Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,
    Tenho lido alguns tópicos deste fórum com bastante interesse, mas como pretendo construir uma moradia, resolvi abrir o "meu" tópico.

    Começando pelo início, pois é assim que se começa, digo desde já que não tenho experiência nenhuma nestas coisas, daí pretender ajuda de quem já passou por isso ou de quem percebe do assunto.

    Pretendo construir uma moradia térrea, em formato "L", com três quartos, um com closet e wc, outro apenas com wc e o terceiro sem nada, sala de estar, sala de jantar, cozinha e uma casa de banho de serviço.
    Contará igualmente com garagem com acesso ao interior e lavandaria.

    Posto isto, as primeiras de muitas perguntas que com toda a certeza irão surgir é a seguinte:

    - Com quanto deverei contar para um projeto de arquitetura completo ( incluindo especialidades)?
    - Que especialidades são essas (água, eletricidade, esgotos, certificado energético, estruturas, etc.). Desculpem esta pergunta, mas nos vários tópicos que li não encontrei nenhuma resposta que me informasse de uma forma clara quais as especialidades todas, daí a minha pergunta.
    - O estudo prévio é pedido à Câmara?
    - E por fim, se aconselham/conhecem alguém que possa fazer os referidos projetos?

    Obrigado desde já pela ajuda.
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Boa tarde Rui,

    O valor do projecto dependerá da complexidade deste, cada profissional terá o seu valor para o trabalho específico. Se pretender projecto de execução, será um pouco mais.
    As especialidades, normalmente são constituídas por: redes de águas, esgotos, pluviais, ITED, térmica, acústica, ficha electrotécnica, estrutura, Pss, gestão de resíduos sólidos, ficha seguranca contra incêndios.
    O estudo prévio é feito pelo arquitecto. Não é necessário pedir à Cm.
    Passo a minha publicidade em baixo.
    Terei todo o gosto em reunir-me consigo de modo a elaborar uma proposta para o projecto.

    Cumprimentos
    SMG,arq

    smgarquitecto.com
    Facebook: smg arquitectos
  3.  # 3

    Rui.

    Vai aí alguma confusao, mas acho que nesta fase é normal, acredito que se irá esclarecer neste forum e em algumas reunioes com alguns técnicos.

    O SG já lhe disse quais as especialidades, mas essas são obrigatórias até para a câmara, tenha em conta outros tipos de extras que legalmente não são obrigatórias como mapas de medições, projeto de execução, caderno de encargos etc.

    Cada gabinete tem o seu metodo, consulte alguns, tenha em conta os honorários, a empatia, o portefólio, a disponibilidade etc.

    Consulte o nosso trabalho

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  4.  # 4

    Arquitectura- 6000 euros + Iva . Mais 1000 euros para cima ou para baixo
  5.  # 5

    Qual é a localização Rui?
    https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/
  6.  # 6

    Boa noite, esqueci-me de dizer que a zona de construção será em Sintra.
  7.  # 7

    Colocado por: Rui1977- Com quanto deverei contar para um projeto de arquitetura completo ( incluindo especialidades)?

    em honorários, como tudo no mercado, varia...falando de 200 a 300 m2, de 4 a 10 mil euros. atenção ao que está incluído, se está incluído projecto de execução, o preço será mais elevado. portanto dificilmente conseguirá tudo por 4/5 mil euros por exemplo.

    em tempo conte no mínimo com 3 meses. depois depende da complexidade do projecto e da relação cliente-projectistas.

    Colocado por: Rui1977- Que especialidades são essas (água, eletricidade, esgotos, certificado energético, estruturas, etc.). Desculpem esta pergunta, mas nos vários tópicos que li não encontrei nenhuma resposta que me informasse de uma forma clara quais as especialidades todas, daí a minha pergunta.

    mais projecto acústico, gás possivelmente, ited-telecomunicações e águas pluviais...em principio serão essas especialidades. Poderá ainda existir um ou outro projecto que tenha de entregar, como resíduos sólidos urbanos etc...depende do município.

    Colocado por: Rui1977- O estudo prévio é pedido à Câmara?

    é entregue na câmara sim, o PIP deve ser conciso mas abrangente.

