Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, agradeço algumas dicas sobre o seguinte:
    Estamos a substituir a coluna de água que está velha.O prédio tem 47 anos.Tem 6 pisos,12 apartamento que têm 4 assoalhadas e 2 wc.Tem 2 colunas de tubo galvanizado de 3/4-(1 cada lado) .Pensamos por só uma em tubo multi camadas.Agradeço alguma informação para as medidas do tubo e se varia conforme a altura.
    Obrigado
  2.  # 2

    porquê tubo multicamadas?
  3.  # 3

    O multi camadas foi-nos sugerido.Será que não é bom?
  4.  # 4

    Colocado por: A.CruzAgradeço alguma informação para as medidas do tubo e se varia conforme a altura.

    Terá de ser efectuado um projecto por engenheiro civil , este incluirá os devidos calculos, dimensionamento e melhor solução técnica para a nova coluna.
    Normalmente este projecto tem de ser submetido a apreciação da empresa gestora do abastecimento de água...
    O multicamada é uma solução boa. Uma solução excelente / topo, é tubagem em inox com acessórios de cravar também em inox.

    PS: Assim á 1ª vista a situação existente parece-me muito sub-dimensionada -tubo de 3/4''!!!?, para alimentar 6 apartamentos.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasPS: Assim á 1ª vista a situação existente parece-me muito sub-dimensionada -tubo de 3/4''!!!?, para alimentar 6 apartamentos.

    3/4" é ( / devia ser) para o contador de CADA apartamento! :-)

    A olhómetro, eu diria 35mm de diâmetro (nos andares inferiores), em cada coluna.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.Cruz
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Terá de ser efectuado um projecto por engenheiro civil , este incluirá os devidos calculos, dimensionamento e melhor solução técnica para a nova coluna.
    Normalmente este projecto tem de ser submetido a apreciação da empresa gestora do abastecimento de água...
    O multicamada é uma solução boa. Uma solução excelente / topo, é tubagem em inox com acessórios de cravar também em inox.

    PS: Assim á 1ª vista a situação existente parece-me muito sub-dimensionada -tubo de 3/4''!!!?, para alimentar 6 apartamentos.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    E o aço inox tem sempre a vantagem de... ser aço inox. O multicamada é mais barato no tubo, mas os acessórios também acabam por ficar caros (tês, joelhos, etc). Tem é a vantagem de se poder sobrar e fazer ligeiras curvas, evitando um acessório aqui e outro ali. Entre a MO e o preço do material, talvez o aço inox não fique assim tããao mais caro que o multicamada.
 
0.0101 seg. NEW