Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, já tenho a planta da minha casa definida, encontra-se atualmente no arquiteto a "receber" os últimos retoques.

    entretanto como pretendo que seja aplicado Anonimo18072022A hidráulico surgiu-me uma dúvida.

    sabendo antes do mais que:
    1. as tubagens da instalação elétrica irá passar na laje
    1.1 - irá existir 2 quadros elétricos secundários para alimentar / distribuir a eletricidade trifásica por diferentes zonas da casa
    (pelo menos 2 - (1) zona dos quartos + (2) zona da garagem + casa das máquinas) - estes quadros serão alimentados por fios com a secção de 4mm)
    2. a rede de água irá passar na laje,
    2.1 sendo que a mesma deverá ser isolada de modo a evitar perdas (não faço a mínima ideia das opções disponíveis)
    3. a rede para alimentar o Piso radiante irá passar pela laje

    todas essas tubagens serão cobertas por uma mistura de betonilha "Leve" à qual será adicionada esferovite / granulado de Leca (?)

    sobre essa betonilha de enchimento deverá então ser aplicado o PRH - ainda não existe nenhuma seleção sobre marcas a aplicar

    assim sendo qual a altura a que deverão ficar as pedras das soleiras das portas?

    Sabendo que:
    - passagem de 4 condutores de 4mm deve ser feito em tudo PVC de 40 (4 cm)
    - instalação de águas e circuito para PRH (não deve exceder esses 4 cm
    - prh - 5,5 cm
    - piso cerâmico / flutuante / madeira (ainda não está escolhido) 1 cm

    isso dá cerca de 10 cm até á soleira da porta.

    A verdadeira questão é:
    será que esses 10 cm são suficientes?
  2.  # 2

    Colocado por: amartinsserá que esses 10 cm são suficientes?

    No mínimo 15!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  3.  # 3

    Colocado por: amartinspiso cerâmico / flutuante / madeira (ainda não está escolhido) 1 cm

    Até o ladrilho cerâmico e a cola, tem mais que isso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  4.  # 4

    Colocado por: C.Silva
    No mínimo 15!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:amartins


    Assim as contas seriam:
    Altura das tubagens: 4 cm
    Betonilha "Leve": 3,5 cm
    PRH: 5, 5 cm
    Piso (*) 2 cm
    Total: 15, 0 cm


    (*) dependendo do tipo escolhido seria necessário "encher" o espaço em falta ?
  5.  # 5

    Não está a esquecer os esgotos??lol, não tem teto falso na casa?
  6.  # 6

    As tubagens electricas se cruzarem 32+32, come logo 64mm na betonilha de enchimento.
    Concordam com este comentário: C.Silva
  7.  # 7

    Colocado por: amartinsBetonilha "Leve": 3,5 cm

    Ainda falta a de regularização
  8.  # 8

    Colocado por: C.SilvaAinda falta a de regularização
    Mas isso ainda se come se ficar bem sarrafada depois pmete o sistema de PRH(5.5cm inlcunido a betonilha de protecção superior...certo!!?) e depois uns 15 a 20mm para o revestimento final incluindo a cola de assentamento
    Concordam com este comentário: C.Silva
  9.  # 9

    Todas as WC tem contacto com a parede exterior supus que esse seria o melhor "caminho" para esse tipo de tubagens, inclusivamente permitiria a criação de caixas de visita para a mesma. Mas efectivamente esqueci desse item. Qual seria então a altura necessária nos WC?

    Nestas WC também gostaria de aplicar algum tipo de isolamento de forma a aplicar duche sem ser em cabine. Se me puderem dar uma ajuda agradecia
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasMas isso ainda se come se ficar bem sarrafada depois pmete o sistema de PRH(5.5cm inlcunido a betonilha de protecção superior...certo!!?) e depois uns 15 a 20mm para o revestimento final incluindo a cola de assentamento
    Concordam com este comentário:C.Silva


    Com 55mm e com isolamento térmico não há muitos sistemas de prh.
  11.  # 11

    acabei de passar pela pagina bekotec-therm.schluter, onde é referido que o sistema "ocupa" 52 mm

    http://bekotec-therm.schluter.pt/zoom_systemaufbau_schnittzeichnung.aspx

    Colocado por: pc ferreiraCom 55mm e com isolamento térmico não há muitos sistemas de prh.


    Não compreendo o seu comentário pc ferreira, nas fotos da aplicação de prh não existe indicação da necessidade desse isolamento térmico, eu como não sou entendido na matéria coloco aqui a questão:

    Qual seria a sequência correta para instalar PRH / quais os componentes para garantir uma correta instalação?

