
    Concordam com este comentário: Flica
  19.  # 19

Colocado por: carlosj39Já agora avaliar um apartamento (para antes de o colocar á venda poder dizer a um interessado que foi avaliado por um avaliador ) neste momento custa em média quanto ( no meu caso é para um apartamento em Lisboa que tenciono colocar á venda a curto prazo) ?

EU PROCURO apartamento em Lisboa para comprar...onde fica o seu?
  20.  # 20

Que tipologia procura (t1, t2...) ?

Colocado por: Eugenia Matos

EU PROCURO apartamento em Lisboa para comprar...onde fica o seu?

0.0225 seg. NEW