Hoje estive de volta do duto do exaustor... e não gostei do resultado final. Depois de tudo montado, ligo o exaustor no máximo e sinto bastante ar a escapar na fixação à parede (chaminé). Eu sinceramente sempre vi estas ligações feitas assim, mas certamente existe outra maneira melhor! Não posso crer que toda a gente utilize a fita adesiva de alumínio para fixar o extensível de alumínio à parede.
Na minha casa, quando tirei o extensível que tinha antes, a única coisa que vinha da chaminé era um extensível mais pequeno e num estado lastimável!!!
Será que não há algo rígido que eu possa aparafusar à parede, para puder usar (por exemplo) uma abraçadeira para fixar o extensível?
Já agora... eu não quis mexer no duto da caldeira, mas decidi espreitar o estado em que se encontrava.. e chego à conclusão que também vou ter que mexer nele! A fixação está deficiente com passagens em várias zonas.
Depois de 5 visitas ao AKI... lá arranjei maneira de selar bem as passagens, ao mesmo tempo que esteticamente ficasse mais agradável!
O duto da caldeira ficou melhor porque foi possível a utilização do espelho logo após o redutor de 120mm para 110mm.
Já para o exaustor, tendo em conta a potência do mesmo e o pequeno duto da chaminé (90mm), tive que utilizar uma gola em alumínio logo a seguir ao redutor de 130mm para 90mm. Neste caso, foi obrigado a utilizar abraçadeiras em ambos os extremos do redutor, mais uma vez devido à pressão exercida pelos fluidos.
Nem uma fuga!! Ambas as soluções estão completamente seladas e, na minha opinião, esteticamente mais agradáveis que a solução anterior.
Estou com um dilema parecido, e acho que vou utilizar silicone para vedar...
Ha silicone resistente a altas temperaturas, e seja como for numa pequena cozinha domestica o que ira passar sera sobretudo vapores e fumos , sem temperatura assinalavel .