    O meu projeto ainda não entrou na fase das especialidades e estou aqui para me informar de qual a melhor / correta forma de o fazer
  12.  # 12

    Colocado por: amartinsTodas as WC tem contacto com a parede exterior supus que esse seria o melhor "caminho" para esse tipo de tubagens, inclusivamente permitiria a criação de caixas de visita para a mesma. Mas efectivamente esqueci desse item. Qual seria então a altura necessária nos WC?


    Verifique por onde anda a tubagem dos esgotos e o diâmetro da tubagem...o PRH normalmente necessita de 6cm para instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  13.  # 13

    Colocado por: amartinsO meu projeto ainda não entrou na fase das especialidades e estou aqui para me informar de qual a melhor / correta forma de o fazer


    Atenção que isso é trabalho do engenheiro que contratou para as especialidades. a mim nenhum cliente me diz se devo fazer a rede de águas em multicamada, em ppr ou em pex...se meto pilares de 25 ou de 20... são tudo questões que deve questionar à sua equipa técnica e deixar que eles pensem por si qual a melhor solução tendo em conta o melhor material, tendo em conta a arquitetura, as questões económicas etc....
  14.  # 14

    Ainda não anda,

    eu é que não quero que tenham que partir a laje para instalar os esgotos, e / ou ter que abdicar de ter PRH pois projetaram 15 cm quando deveria ser 30
  15.  # 15

    lol atenção que ter 15 cm de betonilha em cima da laje não é a mesma coisa que ter 30. não me chegou a responder, não tem tetos falsos?
  16.  # 16

    Colocado por: riscos

    Atenção que isso é trabalho do engenheiro que contratou para as especialidades. a mim nenhum cliente me diz se devo fazer a rede de águas em multicamada, em ppr ou em pex...se meto pilares de 25 ou de 20... são tudo questões que deve questionar à sua equipa técnica..


    concordo a 200 % consigo, não tenho competência nem conhecimentos para o fazer, apenas posso questionar o porquê de alguma opção, por exemplo uso de tijolo cerâmico em vez de bloco térmico, apenas gostaria de á partida acautelar eventuais situações que possam trazer desagrado num futuro / durante a construção, por exemplo apesar se saber que o cliente (eu) quero PRH, a altura para a soleira da porta é apenas 15 cm quando a forma correta de aplicar PRH recomenda 20
  17.  # 17

    Colocado por: riscoslol atenção que ter 15 cm de betonilha em cima da laje não é a mesma coisa que ter 30. não me chegou a responder, não tem tetos falsos?


    pensei em usar tetos falsos apenas nos WC

    e em temos da betonilha, sempre mencione que a mesma seria "leve" (por indicação do engenheiro que irá fazer as especialidades) apenas me foi indicado que seria adicionado esferovite ou granulado de leica (?) de modo a torar essa betonilha mais "leve" e com melhor comportamento térmico
  18.  # 18

    Colocado por: amartinsapenas posso questionar o porquê de alguma opção
    ~

    sim tem todo o direito disso, e o bom acompanhamento do engenheiro é saber-lhe explicar o porque da solução que que optou.
    Concordam com este comentário: amartins
  19.  # 19

    outra coisa....a solução construtiva deve ser definida antes do projeto de estabilidade estar feito. nao cometa o erro do engenheiro fazer o projeto a pensar em parede dupla e depois voce opta por etics....o mesmo com o projeto térmico e acústico...é uma decisão para tomar andes dos projetos
    Concordam com este comentário: amartins
  20.  # 20

    Colocado por: amartinsacabei de passar pela pagina bekotec-therm.schluter, onde é referido que o sistema "ocupa" 52 mm

    http://bekotec-therm.schluter.pt/zoom_systemaufbau_schnittzeichnung.aspx



    Não compreendo o seu comentário pc ferreira, nas fotos da aplicação de prh não existe indicação da necessidade desse isolamento térmico, eu como não sou entendido na matéria coloco aqui a questão:

    Qual seria a sequência correta para instalar PRH / quais os componentes para garantir uma correta instalação?

    O meu projeto ainda não entrou na fase das especialidades e estou aqui para me informar de qual a melhor / correta forma de o fazer


    Se é esse o sistema que vai aplicar, antes de mais os parabéns pela excelente ( e inteligente) escolha que fez!
    Mas esse é único já com isolamento!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
 
0.0205 seg. NEW