Colocado por: eu
Sem dúvida que é uma boa pergunta.
Apenas tenho indícios que o som passa pelas paredes: numa das zonas da casa não há muitos vãos (na parte virada a norte) e parece mesmo que a origem do som é do outro lado das paredes. Se o som viesse pelos vãos, a origem pareceria ser no lado dos vãos, certo?
Mas porquê? Uma parede dupla com caixa de ar tem um bom desempenho acústico e em termos térmicos, a caixa de ar também contribui bastante para um bom desempenho. Eu não colocaria esta hipótese logo de lado...
Aliás, seria interessante comparar estas duas soluções em termos de acústica, térmica e de custos:
A - Parede simples com bloco térmico de 24
B - Parede dupla com tijolo normal 15 + 5 + 11
Homens das contas, podem simular estes dois cenários?
Se quiser melhorar imenso a acústica, há duas técnicas muito boas:
-Usar parede dupla de tijolo normal + ETICS;
-Usar lã mineral em vez de EPS no ETICS;
Em minha casa, tenho apenas um pano de tijolo normal de 24 (ou será 22?) + 8 cm de EPS e o desempenho acústico não é grande coisa...
Colocado por: Sergio Rodriguestem ai um oportunidade de negocio e mandar disso para PT=)
Colocado por: callinasIsso quer dizer que é bom ou mau?
Colocado por: Joao DiasEu tenho um pano de alvenaria (tijolo 24) MAS com tijolo térmico e acústico do consórcio Espanhol Termoarcilla com eps 80mm e o desempenho acústico é absolutamente irrepreensível!!!
Mal seria se o tijolo acústico não fosse melhor nesse aspeto que o tijolo normal...
Colocado por: callinasIsso quer dizer que é bom ou mau?
Colocado por: Joao Dias
Depende do tijolo... Não são todos iguais!!
Colocado por: enf.magalhaes. So nao percebi porque lá a gasolina é mais barata que o gasoleo...