    Colocado por: Rui1977- E por fim, se aconselham/conhecem alguém que possa fazer os referidos projetos?

    em que município pretende construir?
    se for da zona norte se precisar disponha, se for a centro/sul há colegas que o podem ajudar.

    cumprimentos
  8.  # 8

    Boa tarde rui, caso tenha interesse envie mensagem privada, SINTRA encontra-se na nossa área de trabalho.

    Cumprimentos

    https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/
  9.  # 9

    Boa tarde Rui,
    Tenho experiência com a câmara de Sintra, com duas habitações para esse concelho.Uma delas está em fase de obra. Veja os meus trabalhos. Se quiser, poderá visitar esta obra, se tiver interesse para si, de modo a esclarecer lhe sobre questões que possa ter para a construção da sua habitação.
    Todas as especialidades que lhe elucidei, a cm de Sintra exige.

    Obrigado.

    smg, arq | smgarquitecto.com
    Facebook: smg arquitectos
  10.  # 10

    Pretendo construir uma moradia térrea, em formato "L", com três quartos, um com closet e wc, outro apenas com wc e o terceiro sem nada, sala de estar, sala de jantar, cozinha e uma casa de banho de serviço.


    A forma da casa deverá resultar de um conjunto de permissas que tenham em conta entre outras coisas, o terreno a implantas, condicionamentos, a sua exposição solar, vistas, ventos dominantes, e o programa dos espaços a habitar que pretende.
    Estou neste momento a terminar uma moradia para o Mucifal e terei todo o gosto em me reunir consigo para uma primeira abordagem ao projecto.

    Saliento que Sintra é uma zona muito humida pelo que terão que haver cuidados redobrados nomeadamente aos ganhos solares de Inverno e ventilação natural.

    Obrigado,

    Filipe Cristóvão, arquitecto
    https://fcristovao.carbonmade.com
  11.  # 11

    Projectos e taxas são 10000€, mais o terreno. Depois penda na construção...
  12.  # 12

    Efetivamente uma das minhas maiores preocupações é ao nivel do isolamento pois Sintra é realmente uma zona muito húmida. Mas cada coisa a seu tempo e para já tenho de pensar no projeto.
  13.  # 13

    Bom dia Rui,

    Na edificação que lhe referi, a qual está em fase de obra, estamos a colocar ETICS de 60 mm em parede de tijolo de 22.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/?page_id=138&lang=pt
    https://www.facebook.com/smgarquitectos/
  14.  # 14

    Colocado por: Rui1977Efetivamente uma das minhas maiores preocupações é ao nivel do isolamento pois Sintra é realmente uma zona muito húmida.

    Colocado por: SG_arquitectoNa edificação que lhe referi, a qual está em fase de obra, estamos a colocar ETICS de 60 mm em parede de tijolo de 22.

    Perdoe(m)-me a ignorância.
    Em que é que a colocação de "ETICS de 60 mm em parede de tijolo de 22" melhora a casa em termos de humidade?
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, fcristovao2, jorgealves
  15.  # 15

    Boas pessoal, finalmente estou em condições de começar a reunir-me com arquitetos para o meu projeto.
    Agora preciso da vossa ajuda.
    A moradia será na zona de Sintra e procuro um arquiteto ou gabinete de arquitetura com provas dadas.
    Aconselham alguém?
    Obrigado.
  16.  # 16

    Aconselho que fale com o Marco 1 do fórum...ou com o pedro Barradas também do fórum. Se quiser vir direto ao engenheiro vem a mim..lol
  17.  # 17

    Boa noite Rui,

    Estou disponível para uma reunião, de forma a elaborar uma proposta para a habitação que pretende.
    Terminei recentemente uma habitação em Sintra.

    Cumprimentos,
    SMG, arq

    smgarquitecto.com
  18.  # 18

    Bom dia Rui

    Somos uma equipa de profissionais da construção civil, fazendo toda a gestão de obra, desde a execução do projecto, até à execução da própria obra.

    Estamos disponíveis para reunirmos consigo, de modo a saber quais são as suas necessidades, para podermos elaborar uma proposta para a construção da sua moradia.

    Agradecemos contacto para o email [email protected]

    Cumprimentos

    PSR
  19.  # 19

    Colocado por: riscosou com o pedro Barradas também do fórum.

    Agradeço a recomendação. Mas só em finais de Maio, é que temos disponibilidade para novos projectos.
  20.  # 20

    Maio está ai à porta pedro, bebe-se umas minis até lá :)
 
0.0230 seg. NEW