Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Sou novo nestas andanças mas adquiri recentemente uma moradia usada (Almada, 2pisos, 3 quartos e 160m2 de área total) e como pretendo fazer algumas melhorias (colocação de flutuante nos quartos, nova cozinha e WC's...) estava com muita vontade de instalar um sistema de aquecimento eficiente (e muito económico no que respeita ao consumo).
    Estive a pesquisar e as bombas de calor são provavelmente a melhor solução nos dias de hoje para aquecimento e AQS (sem recorrer a processos de queima). Estas podem ser apoiadas por solar o que também me interessa.
    Resumindo, gostaria de perceber o que seria necessário o fazer, se os roços que teria de abrir, os posso fazer há parede e se posso colocar apoio solar no aquecimento central. Já agora que marcas me aconselham.
  2.  # 2

Aposte num sistema radiante, é a melhor maneira de fazer aproveitamento solar para aquecimento!
  3.  # 3

Era o melhor mas não sei se estou preparado para partir a betomilha... Pretendo algo não implique grandes alterações.
    Obrigado pelo comentario
  4.  # 4

então ou coloca parades radiantes ou ventilo convectores alimentado por bomba de calor com aproveitamento solar.
    •  
      aacc
    • 29 maio 2016

# 5

Colocado por: Sergio RodriguesAposte num sistema radiante, é a melhor maneira de fazer aproveitamento solar para aquecimento!

No inverno? Solar para apoiar PRH?
  5.  # 6

Colocado por: aaccNo inverno? Solar para apoiar PRH?

Pois claro, no verão não é preciso :-))
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, jorgealves
    •  
      aacc
    • 29 maio 2016

# 7

No inverno há pouco sol
  6.  # 8

Colocado por: aaccNo inverno há pouco sol
    sim, e qual o problema se o pouco for o suficiente para suprir uma parte das necessidades.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 9

Colocado por: jorgealvesEra o melhor mas não sei se estou preparado para partir a betomilha... Pretendo algo não implique grandes alterações.
    Obrigado pelo comentario
    ou tectos radiantes!!! tambem é solução!!
  8.  # 10

Colocado por: aaccNo inverno há pouco sol
    o sol anda lá, todos os dias, o que existe é menos radiação!! mas se a ideia é tentar aproveitar o maximo possivel entao um sistema de baixa temperatura "como por exemplo o radiante" é a melhor solução!!! no verão faz o inverso, pode usar o sol em excesso para ajudar no arrefecimento!
    • eu
    • 29 maio 2016 editado

# 11

E lá voltamos nós ao famoso ROI...

Quanto é que custa instalar um sistema de apoio solar ao PRH ? E quanto é que esse apoio vai permitir poupar em cada temporada?

Não avancem para um investimento deste tipo sem fazer estas contas... e cuidado com a conversa de alguns vendedores: eles têm interesse em convencer os clientes a investir...
    Concordam com este comentário: fiat_uno, aacc
  9.  # 12

Colocado por: euE lá voltamos nós ao famoso ROI...

sinceramente não compreendo porque tem carro para as suas deslocações ao invés de uma carroça puxada por bois,

muito baixo consumo energético, amiga do ambiente e no final da vida util dos "motores" ainda dá bifes para uns tempos..

e cuidado com a conversa de alguns vendedores: eles têm interesse em convencer os clientes a investir...
  10.  # 13

E já ouvi histórias de terem os quartos por cima "da garagem" e aproveitar o radiante do "boi". Além de poder aproveitar sempre que "muda o oleo" para a agricultura.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 14

Obrigado a todos pelos comentários. Os ventiloconvectores são uma escolha, a grande questão seria, considerando sempre o custo/benefício qual das soluções será na v/opinião mais interessante:
    - aquecimento ar condicionado multi-split e AQS solar térmico com apoio de um qq sistema
    - aquecimento e AQS bomba de calor (com a opção de apoio por solar)

Pensei no apoio solar para AQS e aquecimento porque com muito ou pouco sol somos um país onde este até abunda....
  12.  # 15

O custo é um factor importante...
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 16

Se tiver/ puder que alterar as portas o pavimento radiante será uma excelente opcao.

Senão, a parede radiante será a hipótese mais económica nos custos de exploração.
  14.  # 17

Parede radiante.... Tenho que investigar. E o custo, o conforto que proporciona justifica o investimento face a um ventiloconvector?
  15.  # 18

ou tecto radiante!!
    Concordam com este comentário: pc ferreira, jorgealves
  16.  # 19

Colocado por: Jacq- aquecimento ar condicionado multi-split e AQS solar térmico com apoio de um qq sistema

sistema simples e económico sendo o mais difundido, resolvendo perfeitamente situações com baixo orçamento e poucas obras,

Colocado por: Jacq- aquecimento e AQS bomba de calor (com a opção de apoio por solar)

mais complexo com custo inicial superior mas com consumos globais menores com aliado a uma flexibilidade de execução, fiabilidade e durabilidade superior.

Colocado por: pc ferreirao pavimento radiante será uma excelente opcao.

Senão, a parede radiante será a hipótese mais económica nos custos de exploração.

de uma maneira geral as soluções radiantes são as mais eficientes e com menores consumos mesmo sem apoio solar.
  17.  # 20

Colocado por: JacqParede radiante.... Tenho que investigar. E o custo, o conforto que proporciona justifica o investimento face a um ventiloconvector?

como custa quase o mesmo, é sem margem para duvidas melhor solução, por questões físicas pode não ser exequível em todas as divisões, mas pode ter por exemplo uma solução mista com radiante nalgumas divisões e noutras mais sensíveis ou problemáticas ter ventilo-convectores.

0.0161 seg. NEW