Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Vou tentar ser pragmático e vou directo ao assunto:

    Antes de mais, eu antes de vir aqui colocar dúvidas já estive a tentar procurar o PDM da CM de Ourém (localização do terreno em causa) mas só encontrei o de 2002 (que actualmente não serve para nada).

    Tenho a possibilidade de construir casa num terreno com um total de sensivelmente 1400m2 de terreno urbano nível 3 e o restante de espaço florestal.

    Encontrei um site da CM de Ourém onde é possível ver quais os tipos de terrenos, e muitas outras informações, embora não saiba até que ponto este se encontra actualizado.

    Este é o terreno e o espaço onde pensamos construir a casa (que gostaríamos que fosse no espaço que é considerado florestal):



    A nossa questão, neste momento já é óbvia: até que ponto será possível esta construção? Importa referir que, especificamente nesta zona um pouco mais à direita, nesse mesmo espaço considerado florestal, existem várias casas construidas...

    Qualquer tipo de ajuda será bastante apreciada porque já andei a procurar bastante e não consigo esclarecer esta minha dúvida, pois nuns locais dizem claramente que sim, noutros claramente que não, e outros ainda dizem que "depende", mas a expressão "depende" a mim não me esclarece de absolutamente nada pois fico na mesma. Depende do quê? Quais as variáveis condicionantes?

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Pedro Lima

    PS: Na imagem, a zona a castanho é onde pretendo a casa e a zona a azul, uma piscina. Já aquela linha a vermelho no mapa, é para dar uma ideia do limite da zona urbana de nível 3, que fica à esquerda.
  2.  # 2

    Pode consultar a camara onde lhe esclarecem isso.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro M.F.Limapois nuns locais dizem claramente que sim, noutros claramente que não, e outros ainda dizem que "depende",

    E que locais são esses?
    Só interessa um local, a Câmara Municipal, e se mesmo esse não lhe der nenhuma garantia, tem que entregar um pedido de informação prévia na câmara.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Boa noite,

    O melhor será levar esses elementos e reunir com alguem da câmara. No entanto se é zona verde e se o terreno tem a possibilidade de fazer fora da zona verde, não me parece que a câmara autorize essa implantação. Talvez tenha de chegar a casa para a zona urbanizável onde me parece estarem as outras.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  5.  # 5

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Sim, naturalmente que a ideia será ir à Câmara, obviamente. No entanto, era só para ter algumas opiniões de pessoal com muito mais conhecimento destas área do que eu, que não é de todo a minha especialidade.
  6.  # 6

    Deverá chegar a casa à zona urbanizavel, onde estão já outras casa e infra-estruturas.
    O local que pretende é marginado por uma via , em cima" , que provavelmente não terá infra-estruturas.
    •  
      damned
    • 30 maio 2016 editado

     # 7

    Sendo parte Florestal, tenha muita atenção às Medidas de Defesa Contra Incêndio Florestal / PMDFCI.

    Se for uma zona considerada de elevado ou muito elevado risco de incêndio vai ter problemas em edificar seja o que for, uma vez que obriga a afastamentos muito complicados de segurar com essa dimensão de terreno, como por ex: ter de garantir 50m para cada lado da edificação de terreno limpo, no seu próprio terreno.

    Mesmo que o PDM lhe permita construção em florestal, pode bater nesta situação.

    Informe-se bem antes de gastar dinheiro à toa. Consulte a carta de povoamentos florestais para ver que tipo de florestal é esse e as condicionantes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

    se essa linha azul, onde quer implantar a casa, for uma uma linha de agua, esqueça.

    por outro lado tendo uma área urbana nesse terreno, será ai que a câmara muito provavelmente vai obrigar a implantar a casa
  8.  # 9

    Obrigado uma vez mais a todos pelas dicas.

    Sim, jamais iria avançar com o que quer que fosse sem ter certezas absolutas. Assim sendo isto aparenta vir a ser um desafio complicado...

    Veremos como se vão processar os próximos capítulos. Tenho um amigo meu arquitecto e que é da zona, vai ajudar-me a analisar o PDM e as questões legais, porque está mais do que habituado a submeter projectos.
  9.  # 10

    Além de ter de cumprir com a zona não aedificandi de 10m na linha de água aí representada. ( 5 m para cada lado do eixo da LA), normalmente tem este condicionamento.
 
0.0124 seg. NEW